Friday, June 30, 2006

Monthy Python no YouTube

Serviço de utilidade pública: alguns vídeos clássicos do Monthy Phyton. O do Hitler na Inglaterra, o da Bruxa, o da melhor piada do mundo, a musiquinha do lenhador, a do papagaio morto, a gang das velhinhas, o santo graal em Lego, a espetacular musiquinha da crucificação, a musiquinha dos filósofos, a (já citada aqui) competição de self-made men, a competição de resumos de Proust, e o meu favorito, a partida de futebol entre os filósofos.

Vale dizer, uma das melhores piadas da partida entre os filósofos foi feita pelo tradutor brasileiro. Quando o Marx reclama de impedimento, em português botaram "Marx reclama que não mais valia". Muito bom.

Da Série "neste mundo tem de tudo"


Vejam que maravilha, roubado do Amiano Marcelino.

Itália e Ucrânia

A Itália ganhou da Ucrânia. Dã. Mais importante, a Itália jogou bem. Alemanha e Itália vai ser um jogaço.

Agora, é impressionante o quão pouco a Ucrânia fez para ficar em oitavo lugar, como ficou, na frente da Holanda, da República Tcheca, da Costa do Marfim, de Gana, todos muito melhores que a Ucrânia.

Vejam que campanha: dois tocos (4x0 da Espanha e 3x0 da Itália). Uma vitória nos pênaltis contra um time que perdeu três pênaltis seguidos (Suiça, depois de um 0x0 horroroso). Uma vitória por 1x0 com pênalti roubado no finalzinho contra a Tunísia. E, OOOOHHHH!!!!!, 4x0 na Arábia Saudita. Foi o único time nas quartas que terminou com saldo de gols negativo (-2), e terminou a copa com 5 pontos - Só a França, entre os 8 primeiros, com 8, não tem pelo menos o dobro disso.

Firefox (2)

Como serviço de utilidade pública, vou colocar aqui os comentários do Zé sobre o Firefox no post abaixo.

" Vamos por partes
1. Bugs: Tem sim, em menor número que os do Internet Explorer e menos prejudiciais ao seu computador. É importantíssimo ver a página do Firefox e ver se saiu uma versão nova para ele, pois ele não faz a atualização automática do mesmo. Tem que desinstalar a versão antiga e instaçar a nova para corrigir erros...
3. Tem alguns Add-Ons que quando instalados deixam o Firefox melhor ainda.
Veja o site: https://addons.mozilla.org/firefox/
Recomendo o Adblock e o NoScript. São bem práticos e intuitivos de usar, mas leia atentamente o que cada um faz para deixar algumas funções ativas, senão eles bloqueiam tudo mesmo..."

O item 2 eu não coloquei por que era só um manifesto desesperado contra o poder da irracionalidade humana e da Microsoft :))

A Argentina perdeu!

Cá entre nós, foi injusto que um jogão desses acontecesse antes da semifinal. E provavelmente foi injusto que a Argentina fosse desclassificada, por que os caras jogam muito (não tem um cara ruim de bola na Argentina). Mas aí é que está: a Alemanha é especialista em ganhar de time bom pra caralho: Hungria 54, Holanda 74, Argentina 90... (vale dizer, os três tinham eliminado o Brasil). E é mentira que a Alemanha não jogue bem. Só não joga bonito. Mas o objetivo deste troço é botar a bola dentro do gol mais vezes que o adversário, e isto eles fazem.

Eu vou ficar muito surpreso se o Brasil perder antes da final. Mas na final vai ser foda.

Orwell de graça!

Neste site tem toda a obra do George Orweell (inclusive 1984) de graça!

Thursday, June 29, 2006

Troféu "comentário que não interessa a ninguém" 2006

Para mim mesmo, pelo seguinte comentário: fazer tese é muito maneiro. Terminar tese é uma merda. Hoje, depois de duas horas checando numerozinho, minha xícara de café caiu, e eu fiquei radiante por que tinha que levantar para limpar, o que era uma desculpa para parar de trabalhar. Comparem com o seguinte: em 2004, tive seis jornadas de trabalho de três dias seguidos sem dormir, e achei todas maneiríssimas. Naquela época o que eu estava fazendo era pesquisa, argumento, ciência. Revisão é pentear cabelo do suvaco do piolho.

Firefox

Rapaz, muito legalzinho esse programa. Estou achando bem legal, mas, como todas essas coisas, deve ter algum problema que eu só vou perceber quando não der tempo de consertar. Alguém sabe de algum bug ou problema de incompatibilidade desse troço? Se não, por que nem todo mundo usa?

Alckmin

Há rumores (Cruvinel, CM) de que novas pesquisas dão crescimento razoável do Alckmin. Se a tendência se mantiver, veremos um dos fenômenos mais singelos da política: a des-traição. Um monte de gente que tinha abandonado o barco vai aparecer para o Alckmin todo alegre, como se nada tivesse acontecido, e dizer que sempre acreditou. Que beleza.

Ganhamos!

Era o sinal que faltava! Temos 110% de chance de ganhar da França!

Wednesday, June 28, 2006

Prêmio

Vejam só como era realista a reinvindicação dos jogadores de Togo, que queriam um prêmio de 155 mil euros por partida.

A Ucrânia, que tem renda per capita muito maior (mesmo que não muito grande), vai dividir, entre seus jogadores (que levaram o time às quartas-de-final), 8 milhões de dólares. Isto dá uns 73.000 dólares por cada jogo para cada jogador. Em euros, uns 59 mil.

Togo, renda per capita inferior a mil dólares, em antepenúltimo lugar, um só gol marcado, queria ganhar um prêmio maior do que a Ucrânia, que, na pior das hipóteses, termina em oitavo. Eu, se fosse Togolês, ficaria puto.

Tuesday, June 27, 2006

Previsões

Acertei 6 dos 8 resultados das oitavas. Errei Portugal (grande Felipão!) e a Ucrânia. Por isso, só de sacanagem, vou apostar neles contra Inglaterra e Itália nas quartas. E em Brasil e Alemanha. Final: Brasil e Ucrânia, vitória brasileira com gol de Juan. Enchi o saco de apostar no óbvio.

Falando nisso: ontem na TV o pai-de-santo Robério de Ogum disse que o Brasil vai perder. Com todo respeito ao cara, e mais respeito ainda a Ogum, lembro a vocês a letra do clássico samba de Bezerra da Silva, "Zé Fofinho de Ogum"

Zé Fofinho de Ogum, era um tremendo 171
Zé Fofinho de Ogum, era um tremendo 171

Um belo São Jorge a cavalo,
tinha nas costas tatuado
jogava um caô-caô,
dizia que tinha o corpo fechado.

Mas quando a polícia chegou
ele pelo santo não foi avisado!
O Zé foi pra delegacia
e lá se viu de frente com o delegado.

O doutor muito invocado disse "É agora, o pau vai comer!"
"Livra a cara de São Jorge, mas bate até o cavalo correr!"

Revanche!

Esse Brasil e França vai ser legal pra caralho. Hoje Zidane mostrou que é que nem Ronaldo: 25% de Zidane ainda é um dos melhores jogadores do mundo. Zidane é o único jogador que eu já vi outclass o Brasil, naquela final de 98. E dessa vez o marcador não vai ser o Jr. Baiano. Rapaz, copa do mundo é o que há.

Hoje foi melhor

As torres gêmeas fizeram gol e, na minha opinião, jogaram bem. A zaga foi novamente sensacional, mas o meio-campo vacilou contra o jogo duro, o que me preocupa para jogos contra Alemanha ou Argentina. Mas valeu, contra um adversário muito, muito superior aos três anteriores.

Ai, caralho!

O time brasileiro de hoje será o mesmo das duas primeiras partidas. Enfim, veremos. Agora, se perder, é melhor o Parreira se naturalizar Ganense.

PS: melhor manchete sobre a vitória de Portugal: "Deram cabo do puto, demos cabo deles!", referindo-se ao "puto" (garoto) Cristiano Ronaldo.

Monday, June 26, 2006

PAREM AS MÁQUINAS!

Notícia meio grande demais pra ser verdade: Deu na Teresa Cruvinel que circula a idéia de se fazer um partidão de centro-esquerda com pedaços de PT, PMDB e PSDB. Uhn. Sei lá. Com PT e PSDB eu apóio totalmente. O PMDB depende. Por exemplo, no Rio: eu não vou voltar no Moreira Franco. Detalhe: o candidato para 2010 seria o Aécio Neves, que andou mesmo falando em juntar a esquerda toda, essas coisas.

Copa

Eu já recomendei uma vez, mas tenho que recomendar de novo: O minute-by-minute report to Guardian, com os jogos da copa. É sensacional. Hoje, durante a espetacular partida Suiça x Ucrânia, o cara escreveu:

"Se a gente der o título pra algum dos times, será que eles prometem parar de jogar?"

Mas o jogo no final foi tão ruim que foi bom. Porra, a Suiça perdeu todos os pênaltis!!!!

Saturday, June 24, 2006

Véu da Ignorância

Rapaz, encontrei um blog de Portugal que é muito bom. Chama-se "Véu da Ignorância", e parece ser bem próximo das coisas que discutimos aqui.

A propósito, "Véu da Ignorância" é um experimento conceitual, que funciona assim: se os membros da sociedade se reunissem para decidir que regras constituirão a estrutura básica da sociedade, SEM SABER QUAL SERIA A POSIÇÃO DE CADA UM NESSA ESTRUTURA (ninguém sabe se será um operário, um capitalista, um escravo, etc.), que regras escolheriam?

A idéia foi proposta por um dos gurus deste blog, o John Rawls, que concluiu que seriam estabelecidos dois grandes princípios:

1- Todos têm direito ao maior número de liberdades que puder ser distribuído igualmente por todos (ex.: todos têm direito à liberdade de pensamento, por que é possível que todos a tenham ao mesmo tempo e em igual medida).

2- Um aumento de desigualdade só será aceito se implicar melhoria da situação do mais despossuído dos membros da sociedade. Por exemplo: na China atual a desigualdade cresce muito, mas a situação dos mais pobres melhora muito também.

Este Blog apóia!

E, vejam só, numa mesma semana, duas coisas que eu apóio (além do manifesto de Euston). Saiu hoje na coluna do Moreno, no Globo, sob o título "Almas Gêmeas": há conversações em curso entre PT e PSDB para garantir a governabilidade do próximo governo.

Eis o raciocínio: não há Cristo que faça com que o próximo governante, qualquer que seja o eleito, tenha maioria no congresso. Congresso que, aliás, tampouco vai muito bem das pernas. Daí ou se chega a um acordo ou vai tudo pro caralho.

Segundo Moreno, petistas e tucanos têm se encontrado secretamente para negociar projetos (não participação no governo) a serem aprovados no próximo mandato, inclusive a reforma partidária.

O Moreno diz que não dará os nomes dos participantes das reuniões para não estragar tudo, mas adianta que dois nomes não participam: FHC e José Dirceu.

Será a vitória da sanidade? Eu, hein, a essa altura do campeonato. De qualquer maneira, eu apóio.

Sabedoria Popular

Essa é pra quem acha que brasileiro não entende de política: na atual eleição para governador do Rio, todos, repito, TODOS os candidatos têm alta rejeição. Que beleza. Vejam só quantos responderam que "não votariam de jeito nenhum":

Governador :Crivella 39%. Denise Frossard 36%. Eduardo Paes 40%. Lupi 40%. Temer 38%. Cabral 27%. Vladimir 39%.

Senador: Sirkis 40%. Conde 40%. Dornelles 41%. Eliomar 41%. Jandira Feghali 34%. Ronaldo Cezar 39%.

Presidente: Cristovam Buarque 49%. Enéas 60%. Alckmin 48%. Heloisa Helena 50%. Lula 37%,( entre as mulheres 42%). Simon 53%.

As informações são tiradas do blog do CM, que, naturalmente não comenta o fato de que o problema é menor com os caras que estão ganhando (Lula - por que só pra ele saiu o dado sobre as mulheres? -, Cabral e Jandira), todos oposição ao CM.

Mas eu me lembro quando o Lula ter 37% de rejeição era visto como sinal de ineligibilidade. Agora isso torna o cara o favorito!!!

Friday, June 23, 2006

Citação

Achei uma citação legal lendo The Ghost Writer, do Philip Roth. No livro, é atribuída ao Henry James:

"Trabalhamos no escuro - fazemos o que podemos - damos o que temos. Nossa dúvida é nossa paixão e nossa paixão é nossa tarefa. O resto é a loucura da arte".

Bonito, hein?

Fiasco Total

Vejamos como foram as previsões deste blog antes do começo da Copa: dos 16 classificados, acertamos 11. Bom, mas como os 8 cabeças-de-chave sempre se classificam, a graça seria acertar os outros 8. Acertei 3 em 8, menos que 50%. Mais vergonhoso ainda: dos quatro últimos colocados, 3 estavam entre os meus classificados (Sérvia, Costa Rica e Japão, pelo menos não apostei no Togo).

Já estou pronto para ser economista!

E aí vão minhas previsões para as oitavas de final:

Alemanha vence Suécia
Argentina vence México
Itália vence Austrália (dã)
Suiça vence Ucrânia (e seja lá quem vencer perde nas quartas)
Inglaterra vence Equador
Holanda vence Portugal
Brasil vence Gana
França vence Espanha (seiláporquê)

Manchete campeã

Mas a melhor manchete sobre o Ronaldo foi a do Dia: "Gordo é a vovozinha!" escrito em japonês.

Troféu "Tão picareta que me comove" 2006

Bill O'Reilly é um sem-vergonha que tem um programa de TV na FOX news, o Pravda dos Republicanos. Dia desses, para dizer que esse negócio de massacre de civis sempre aconteceu, lembrou que, em uma batalha na Bélgica durante a Segunda Guerra Mundial, os americanos fuzilaram cento e tanto SSs que já haviam se rendido (pô, isso é que é defesa dos EUA, hein?). Mas o bonito é o seguinte: na verdade, no referido episódio, foram os SS que fuzilaram os americanos que haviam se rendido. Grande O'Reilly.

Não contente, o elemento disse isso, vejam só, de novo! um ano depois. Quando todo mundo perdeu a paciência e ligou para o programa, ele disse que, "no calor do debate", tinha esquecido de dizer que, na verdade, os americanos foram acusados de atirar nos SS após a batalha, o que provavelmente quer dizer do além. Na transcrição da entrevista no site do programa, ele falsificou o texto vergonhosamente, mudando o nome do local onde teria ocorrido o massacre (de Malmédy para Nomandia).

Bonito, hein?

Quem quiser ver um sujeito tirando o couro do vagabundo, veja a indicação do vídeo pelo Andrew Sullivan.

Alckmin e o Monthy Phyton

Estão sacaneando o Alckmin por dizer que começou "por baixo, como vereador". Isso me lembra aquele episódio do Monthy Phyton com a competição dos self-made men: um dizia "Eu vivia com minha mãe e meus doze irmãos numa lata de lixo sem tampa...", aí o outro respondia "Meu Deus, o playboy tinha uma lata de lixo! Eu vivia com minhas três mães e meus quarenta irmãos numa caixa de sapato boiando no esgoto..." e o outro emendava "Burguês! Almofadinha! Eu e meus cinquenta e dois irmãos órfãos comatosos mataríamos por uma caixa de sapato!", e por aí ia.

Thursday, June 22, 2006

The Economist na festa

Como não poderia deixar de ser, o melhor editorial sobre a Copa é o da The Economist. Tese central: A Copa do Mundo é melhor que a Olimpíada por que não acompanha a política externa. Na olimpíada a grande disputa era entre URSS e EUA, agora é entre EUA e China. Na olimpíada de Munique, a Alemanha Nazista de fato ficou em primeiro. Mas no futebol, só pra cês terem uma idéia, só há uma superpotência: o Brasil!

Não tem o que um ditador fazer: se tu mandar o cara correr, ele corre. Se tu falar pra ele que se ele tremer em cima das paralelas a família dele vai pra campo de concentração, ele não treme. Se tu mandar ele dar um drible de vaca, encobrir o goleiro e fazer gol de bunda, ele prefere o paredão à humilhação do fracasso.

Mais Ronaldo

Na Sports Illustrated: Guess who's back?

No Minute by Minute do Guardian: He's back, y'know.

No Clarin: Gordo de Alegría.

No The Sun: RONALDO lifted the weight off his er, shoulders, with a deadly double.

A torcida no estádio: "Aê, Fudeu! O Ronaldo Apareceu!"

E meu próprio comentário: nem estava tão ruim, nem melhorou tanto.

Viva o Gordo!

Tem uns sujeitos que você pode cortar as pernas, comer a mulher dele, roubar a grana dele, comer a bunda dele, jogar ele do precipício, passar com um caminhão por cima, dar marcha ré e passar de novo, que o cara se levanta e fode você. Esse é o Ronaldo.

O Japão foi mesmo um adversário mais fácil, por jogar aberto, precisando da vitória. Deu uma certa pena do time ter saído, tinha jogadores claramente mais talentosos que a Austrália (que é uma merda). Mas, de qualquer maneira, o time jogou muito melhor, mesmo.

E a Itália já está na semifinal. Evidentemente, vai ganhar da Austrália. E nas quartas pega o primeiro do grupo da França, que, mesmo se for a França, deve ganhar nas oitavas do segundo do grupo da Espanha (Tunísia ou Ucrânia).

O Brasil deve ganhar de Gana. Mas não vai ser fácil, não.

Wednesday, June 21, 2006

Dia na Copa!

Argentina e Holanda foi muito chato. Como se esperava, a Argentina não pôde dar aquele show todo, por que a Holanda nunca ia deixar os caras ficarem tocando a bola sem, no mínimo, fazer falta. Mas mostraram, as duas seleções, que jogam um bolão.

Como também o fez a Costa do Marfim, que, se tivesse caído em qualquer outro grupo, se classificaria fácil. A Sérvia e Montenegro, que eu achava que surpreenderia, levou outro toco e reza para que o Togo tome uma goleada histórica na sexta-feira, que a livraria de ser a última colocada da copa.

Emocionante, vejam só, foi Angola. Que precisava de um milagre, mas teve uma hora que quase aconteceu: num dado momento, Angola vencia o Irã e o México perdia de Portugal. Se Angola e Portugal fizessem mais um gol cada, Angola passava. Certo, Angola é uma merda. Mas seria maneiro.

Amanhã e depois serão os únicos dias interessantes da terceira rodada, visto que ninguém vai precisar torcer para Trinidad ou Angola para ver uma surpresa. O Brasil deve ganhar do Japão. Eu acho que a Croácia ganha da Austrália, mas, de repente, a porcaria que é a Austrália consegue segurar um empate e ganhar o direito de ser trucidada na próxima fase. No outro grupo qualquer coisa pode acontecer, os jogos de manhã vão ser realmente emocionantes, daqueles em que os times poderão passar de primeiro para último no grupo em poucos minutos.

Tuesday, June 20, 2006

Geras e o Progresso

Boa idéia tirada do Norman Geras: todo mundo hoje em dia critica a idéia de progresso, lembrando como ela foi usada pelo Stalin, pelo Mao, pelos colonialistas, etc. E não há como negar que isso foi uma merda. Mas há

"Uma idéia mais aberta e empiricamente baseada de progresso. Ela tenta medir onde, e como, melhorias à existência humana de fato ocorreram (e elas sem dúvida aconteceram), e as tratam como um processo ainda em curso - uma batalha sem fim (...) Como podemos renunciar a tal idéia de progresso?"

Manifesto Euston

Uns intelectuais e blogueiros de esquerda, liderados pelo Norman Geras (ver link para o blog dele aí do lado) lançaram um manifesto bacana, o Euston Manifesto. Seus princípios:

1-Pela democracia
2- Nenhum compromisso com a tirania (mesmo a de esquerda ou anti-imperialista)
3-Direitos humanos para todos (inclusive os países islâmicos)
4-Igualdade (social e ecoonômica, como na esquerda clássica)
5- Desenvolvimento como Liberdade (ver Amartya Sen)
6-Contra o Anti-Americanismo
7-Israel e Palestina como Estados independente
8-Contra o racismo
9-Repulsa ao terrorismo
10-Novo internacionalismo
11-abertura crítica (nem adesão a tudo que é de esquerda, nem repulsa a tudo que é de direita)
12-Verdade histórica (não admitir que se negue o holocausto, ou os crimes de Stalin e Mao)
13-Liberdade de Idéias (inclusive o direito de criticar a religião dos outros)
14-Open source pra tudo: software, ciência, patentes, etc.
15-Defesa da modernidade


Os proponentes do manifesto se dividem sobre a guerra do Iraque, mas não sobre o fato de que o fundamental agora é construir uma democracia estável no Iraque. Também não compram a tolerância ao anti-semitismo quando ele aparece como "anti-sionismo".

Achei bacana. É meio foda que, a essa altura do campeonato, seja preciso fazer um manifesto que inclua itens como "contra o racismo", ou, Meu Deus, "Pela verdade histórica". Mas estes são os tempos.

De agora em diante, o manifesto vai ser um blog. Uma crítica pode ser encontrada aqui. Um artigo do Geras respondendo a algumas das críticas ao manifesto podem ser vistas neste artigo.

Tem uns exageros retóricos, e eu acho que deveria ter sido mais duro ao denunciar a tortura praticada pelos países ocidentais (não é que não denuncie, mas poderia ter usado termos mais duros). Mas, no geral, achei bom, e assinaria.

FIFA 1 x 0 EUA, ONU, UE, etc.

Uma turma no Iraque resolveu dar um tempo na porradaria durante a copa. Impressionante.

Acabou! Acabou!

Acabou a guerra entre Montenegro e Japão!!!!

Não, não é sacanagem.

E o pior é o nome do blog onde eu vi isso: Trotskystas mamados de cachaça em favor da guerra do Iraque . Mas, aparentemente, é verdade.

Imagem

PSDB e PFL (2)

A coisa está feia entre PSDB e PFL. Vejam o que saiu hoje no blog do César Maia:

"Parece que o PSDB não leu direito o resultado da eleição de 2004. Retirando SP, ou seja nos 78% restantes do eleitorado, ganhou o PMDB, com alguma folga, em segundo, empatados, PFL e PT, e em quarto lugar, lá atrás, o PSDB. O PFL sempre elege uma bancada federal maior que a do PSDB,pois tem muito mais capilaridade. Mas o PSDB acha que sabe tudo. E não sabe. Elegeu o presidente em 1994 a custa da desistência de Antônio Brito -escolhido pelo presidente Itamar- e do plano real. Em 1998 o populismo cambial -pós-crise asiática- custou à eleição, 60 bilhões de dólares"

Até é verdade. Mas, seu eu fosse do PSDB, responderia: o PFL foi o primeiro grande partido a fechar com Collor em 1989 (ninguém apoiou Aureliano), o que soterrou a posição abertamente liberal por sabe-se-lá quanto tempo. Só se recuperou eleitoralmente por que o PSDB lhe deu respeitabilidade a partir de 1994. É um tremendo teto de vidro para o PSDB acusar o PT de corrupção (como defende o César Maia). Não existe em SP e MG, é fraco em todo o Sul. Não fosse pelo César Maia e o ACM, estaria, como o PT, só governando Estados pequenos.

A verdade é que, se o PSDB não conseguir mais vencer o PT, como FHC fez, ele não tem mais qualquer utilidade para o PFL.

Monday, June 19, 2006

Segunda Rodada

Nesta segunda rodada, tivemos, segundo a Folha, e a previsão deste blog, um número recorde de classificados por antecipação: 8 (Brasil, Alemanha, Equador, Inglaterra, Argentina, Holanda, Portugal e Espanha). México e Suécia só não se classificam caso Angola e Trinidad ganhem por boas diferenças de gol (hehehe). Acho muito improvável que a França não ganhe de Togo por mais que 2 gols. A Itália deve conseguir pelo menos um empate contra a República Tcheca, a Ucrânia deve pelo menos empatar com a Tunísia, e a Suiça deve pelo menos empatar com a Coréia. Ou seja, as duas vagas que eu acho que realmente estão em aberto são: 1 no grupo do Brasil, a ser disputada por Croácia e Austrália em confronto direto, e uma no grupo da Itália (para a qual todo mundo tem chance).

Charge

Muito boa.

Catalunha


A Catalunha foi reconhecida como nação dentro da Espanha, e ganhou mais autonomia ainda do que já tinha. O Catalão foi equiparado ao Espanhol na Catalunha como língua oficial.

Tomara que dê certo. Tenho grande simpatia pela Catalunha, mas se eles agora quiserem se separar, mesmo, acho uma babaquice. Sempre que dois povos se separam por que não conseguem conviver com a diversidade cultural eu acho uma derrota para o universalismo. Parabéns para Bélgica e Canadá.

Segundo Tempo

2 minutos: cartão amarelo para Adebayor por ser o único em campo que sabe jogar bola.

3 minutos: rapaz, o cara da Suiça se estabacou, sozinho, tentando chutar. Está difícil a coisa, aqui.

17 minutos: bela defesa do goleiro do Togo.

20 minutos: nada acontece nesse troço. Em compensação, Lula faz uma farra fiscal no último ano de governo, e César Maia festeja que Lula vai ter que vetar o aumento de 13% aos aposentados, que a oposição concedeu no Congresso. Mas vamos falar de coisas mais alto nível: Yakin, do Togo, zune a bola.

22 minutos: o Ed liga aqui pra casa. Esse japonês é maluco, mesmo. Mas me salva de ver mais um tempão dessa porcaria.

43 minutos: GOL da Suiça. Togo se fodeu. Quero ver ganharem prêmio, agora.

45: quase gol de Togo. Sendo justo, Togo é melhor que eu pensava, merecia ter feito um golzinho, se não fosse essa desorganização toda poderia até se classificar, por que caiu em um grupo fácil. O Adebayor é bom, mesmo.

47. Deus misericordioso decreta o fim da partida. A Suiça termina a rodada em primeiro no grupo. A França, para se classificar, precisa ganhar do Togo. Suiça x Coréia do Sul promete ser outra partida espetacular. A Suiça, na verdade, até que é razoável. Mas time razoável é sempre chato. Se não era nem pra ganhar nem pra apanhar, pra que vir pra copa?

Primeiro Tempo

1 Minuto: começou. Tá com cara de que vai ser uma bosta.

5 minutos: um jogador do Togo consegue acertar a direção do gol (dêem grana pra ele!), mas o goleiro da Suiça pega.

9 minutos: acho que foi pênalti pro Togo, mas o juiz não deu. País pobre só se fode.

16 minutos: GOL da Suiça. De um cabra que eu nunca ouvi falar, nem jamais ouvirei falar de novo. A defesa do Togo não apenas não devia ganhar prêmio como devia pagar multa.

17 minutos: como não acontece nada nessa merda de jogo, leio no Globo que o Germano Rigotto, governador do PMDB que faz oposição a Lula, pode ficar neutro na eleição presidencial. Com isso já são três governadores neutros: Rigotto, Lembo e Aécio.

23 minutos: um jogador do Togo é substituído. Bom, pior não deve ficar. Mas o Togo tem um jogador realmente bom, o Adebayor, que, se não me engano, joga no Arsenal. Cujo craque é o Henry, centro-avante daquela seleção que ontem quebrou um jejum de 8 anos sem fazer gol. Enfim.

33 minutos: bom, agora foi pênalti, sim, pro Togo. E o juiz não deu. Esse deve ter conta na Suiça. O pênalti foi no único jogador em campo, o Adebayor.

43 minutos: um palhaço aí ganhou cartão amarelo. A propósito, os prefeitos do PTogo no Rio, entre os quais os alcaides de metrópoles como Cantagalo, são suspeitos de boicotar o candidato do PTogo a governador, Vladimir Palmeira. Teriam fechado um acordo com Sérgio Cabral, do PMDB. Diante de quem o acusa de ser apoiado por Garotinho, Cabral poderia argumentar: vocês acham que eu não vou trair o Garotinho?

Fim de primeiro tempo, graças a Deus.

Suiça x Togo - LIVE!

Bem, amigos, estamos aqui para a transmissão ao vivo do clássico das multidões, Suiça x Togo, que promete ser mesmo uma merda. Para garantir o nível do espetáculo, intercalaremos os lances do jogo com as últimas notícias da política brasileira.

O Togo começou mal: os jogadores ameaçaram não entrar em campo se não recebessem um aumento espetacular e passassem a ganhar 150 mil euros por partida. Eu acho que a federação deveria oferecer um bilhão por vitória. Ia economizar um dinheirão, que o Togo deve estar precisando.

Em um espírito semelhante, a oposição a Lula ameaça não entrar em campo. César Maia afirma que o PSDB no Rio é uma ficção, e Eduardo Paes, do PSDB, diz que César tem medo de que ele ganhe a eleição (somos dois). A prefeita de São Gonçalo, do PFL, declarou apoio a Lula. Bom, vamos ao jogo.

Sunday, June 18, 2006

Troféu "Putaqueopariu" 2006

Como são duas superpotências que têm muito dinheiro pra gastar, a Etiópia e a Somália estão pensando em entrar em guerra. Ah, vão se foder.

Libération

E dêem uma olhada no blog do Libération sobre a copa.

Clássicos das Multidões

Hoje, não percam: cobertura ao vivo aqui no blog do clássico das multidões, Suiça x Togo!!! Aliás, amanhã é dia de adrenalina descontrolada, pois também tem Ucrânia e Arábia Saudita. E, se isso não for ruim suficiente pra vocês, transmitiremos mais da briga do César Maia com o PSDB!!!!

Jogo do Brasil (2)

Hoje foi pior. A Austrália era pior, e o Brasil jogou pior do que com a Croácia. O tempo todo você via os atacantes pegando a bola e não tendo ninguém pra tocar. Com Robinho e Fred melhorou, de fato, mas o que preocupa é que o esquema de jogo dá errado. Ronaldo melhorou, mas o time piorou.

Saturday, June 17, 2006

Soninha sobre Bussunda

"Viu o primeiro jogo do Brasil na Copa de 2006. O próximo vai sem ele. Morreu sem saber se o Ronaldo “Fofômetro” jogou bem, jogou mal, não jogou, se o Ronaldinho desencantou, se o Adriano girou sobre o calcanhar e fez um golaço, se o Robinho deu uma caneta nos australianos e tocou para o Cafu completar pro gol. Vai ficar sem saber.

No banco atrás de mim, o Juca e o João Ubaldo Ribeiro falam por telefone com o Milton Jung, na CBN, sobre a morte dele. O Juca contou uma brincadeira que ele fez outro dia, no treino da seleção: “Juca, tirando a Argentina, você viu algum time melhor do que o Flamengo?”.

Vai ficando cada vez mais concreto, mais triste. Ainda não estava acreditando completamente. Não caiu a ficha, não carregou a página. Dormi no trem, acordei, pensei de novo “o Bussunda morreu”. Eu nem sabia que ele morria também! Que podia morrer agora."

PSDB e PFL

Na coluna do Moreno, um manda-chuva do PFL é citado em off dizendo que:

"— Para os tucanos, somos a escória da política. Dia desses um amigo de FH e dona Ruth me contou como o casal se referia ao PFL durante o seu governo: “a canalha!”. Em todas as entrevistas sobre reforma partidária, os tucanos não citam a gente como parceiros do futuro. Eles sonham com o PT. Eles se aliam ao PFL por necessidade. Nem o Alckmin gosta da gente. Hoje, por incrível que pareça, quem, entre os tucanos, tem mais um pouco de consideração pela gente é o José Serra. Serra sabe que não somos essa canalha, que não somos a escória."

Não é por nada, não, mas duvido que FHC dissesse isso; e aposto que Serra diz coisa pior. Se eu descobrisse agora que o PFL é otário, ficaria meio envergonhado por ter perdido eleição pra eles por tanto tempo. Tenho curiosidade de saber quem é o "amigo de FH e Dona Ruth". Mas sei quem ele apoiava para candidato do PSDB à presidência.

Juca sobre Bussunda

Comentário do Juca Kfouri sobre a morte do Bussunda:

"Bussunda era excelente humorista. E um humanista.
Tinha plena consciência do país em que vivia e era inconformado com as injustiças.
Ainda quando tinha uma coluna sobre futebol no jornal "O Dia", do Rio, comprava todas as boas brigas contra a corrupção da cartolagem.
No relançamento da "Placar", em 1995, o contratamos para fazer duas páginas mensais, o que fez com o brilho de sempre.
Éramos chapas, daqueles que pouco se vêem.
Mas sempre que nos encontrávamos parecia que tínhamos nos visto no dia anterior.
Jamais poderia imaginar que nosso encontro no treino da Seleção seria o último.
Se imaginasse, não o teria largado e não deixaria que ele fosse jogar futebol.
Viver é muito bom, mas tem horas que dá vontade de mandar tudo para bem longe. "

Dia na Copa!

Em homenagem ao Bussunda, hoje a Copa foi muito boa. Gana arrebentou com a República Tcheca e seria uma pena se não se classificasse. E os EUA jogaram muito melhor que a Itália durante boa parte do jogo e, com dois a menos e um sujeito sangrando, conseguiram empatar com a Itália. Eu não acho mais que os EUA são time pequeno, não. Agora o grupo virou uma zona do cacete.

Além disso, sem que ninguém notasse, ou se importasse, Portugal ganhou do Irã. Mas tudo bem, por que o presidente do Irã não acredita nem que o Holocausto aconteceu, quanto mais a Copa do Mundo.

Foda

Aí, sem sacanagem, eu estou sinceramente, pessoalmente triste pela morte do Bussunda.

Morreu o Mestre


Rapaz, que merda, morreu o Bussunda. Porra, o cara e a turma do Casseta e Planeta foram a principal referência de humor da minha geração. Até hoje acho que eles nunca fizeram algo tão bom quanto o Planeta Diário ("Médici morre mas passa bem"), continuado na figura do Agamenon Mendes Pedreira. Mas ninguém esquecerá a clássica capa da Casseta e Planeta com o Bussunda imitando a Demi Moore. Ou a clássica entrevista com o Gerald Thomas:

- Você faria uma novela da Globo?
- Se eles fossem malucos de convidar, eu era maluco de aceitar.
- E quem seria maluco de assistir?

Ou a do Zeca Pagodinho, em que o entrevistado disse:

- Eu não ouço mais rádio, não, outro dia estava ouvindo e tinha uns babacas cantando "Mulher é tudo Vaca!"
- Pô, era a gente!

Sem falar no começo da revista, bem mais agressivo, como no anúncio "Perca 18 quilos em um segundo" e a foto de um cara com as pernas sobre os trilhos do trem. Ou a camiseta "Vá ao Teatro, mas não me convide", ou a clássica camiseta "todo viado é míope".

Enfim, que Deus o tenha. Que merda.

Friday, June 16, 2006

URGENTE! URGENTE!

O ZÉ FEZ UM BLOG! VÃO LÁ LER!!!

O link já está aí do lado, e se chama "Blog para Zanzar". Como ele entende mais de computador que eu, o blog dele você pode receber por RSS, celular, pode dar nota pro blog, e tem até desenhinho em cima. Viado.

Copa do Mundo e os EUA

Isso aqui todo mundo tem que ler. Do The Onion, claro.

Web Rádio

Eu gosto dessas rádios que podem ser ouvidas on-line, por isso acrescentei uns links delas aí do lado. O melhor é o da BBC, onde tem uma porrada de canais cuja programação pode ser ouvida ao vivo pela web. Mas tem também a C-Span, a TV Cultura dos EUA, que tem uns programinhas legais (outros bem chatos), e, naturalmente, a gloriosa CBN.

E não pude deixar de acrescentar o link para os broadcasts do The Onion.

Para quem estiver interessado nesse negócio de radio on-line, tem um site que dá prêmios para os melhores rádios on-line em várias categorias aqui. Tem cara de que é um território fértil pra maluco. Já sinto daqui a animação dos leitores deste blog.

Alckmin

O Alckmin é que está sendo abandonado, mesmo. Bom, assim vai acabar perdendo do Eymael. Mas a candidatura tinha mais chance do que está sendo dito.

Por exemplo: no RJ, por que PSDB e PFL não estão na mesma chapa fazendo campanha pro cara? Em SP e MG os governadores torcem contra, já querendo ser candidatos em 2010. Ou seja: a oposição tem os governos dos três maiores estados da federação, mas nenhum está adiantando nada pro Alckmin.

Tinha umas coisas que eu achava que era burrice da esquerda brasileira que hoje eu vejo que é burrice de brasileiro quando está na oposição. Analogamente, durante o governo FHC diziam que não tinha um intelectual de esquerda bom pra criticar o governo, mas hoje se vê que não tem intelectual de lado nenhum pra fazer nada.

César Maia e a Argentina

Hoje um comentarista de rádio teve a cara de pau de dizer que a vitória da Argentina com seis golaços contra zero da boa seleção da Sérvia e Montenegro não queria dizer nada, por que o adversário estava desanimado com a extinção do país, um dos gols da Argentina foi com falta e teve um pênalti (que eu não vi) contra a Sérvia. Ah, bom.

Me lembrou o CM, que todo dia diz que a pesquisa com o Lula na frente não quer dizer nada. Vejam esta:

"Fazer pesquisa segunda, terça e quarta é pegar nos bairros as donas de casa, empregados, estudantes, desempregados, doentes,....Na segunda-feira é novidade. Há sempre desvios." (Fonte:boletim de do ex-blog de dois dias atrás)

Angola

Angola, o pior time da Copa e segundo time deste blog, conseguiu empatar com o México em um jogo absolutamente horroroso. Mas se Angola (ou, vá lá, Trinidad) empata em 0 a 0, tudo bem, valeu pela zebra. Triste mesmo foi Suiça e França. Os dois bisonhos amontoados de desesperados voltam a jogar esses dias, e nossa torcida fica por Togo e Coréia.

Das nossas previsões sobre os classificados, a maioria está se revelando uma bosta. A Sérvia e Montenegro não apenas não vai se classificar, como foi extinta e, pior, pode ficar em último no geral. Disputa com a Costa Rica, outro que achamos que ia passar, o título de maior saco de pancadas. Acertamos Holanda, Alemanha e Inglaterra, que eram fáceis. A Argentina, cá entre nós, nós sabíamos que ia passar, mas fizemos pensamento positivo. E o Ecuador foi fogo, mesmo.

Aliás, a Sérvia e Montenegro iniciou uma prática que achamos que devia ser seguida de agora em diante: país que levar muita sova na Copa do Mundo tem que acabar.

Protesto

Gostaria de deixar aqui meu protesto contra a ética burguesa do trabalho, contra a sociedade totalmente administrada e contra a submissão do tempo ao racionalismo quantitativista, que me obriga a parar de assistir um jogão como Holanda e Costa do Marfim pra ir trabalhar. Merda.

Sérvia e Montenegro

E o último resquício de Sérvia e Montenegro desapareceu hoje com o toco diante da Argentina (que jogou pra caralho). O técnico do selecionado sérvio-montenegrino disse, depois da partida, que

"Šta da vam kažem. Onaj ko voli fudbal i ko je gledao, sam može da zaključi. Imali smo stravičan pritisak pred ovu utakmicu. Mislim da smo jednom presijom napravili negativnu atmosferu"

Não sei o que significa, mas "negativnu atmosferu" não parece bom.

Thursday, June 15, 2006

Guardian

O Guardian é muito bom, mesmo. Não percam o minute-by-minute report dos jogos da copa, o cara é engraçadíssimo.

Nova correção

Alemanha e Equador estão classificados, sim. E a Inglaterra também estaria, se não fosse incapaz de fazer um mísero gol na porra de Trinidad e Tobago. Isso é marcação com este blog.

Olhando a tabela, vê-se que há uma alta incidência de jogos na segunda rodada entre times que ganharam e times que perderam. Portanto, é possível que quase todos os grupos se decidam antes da rodada final (como aconteceu com o grupo da Alemanha). É, pois é, foda-se.

Wednesday, June 14, 2006

Correção

A Alemanha não está classificada matematicamente, não. Se o Equador for ruim o suficiente para perder para a Costa Rica, mas for bom o suficiente para vencer a Alemanha, e se a Costa Rica vencer a Polônia, vai tudo pro saldo de gols. Ah, bom.

Fim da primeira rodada

Com os resultados de hoje, a Alemanha está classficada matematicamente, e, com toda probabilidade, classificam-se: Brasil, Equador, México e Espanha (ganharam dos principais rivais na disputa pela classificação). Estão praticamente desclassificados: Polônia, Japão, Irã, Estados Unidos e Togo, que perderam contra seus rivais na disputa por segundos lugares, e só têm chance se ganharem dos favoritos do grupo. E Arábia Saudita e Tunísia, que empataram, praticamente se desclassificaram mutuamente, pois agora só têm chance ganhando de Ucrânia ou Espanha.

Amanhã a Inglaterra deve se classificar, e o Paraguai pode dar adeus.

Tuesday, June 13, 2006

Jogo do Brasil

Depois de ver a reação dos críticos ao jogo do Brasil, enchi um pouco do assunto. O Brasil não deu show, mas nunca deixou de ter o jogo na mão; Adriano e Ronaldo foram anulados por três zagueiros croatas. Por isso, não jogaram bem. Ronaldinho e Kaká sobraram livres, e jogaram bem. Ronaldo está lento, mas daí ao Juca Kfouri dizer que foi a coisa mais angustiante que ele já viu na vida, peraí. Já vão encher o saco do cara de novo, é impressionante.

O meio dia na copa

Antes do jogo do Brasil, que assistirei no telão aqui da rua (em breve colocarei fotos), já comento os dois jogos de hoje: Estava trabalhando durante Coréia e Togo, mas, por incrível que pareça, vi os melhores momentos e pareceu razoável. Togo não é tão ruim, não.

Já França e Suiça foi um cocô. Me recuso a comentar. Porra, se não é pra saber fazer gol, pelo menos seja ruim o suficiente pro outro time poder meter uma goleada, porra! Estragou o meu almoço.

Tomara que se classifiquem Coréia e Togo nesse grupo.

É hoje!

Hoje o Brasil estréia. Deve ganhar. Bom, até aí, deve ganhar a copa. A Newsweek lançou uma edição com a sutil capa "Por que o Brasil vai ganhar". Ontem na CNN os caras estavam comentando o fato de que os reservas ganharam dos titulares do Brasil, e dizendo: "Bom, os tais reservas provavelmente ganhariam a copa, também".

De fato, no papel não tem nem conversa. Ronaldo e Ronaldinho juntos somam 5 títulos de melhor do mundo em 8 anos. Nas últimas 3 copas o Brasil ganhou 2 e foi vice na terceira. O Brasil ganhou a Copa América, a Copa das Confederações, e a copa internacional de purrinha. O campeão europeu (Barcelona) tem mais brasileiros que o Flamengo, e, ao contrário dos brasileiros do Flamengo, os do Barcelona são bípedes.

E mais: na última Eurocopa todos os grandes fizeram feio pra cacete.

Mas há três obstáculos. O primeiro é o Togo. Ou seja, uma zebra miserável para quem o Brasil perca com um gol de bunda contra do Júnior Baiano disfarçado de roupeiro.

O segundo é o nosso parceiro na dominância mundial, a Alemanha. Desde 54, em treze copas, Brasil e Alemanha somados ganharam 8, e nas 5 que sobram (três das quais foram ganhas pelo time da casa) estavam na final de 4. A única final sem Brasil ou Alemanha desde 54 foi em 78 (Argentina e Holanda). Agora o jogo é na casa dos caras. Vai ser foda.

E o terceiro, naturalmente, é a gente ficar de merda, como Portugal com Angola, e o outro time ser melhor que Angola.

Monday, June 12, 2006

Mais Aécio

E o Aécio Neves vai comentar a copa para o blog do Noblat! Pô, o cara é governador, se apresenta como alternativa real para o Planalto daqui a alguns anos, comenta futebol e, dizem, namora a Ana Paula Arósio. Ah, vá à merda. Não bastasse o Ciro com a Patrícia Pillar. O que falta? O Severino com a Juliana Paes?????

Companheiro Aécio

O título é brincadeira, mas eu achei interessante o comentário do Aécio Neves:

"Sonho com a possibilidade de uma grande construção politica em torno de um projeto de desenvolvimento nacional do qual partiipem o PSDB, setores do PT e de outros partidos democráticos como o PPS, PSB e o próprio PMDB"

Bom, falar é fácil. Se forem fazer, podem me chamar. Mas já valeu pelo susto que deu no César Maia, que em seu boletim diário comentou:

"Esqueceu" o PFL -parceiro de 1994, 1998, 2006 ? Ou explica e se desculpa ou,...virão chuvas e trovoadas. E mais cedo do que se imagina !"

Mais Copa

Vexame do Japão do Zico, hein? Perder, tudo bem, mas levar 3 em 8 minutos daquele jeito (o goleiro saiu da área para cortar lateral!!) foi fogo. Tá fora.

A segunda provável eliminação do dia foi a dos EUA, que levaram um passeio da República Tcheca, provável adversário do Brasil (isso vai ser foda). A República Tcheca é mesmo um time muito bom. Não vi a Argentina, mas até agora foi o time que eu mais gostei.

A Itália ganhou de Gana num jogo muito bom. O juiz brasileiro deixou de dar um pênalti claro para Gana, mas a Itália mereceu ganhar, mesmo.

Conclusão: depois de amanhã o Brasil pega dois times meia-boca, e depois tem final antecipada.

Sunday, June 11, 2006

O dia da Copa

Holanda e Sérvia não foi tão bom quanto eu esperava, não. A Holanda está praticamente classificada.

México e Irã, por outro lado, foi melhor que eu esperava. Até aí, nada, eu esperava que fosse uma merda. E foi, até o segundo gol do México. Na verdade, a partida foi decidida por um brasileiro. Não o tal do Sinha, que deu um passe para o segundo e fez o terceiro do México (e que é naturalizado mexicano). Quem decidiu a partida fui eu, que a certa altura cansei daquela chatice e fui ver outro canal. Dez segundos depois, voltei na hora que terminava o último replay do gol do México. Evidentemente, o México só faz gol quando eu não estou olhando.

E Portugal foi um vexame. Golaço aos cinco minutos, e depois oitenta e cinco minutos de enfeitada, tentando fazer gol de letra, de calcanhar, de bunda. Tomara que o grupo seja decidido no saldo de gols pra eles se arrependerem dos gols que não fizeram em Angola.

Saturday, June 10, 2006

Sérvia e Montenegro

E, pela primeira vez, um país acaba e continua disputando a copa do mundo. A Sérvia e Montenegro tem apenas um jogador de Montenegro, que acaba de se separar da Sérvia. O bonito é se o time ganha a copa. Quer apostar que Montenegro vai querer rachar o prêmio?

O dia da Copa

Hoje o dia começou com a Inglaterra ganhando do Paraguai com um gol contra do melhor zagueiro que eu já vi jogar, o Gamarra. Sacanagem.

Logo depois, no pior jogo de todos os tempos, a Suécia não conseguiu marcar uma porra de um golzinho na perebada de Trinidad e Tobago, contra a qual esse blog torce fanaticamente. Menos fanaticamente agora, por que até que o time teve seus momentos, mas ainda torço contra. E olhem que na Suécia o ataque é formado por um cara da Juventus, um cara do Arsenal e um cara do Barcelona.

O jogo da Argentina eu não vi, por que eu achava que eles iam ganhar e eu não quero ver Argentino ganhando. Mas dizem que foi bom, e que a Costa do Marfim é um bom time.

Amanhã o dia vai ser bem mais legal: Sérvia e Montenegro x Holanda deve ser o melhor jogo da primeira fase, e Portugal x Angola deve ser legal, também.

Viúvas de 11 de Setembro

Vejam só como são as coisas: pouco depois do 11 de Setembro, o cartunista esquerdista Ted Rall fez uma charge sobre as viúvas que perderam maridos no atentado, sugerindo que elas fossem auto-interessadas e loucas por publicidade. Muita gente, eu, por exemplo, parei de ler o cara por causa disso. Passa o tempo, um grupo das tais viúvas passa a criticar o governo americano pelas bizarras falhas de segurança que tornaram o atentado possível. Eis que o ser humano mais burro que rasteja pela biosfera infectando o Ser com sua lepra, a comentarista americana Ann Coulter (Republicana) passa a criticá-las com termos muito piores, chamando-as, inclusive, de "bruxas" que "estavam se divertindo com a morte de seus maridos". E eu não vi o vagabunda cair em desgraça nos EUA como o Rall caiu, não.

A propósito, Coulter estava numa lista de autores que, segundo o Olavo de Carvalho, provava que todos nós brasileiros éramos imbecilizados pela esquerda, uma vez que não a líamos.

Friday, June 09, 2006

Fecha os zôio e chuta!

Meu chute sobre os classificados para a próxima fase:

Grupo A: Alemanha e Costa Rica (a Costa Rica é só por simpatia, mesmo)
Grupo B: Inglaterra e Suécia (e Trinidad e Tobago cai para a segunda divisão)
Grupo C: Holanda e Sérvia (pois é, desclassifiquei a Argentina).
Grupo D: Portugal e México (se o Irã for ganhar de alguém, aposto que sai Portugal)
Grupo E: Itália e Rep. Tcheca (mas os EUA melhoraram muito, poderiam ter sido finalistas na última copa)
Grupo F: Brasil e Japão (por causa do Zico)
Grupo G: França e Coréia do Sul (mas não percam o clássico das multidões, Suiça x Togo)
Grupo H: Espanha e Ucrânia

Togo

O Togo é sério candidato a levar o maior togo, quero dizer, toco (aiaiaiaiaiai) da Copa. Uma análise detalhada que eu não fiz certamente revelaria que o time é uma merda. E hoje o técnico pediu demissão.

O Blog na Copa

Bom, visto que ninguém mais vai fazer nada por esses dias, mesmo, voltar-nos-emos agora para a cobertura da copa.

Hoje a Costa Rica fez com a Alemanha a mesma coisa que fez com o Brasil na última copa: fez muito gol mas levou mais ainda. Em 2002 a Costa Rica fez o mesmo número de gols no Brasil que todos os outros adversários somados (2). É legal ver jogo da Costa Rica.

Eu não tenho a mãe na zona, por isso não assisti Polônia e Equador, mas deve ter sido uma merda. O Equador está com grandes chances de classificação para a próxima fase. Para isso, basta vencer a Costa Rica, provavelmente por 9 a 5. Agora, se a Costa Rica vencer o Equador vira uma zona miserável. E se alguém vencer a Alemanha (ah, bom), o grupo vira uma balbúrdia do cacete. Lembro até hoje do grupo Itália, Irlanda do Norte, México e mais alguém (Noruega?) na copa de 94, em que todo mundo empatou em pontos, em saldo, em quase tudo.

Momento Macho

BBBBBBBBUUUUUUUUUUUÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
Acabou The West Wing!

Thursday, June 08, 2006

Novo Link

Por sugestão do Amiano Marcelino, um blog novo aí nos links: o do Greg Mankiw, que escreveu o melhor livro de introdução à economia de todos os tempos. O cara é professor de Harvard, mas até aí, nada (hehe). Mas o cara escreveu uma carta aberta ao novo presidente do FED e publicaram no American Economic Review!! Todo mundo está disposto a matar pra publicar lá! Esse é foda.

Obituário

Podemos dividir a vida de Al-Zarqawi, líder da Al Qaeda no Iraque, em duas partes: no início era um merda sem propósito, cuja existência sem sentido vagava cega e epileticamente pelo nada. Mas eis que hoje de manhã o início acabou, ele levou um pipoco nos meios das fuças e foi pro caralho. Se fodeu.

TSEnami (II)

E vejam que maravilha: o TSE revogou sua decisão, e nada mais do que foi dito sobre verticalização nos últimos dois dias tem qualquer importância. É como diz o Fernando Rodrigues: ou o TSE recuou por pressão política (o que é péssimo) ou reconheceu (por 7 a 0) que tinha votado (por 6 a 1) "de vapt-vupt" como teria dito Marco Aurélio de Mello. Vejam todos os fatos no site do Fernando Rodrigues.

Beckett e a esquerda brasileira


Essa frase do Beckett deveria ser o slogan da esquerda (e, aliás, de todos os seres humanos; é o meu): "Não importa, tente de novo, falhe de novo, falhe melhor"

Ian McEwan

Esse eu recomendo, mesmo: acabei de lerThe Innocent, romance do Ian McEwan, um dos favoritos deste blog. É sobre um inglês meio bobo que vai para Berlim nos anos 50 espionar o lado soviético, se apaixona por uma alemã, e se mete numa encrenca miserável. Muito, muito bom.

Se você gostar, recomendo Atonement, o melhor dele. Se você gostar e quiser ler um troço meio estranho, recomendo Enduring Love (mas esse tem que ler até o final, até o final MESMO). E, se você quiser ler um livro chato, leia Amsterdam, pretensioso pra caralho.

Blogger

O blogger esteve meio doidão durante o dia de hoje, e perdeu dois posts meus. Vamos testar se funciona.

A quem puxou Rodriguinho

Às vezes os caras que escrevem o boletim do César Maia subestimam o público. Vejam essa:

"O deputado Raul Jungman disse a CBN que os "sem terra" -todos- recebem bolsa-família. Ou seja são todos remunerados pelo governo"

Vai ter que fazer melhor, neném.

TSEnami

Não sei se a nova interpretação da verticalização vai pegar, não, mas se pegar vai ser uma zona. No Rio, por exemplo, todas as alianças deverão ser desfeitas e reorganizadas. Na eleição presidencial, a princípio seria bom para o Lula, visto que o PT quase não tinha boas alianças estaduais, mesmo, e aliados problemáticos (como PT e PCdoB em Brasília) teriam que se unir. Mas vejam esta:

Cogita-se, ou espalha-se o boato de que se cogita, que Alckmin poderia ser rifado para uma aliança PMDB-PFL-PSDB se consolidar nacionalmente. O candidato seria do PMDB.

Aí, de fato, muda tudo.

A maior consequência para o universo seria que a minha previsão de bancadas (ver abaixo) vai para o saco. Todos os pequenos somem, o PMDB cresce menos que se pensava (e pode diminuir). Ninguém mais tem idéia de nada.

Wednesday, June 07, 2006

Salário Mínimo

Da série "esta porra progride, sim, mesmo sendo uma zona":

"Os trabalhadores brasileiros tiveram, em maio, o maior poder de compra da história para os itens que compõem a cesta básica. No mês passado, os trabalhadores gastaram, em média, 48,64% do salário mínimo líquido recebido para adquirir a cesta - o menor índice dos últimos 24 anos. O dado é da pesquisa nacional da cesta básica, divulgada na terça-feira (6) pelo Dieese. É a primeira vez, desde 1982, que o assalariado gastou menos da metade do salário mínimo líquido recebido para adquirir a cesta, considerando a média do país"

A notícia foi tirada do Linha Direta, boletim do PT, mas vale dizer que a tendência é já de alguns anos.

Unger

Da série "As voltas que o mundo dá": Mangabeira Unger pediu para integrar a equipe que redigirá o programa de governo de Lula (Fonte: Valor Econômico).

PDT

Alguém precisa explicar o que está acontecendo com o PDT. Tinha um candidato forte ao governo, Jorge Roberto da Silveira, que teria meu voto. Mas preferiu lançar Carlos Luppi, presidente nacional do partido, que vai ter menos voto que o cara do PCO (ainda tem PCO?).

Pode ser que seja para Silveira ser candidato a deputado e formar bancada, mas o que eu ouvi é que ele não vai ser candidato a nada. Enfim.

Frossard e as favelas

Eu até penso em votar em Denise Frossard para governadora, mas vejam só o que me fez a cidadã ontem: declarou que não fará campanha em favela, por que lá não tem segurança. Desnecessário dizer, hoje todos os outros candidatos estavam fazendo campanha em favela para mostrar o quanto Frossard é preconceituosa.

Aliás, vale dizer, pelo menos na minha época de militância havia, sim, possibilidade de fazer campanha em favela, ao menos na maioria delas. Hoje em dia imagino que seja difícil ir na Providência, por exemplo, mas na maioria costumava ser tranquilo.

Tuesday, June 06, 2006

MLST

Não tem nem graça falar do MLST. Mas expressamos nosso repúdio, de qualquer maneira. E nossa satisfação pelo fato de que até a Heloísa Helena, aparentemente, condenou o ato.

Bernardo Carvalho

Um autor que eu gosto é o Bernardo Carvalho, que escreve na Folha. É meio esquisito, não recomendo incondicionalmente, não. Mas eu, pessoalmente, gosto muito. Li quatro livros dele: Aberração (contos, uns três geniais, outros meio chatos, um deles uma merda), As Iniciais (legal, mas vou logo avisando que é impossível contar o final), Nove Noites (bem legal, e tem agradecimento à Marisa Corrêia, que, como todos sabemos, é o alter ego antropológico do Zé) e Mongólia (o mais legal). Como eu disse, é meio esquisito, tem uns momentos meio pós-modernos, mas eu li com grande prazer.

Comprei outro livro dele, Teatro. Depois que ler comento.

Pior Jogo do Mundo

Vocês acham que já viram jogo ruim? Então imaginem o que deve ter sido Zanzibar 0 x 0 República Turca do Chipre, final da copa do mundo dos fim-de-mundo que acha que é país. A RTdoC ganhou nos pênaltis.

Sunday, June 04, 2006

Novo Congresso

Como não tenho porra nenhuma pra fazer na vida, resolvi chutar um tamanho para as bancadas no Congresso, baseado em um artigo que eu vi hoje da Teresa Cruvinel. Lá vai:

PMDB: 110
PFL/PSDB: 95+95
PT: 75
PTB/PSB/PP: 20
PDT/PCdoB/PL:15
PPS:10
PV/P-SOL:5

E sobra uns 20. O P-SOL deveria fazer mais, mas não vai fazer aliança e vai se ferrar na legenda. O PPS deveria fazer menos, mas vai se dar bem na composição com o PSDB. O PCdoB deve roubar uns lugares do PT pela legenda. Naturalmente, tudo isso supõe que Alckmin não decola espetacularmente até o primeiro turno. Se der isso mesmo, as bancadas serão:

Firmemente Lula: 110 (PT-PCdoB-PSB)
Firmemente oposição: 200 (PSDB-PFL-PPS)
Depende do preço: 170 (PMDB, PTB, PP, PL, PV)
Esquerda por fora: 20 (PDT+P-SOL)

Ou seja: de fato, se Lula conseguir o PMDB, tem maioria (bastando então fechar com PDT e mais uns dois partidos mensaleiros), senão não tem porra nenhuma. Se a oposição conseguir a conversão do PMDB, tchau.

Mesmo Alckmin só escapa de dar o que o PMDB quiser se fechar com os mensaleiros.

Saturday, June 03, 2006

Novos Estudos CEBRAP

A página do CEBRAP costumava ser sem-graça, mas está uma beleza, agora. Tem inclusive alguns números da Novos Estudos disponíveis para download, com destaque para o famoso "Dossiê Habermas", que foi praticamente a única coisa que a turma que fala mal do Habermas no Brasil leu.

Formadores de opinião

O desânimo entre os formadores de opinião, no que se refere à campanha eleitoral, é incrível. Ninguém vai votar entusiasmado em ninguém. As colunas de jornal estão cada vez mais deprimidas. Não há artistas se manifestando por ninguém, não tem passeata, não tem nem análise. Os artigos são mais ou menos assim: um cara que roubou está prestes a derrotar um outro sujeito que quer roubar no lugar dele, e eu acho a vida chata.

Esse pessoal, também, desanima com qualquer merda. Bando de viadinho.

Eu não acho que há uma crise moral. Há uma crise de lucidez. Se sua mulher chega em casa todo dia de cabelo molhado, tarde da noite e com um baita sorriso no rosto, o dia em que você nota que tem alguma coisa errada não é o início de uma crise de fidelidade.

E mais: agora que eu estou começando a ficar animado, por que descobriram o vínculo do Valério com a turma das concorrências, descobriram a galera das ambulâncias, agora sim está com cara de que alguma coisa séria vai ser investigada. Ou, no mínimo, ningúém mais vai poder fingir que nada está acontecendo.

Nervosismo nos Mercados

A coisa começa a ficar preocupante quando o FED americano admite, em ata, que "não tem certeza" se vai ter que subir juros, se a inflação vai cair, etc.

O problema: o déficit americano é enorme, já era para a economia ter dado uma parada. Mas o aumento de juros não tem sido suficiente para fazer isso, por que os países asiáticos financiam o déficit comprando títulos em dólar.

E: à medida que o dólar vem caindo, os países asiáticos podem parar de comprar, e a aterrisagem suave vai para as picas.

Frossard

Novidade na eleição do Rio: Frossard ganha apoio de CM (que outro dia no blog perguntava se ela ia desistir do salário para se enquadrar no novo teto salarial) e do PV, o único partido que apóia a prefeitura do PFL e o governo estadual da Rosinha ao mesmo tempo (que beleza).

Por algum motivo que não entendo, o PSDB se recusa a retirar a fortíssima candidatura de Eduardo Paes para se juntar ao esforço. Essa aliança PSDB-PFL está parecendo aquelas alianças PT-Brizola.

O Artista...e as pesquisas

O artista anteriormente conhecido como blog do César Maia está ficando meio patético em suas reclamações das pesquisas. A difrerença entre Lula e Alckmin passa dos 20 pontos, e o cara insiste em "veja, a pesquisa foi num dia em que choveu, muita gente devia estar mal-humorada..."

PSDB x PFL

A briga atual entre PSDB e PFL mostra um negócio interessante: a aliança tucana-pefelista é muito menos "natural" do que parece. Aconteceu pelo medo que a direita tinha do Lula depois do impeachment do Collor, mas ninguém ali tem tanta simpatia pelo FHC, por exemplo. Sem o PT forte, o PSDB é um partido muito fraco, a não ser que o PT comece a transferir voto para ele.

Voto

Eu ainda não decidi voto para nada. Estou meio de saco cheio sobre isso.

Eu achei o governo Lula bom, mas não quero dar uma atestado que a corrupção não teve importância, por isso não quero votar no Lula. Poderia votar no Alckmin, mas não voto no Bornhausen. E o Cristovam foi, cá entre nós, um ministro da educação muito vagabundo.

Para o governo do Rio, está com cara de que a Frossard vai ser a melhorzinha das com chance, mas também não acho essas coisas.

Alckmin

O Alckmin está sendo abandonado cedo demais. Evidentemente, se o Aécio não faz campanha para ele em Minas nem o César Maia no Rio, ele não tem chance, mesmo.

Eu, se fosse ele, concorreria assim: "o governo vai ser parecido com o atual, mas só que honesto". É o máximo que se pode esperar, mesmo.

Ah, bom

Vejam que clássico da sutileza argumentativa:

"Quem serve ao dinheiro vai para o inferno, eu vou para o céu por que sou socialista"

Obviamente, Heloísa Helena.

De volta à vaca fria!

Depois de uma interrupção causada pela busca desesperada por dinheiro e por uma porra de vírus de computador, voltamos!