Sunday, July 30, 2006

E lá vamos nós

Mal decorei meu CEP e já vou mudar de novo. A partir de amanhã, este blog transmite direto de Sampa. Fico triste de sair do Rio, que é casa. E tenho um certo medo de perder a impressão espetacular que tenho de Sampa, tranquilamente um dos lugares mais interessantes do mundo.

Mas, enfim, como diria Januário de Oliveira, Rio, Oxford, São Paulo, é tudo Reino Unido.

Anish Kapoor

E só por que amanhã mudo de cidade, vai abrir no CCBB uma exposição que deve ser muito maneira, do Anish Kapoor, um escultor bem bacana. Vejam umas coisas dele aqui. Aparentemente o cara já fez um negócio maneiro no saguão do CCBB, isso aqui.

Bossa Nova e Cia.

Para quem quiser comprar CDs de samba, ou livros sobre o assunto, ou mesmo um pandeiro, recomendo a Bossa Nova e cia., do mesmo dono da Toca do Vinícius. Acabou de abrir, na Rua Duvivier, em Copacabana. Comprei um da Teresa Cristina e o livro do Hermano Vianna sobre a história do samba, que eu nunca encontrava. Fica no Beco das Garrafas, onde essa parada toda de Bossa Nova começou. Tomara que dê certo.

Saturday, July 29, 2006

Mel Gibson doidão

A crer no Andrew Sullivan, o Mel Gibson, quando foi em cana por dirigir de porre, além de mandar os policiais irem se foder, resolveu xingar os judeus de tudo que é nome, dizendo, inclusive, que eles seriam "responsáveis por todas as guerras do mundo". Ah, bom.

Ainda não há confirmação oficial de que foi isso que ele disse, mas parece que o xerife disse que a informação vazada é parecida com o que eles têm.

Agora, o Andrew Sullivan é, na minha opinião, desonesto quando diz que

"Qualquer um que tenha assistido à Paixão de Cristo de olhos abertos não pode ficar supreso"

E, em outro post, se refere ao filme como "porn movie".

Nessa o Sullivan realmente se rebaixou ao nível de seus críticos. Eu vi "A Paixão", e achei um filme bom. Mas mesmo se você não achar bom, para dizer que ele é anti-semita tem que estar muito de porre.

Certo, são os sacerdotes judeus que condenam Jesus (outro judeu) à cruz. Mas essa é a história no evangelho, que é, confessadamente, o texto base para o roteiro. E, vejam, só um vagabundo muito filhodaputa poderia tirar consequências anti-semitas disso. Mesmo se aqueles sacerdotes fossem uns filhos da puta, isso não faria de nenhum de seus companheiros de fé filhos da puta. E, aliás, pelo que me lembro da Bíblia (lida há vinte anos), o tom não é tanto que os sacerdotes eram facínoras, mas que, segundo a narrativa, eram cegos: não tive a impressão (nem no filme) de que o Caifás fosse mau. Ele não acreditava que Jesus era o messias, e, por isso, achava um negócio inaceitável que ele dissesse que era. Só.

E, para não deixar dúvida, o Gibson fez uma cena em que o Simão, o cara que ajuda Jesus a carregar a cruz e defende ele contra os romanos que o espezinham à caminho do calvário, é chamado de "judeu" da forma mais ofensiva possível.

Ou seja, o Gibson pode perfeitamente ser anti-semita (seu pai é, militante), mas o filme não é, não.

PS: tem uma boa resenha do Giannotti sobre o filme, mas não achei no Google, se alguém achar me avise que eu ponho aqui.

E lá se vai o Iraque

E ganha força a idéia de que o Iraque deve acabar (vejam o debate resumido aqui). Parece contar com a simpatia do Andrew Sullivan. A idéia seria fazer três estados um xiita, um sunita e um curdo, e acabar com a guerra civil. Bom, deve-se dizer que o Iraque sempre foi uma idéia meio esquisita, uma daquelas coisas que só o Império Britânico poderia ter a idéia de inventar.

Agora, duvido que o Iraque não tenha nenhum valor para cada um dos três grupos (com a possível exceção dos curdos). Foi o governo do Iraque que alfabetizou todo mundo ali, foi o Iraque que oprimiu um monte de gente, e muita gente ali já foi à guerra pelo Iraque. Se acabar o país, não estranharia se começassem três guerras civilzinhas, entre separatistas e reunificadores e cada um dos três novos Estados.

Chávez no Irã



Essa era pra assustar o Guto, mas eu que acabei assustado. Eu acho que a OEA deveria aprovar uma moção em favor do Chávez ir se foder.

Esse é o cara

Friday, July 28, 2006

Blasfêmia

Rapaz, cê vê que esses fanáticos religiosos são descontrolados, mesmo. Fazer guerra na semana em que o Mengão ganhou a final do Vasco! Ninguém respeita mais nada. Onde está a ONU para declarar feriado mundial?

Pastor Trambiqueiro

Em mais uma homenagem aos deputados evangelicos envolvidos na mafia dos sanguessugas, mais um clássico do Bezerra da Silva:

Pastor Trambiqueiro


Cuidado com ele, de terno e gravata bancando o decente
é o diabo vivo em figura de gente
é o pastor trambiqueiro enganando inocentes

prestem bem atenção,
o enredo macabro que ele arruma
seu critério maior é falar mal da macumba
dizendo que à ela também pertenceu
sim, mas só não foi em frente
porque o guia-chefe do terreiro é à vera
não aceitou o jogo sujo da fera
que vive assim só de arrumação
ele também não explica
o porque da mudança da água pro vinho
só porque não umbanda não vale dinheiro
resolveu ser crente pra roubar os irmãozinhos

não é fé que ele tem,
é simplesmente a febre do ouro
custa caro a palavra de Deus,
o pastor chega pobre e arruma tesouro.

(Levou até Jesus Cristo pra cruz! Tremendo canalha, mermão!)

Notícia Pólítica

Deu no Renato Maurício Prado, do Globo, hoje: como é que os vascaínos vão poder votar no Eurico para deputado, se eles não tem título?

Thursday, July 27, 2006

Toni Negri

E, se alguém quiser saber sobre os problemas judiciais do Negri, tem este artigo do Le Monde Diplomatique, um artigo acusando ele, uma resposta do próprio Negri. E, finalmente, um artigo do Negri sobre a política italiana nos anos 70.

Seyla Benhabib

A Seyla Benhabib é uma das coisas interessantes apresentadas ao Brasil pelo Josué Pereira da Silva, o fodão da balaxita. Ela é filósofa em Yale. E escreveu esse texto sobre o 11 de Setembro.

Assim que acabar a tese, vou ler dois livros sobre a Hanna Arendt, um dela e outro do Richard Bernstein, e depois comento aqui.

Michael Hardt

O único livro marxista interessante dos últimos anos foi o Empire do Michael Hardt e do Antonio Negri (texto integral aqui). Quem quiser ver as notas de leitura do Hardt sobre O Capital, sobre os Mille Plateaux do Deleuze e Guattari, ou a tese de doutorado dele, veja aqui.

A proposito, se eu fosse mandar alguem ler sobre Marx, mandaria ele ler, do lado mais crítico e militante, o Negri. E do lado academico, o G.A. Cohen, que ninguém no Brasil vai traduzir só por que ele sabe lógica.

O bem vence o mal

Best Seller


Tirado do blog do Juca Kfouri.

Wednesday, July 26, 2006

A Nação em Festa

Ache o abutre


Um joguinho pra vocês. A pintura daí de cima, o cartão de Leonardo, é uma primeira versão da maior pintura de todos os tempos, o retrato da Madonna, Sant'Anna e o menino Jesus. E é bonito pra caralho.

Mas não é só isso! Segundo o famoso doidão Sigmund Freud, em "Um episódio na infância de Leonardo da Vinci", esse quadro tem um desenho escondido, um abutre, que o Leonardo enfiou aí inconscientemente, por que quando era criança um corvo, ou coisa que o valha, pousou no seu berço e o assustou.

Vejam se vocês acham o abutre. O preocupante é que eu achei outro, que não o do Freud (e já perdi). Ou seja, deve ser tudo sacanagem.

Câmbio

O Mantega agora deixa que os exportadores deixem até 30% do que ganharem no exterior. Isso é importante pra cacete. É menos dólar entrando aqui, o que fazer o dólar subir, como parece ser necessário. Também é uma folga para o setor exportador, que sustentou boa parte dos bons resultados econômicos do Lula.

Tuesday, July 25, 2006

Oriente Médio

Cresce a convicção de que o problema do Oriente Médio não tem solução. Já vi isso dito, em termos mais ou menos claros, pelo Andrew Sullivan, por revistas respeitáveis americanas, e, enfim, pela Veja e pelo Jabor.

A coisa está feia, mesmo.

O triste é que, bem na hora em que o Irã é governado por um doido especialmente doido, toda a geopolítica da região virou a seu favor: no Iraque os xiitas pró-Irã são maioria, e, no clima de guerra civil deflagrada que começou a algumas semanas (quando a coisa piorou muito), devem começar a se governar sozinhos. O Hamas ganhou a eleição, o Ocidente suspendeu a ajuda à Palestina, e os caras caíram nas mãos do Irã. Foi a senha para que o Hezbollah, que estava puto por que uma revolta popular expulsou a Síria do Líbano alguns meses atrás, voltasse a encher o saco de Israel. Se fechar o eixo Irã-Meio Iraque-Palestina-Hezbollah, vai ser feio mesmo.

Agora, não sei se é caso de desistir. O Hezbollah pode ser parado na marra, não é tão forte assim. O Egito vinha propondo um acordo de convivência para o Hamas (que saiu da Irmandade Islâmica, de origem egípcia), que, parece, vinha sendo sabotado pela Síria. Isso pode ser reforçado com ofensiva diplomática. Se um acordo com o Hamas for possível, a situação entre Israel, Jordânia e Líbano fica estável. Eu acho que a Turquia deveria ser chamada para atuar na região, talvez com um mercado comum integrado à UE, mas isso fica pra depois.

Ainda resta o problema do Iraque. Quem tiver uma solução pra isso, boa sorte. Mas se ficar só nesse problema, a situação ainda não é incontrolável, não. O Bush fez uma merda miserável, mas pode-se conter seus piores efeitos.

Eu acho que, em caso de crise regional, o fundamental é engajar as potências médias. A Turquia lá em cima, talvez a Índia lá embaixo, o Egito do lado.

O problema não é que um bando de país pequeno está fazendo merda. Isso sempre teve. O que falta é uma liderança entre as grandes potências que inspire um mínimo de confiança, e, mais importante, que tenha algo remotamente semelhante a um projeto para o mundo. Mas vejam coom terminou a última rodada da OMC.

Sociologia

A melhor citação sobre a sociologia que eu conheço é de um cara chamado Andrew Abbott. Vejam:

"A disciplina é como uma caravana na Rota da Seda, repleta de todo tipo e espécie de gente, e ameaçada por bandos de ladrões positivistas, feministas, interacionistas e marxistas, e mesmo por reinos maiores e mais distantes, como a Economia e as Humanidades, todos dispostos a nos reduzir à vassalagem. Os habitantes toleram o domínio ocasional de alguma dessas gangues, e e pagam-lhe tributo quando necessário, mas quando alguém mais interessante aparece, largam seus antigos senhores sem remorso."

(Chaos of Disciplines, p.7)

Heloísa Helena (2)

Agora, um caso interessante seria o seguinte: e se a HH tivesse um derrame que lhe re-circuitasse o cérebro, e a fizesse dizer coisas mais ou menos razoáveis? Era capaz de ser um quadro interessante.

O problema do PT foi moderar sem a base, se antes convencer as Heloísas Helenas. Até hoje os congressos do PT abrem as pernas na hora de aprovar aliança, mas não cedem em programa.

O PT entendeu bem o que foi 1989 para o Brasil, mas não para o mundo.

Heloísa Helena

O crescimento de Heloísa Helena tende a garantir o segundo turno. Mas eu não sei se Alckmin deveria estar tão satisfeito assim.

Em primeiro lugar, por que, se ela chega a 15, vai ter gente saindo do Alckmin para a HH, pouco, mas vai. Em segundo lugar, por que eu suspeito que a maioria dos eleitores da HH no segundo turno voltam para o Lula. O ideal para o Alckmin mesmo seria o crescimento do Cristovam.

E, não ignoremos o cenário, pode ser que ela ultrapasse o Alckmin, vá para o segundo turno e ganhe. Sua base parlamentar seria, necessariamente, o PT. Nessa, todo o trabalho político de negociação para a moderação do PT seria perdido, o Brasil estaria fudido, e o pau iria quebrar.

Agora, conhecendo como são as coisas: se HH virar um pouco mais que um Enéias bonzinho, vão cair em cima dela como nunca caíram em cima de ninguém.

Mas, pra ela, tudo bem. Ela vai para o céu, por que é socialista.

Monday, July 24, 2006

Da série "Eu olho pra isso e vejo que sou um merda, mesmo"


Santa Catarina, por Rafael.

Chico de Oliveira

CdO deu entrevista à Folha hoje. Interessante, o cara é inteligente, embora meio doido. Mas me enche um pouco o saco esse discurso "a política acabou, o capital venceu, buáááá". Bom, se você ainda lê o capital apenas como adversário, então não se realfabetizou como o pós-1989 pedia. E se não é só isso, trata-se de buscar caminhos para se engajar com ele, não sair correndo.

Mas a entrevista tem bons momentos. O veredito sobre o PSOL (não vai ser como o PT foi, falta o movimento de massa de 79) deixa pouco mais a ser dito, na minha opinião. Achei interessante também a caracterização do bolsa família como biopolítica, no sentido do Foucault. Vou pensar sobre isso.

Dawkins' God

Acabei de ler um livrinho curto, da série "coisas que comprei antes de vir para o Brasil para ler nos intervalos da tese". Chama-se "Dawkins' God" dum professor de teologia (com doutorado em química orgânica) de Oxford, o Alister McGrath.

O livro é uma resposta ao biólogo Richard Dawkins, que escreveu o livro de divulgação científica mais maneiro de todos os tempos, "O Gene Egoísta", um dos livros mais fodas que eu já vi. Mas depois o Dawkins se empolgou e virou um militante radical pelo ateísmo. E, como muitos cientistas naturais que se aventuram pelas humanidades ou pela política, resolveu tirar umas férias do rigor.

O argumento do livro do McGrath é, na verdade, bem simples, embora apresentado de várias formas diferentes: cientificamente, nao é possível resolver "The God Question". Cientificamente, nao e possivel provar nem que Deus existe, nem que ele nao existe. Podemos argumentar racionalmente sobre o assunto, nos baseando nas melhores experiências que tivermos ao nosso alcance, mas ninguem nunca vai provar nada cientificamente.

E meio constrangedor que um cara inteligente como o Dawkins tenha que ouvir um troço óbvio desses, mas, enfim.

Meu trecho favorito: Dawkins comenta as críticas pós-modernas à ciência

"A física moderna nos ensina que há mais na verdade do que o olho pode ver. Ou que a mente humana, tão limitada, pode perceber, ela que evoluiu para lidar com objetos médios se movendo a velocidades médias através de distâncias médias na África. Diante desses mistérios profundos e sublimes, a enrolação de baixo-nível de farsantes pseudo-filosóficos parece não merecer a atenção de um adulto"

Comentário do McGrath: "É o meu argumento, precisamente"

Hacker do CM

Ninguém, nos blogs sobre política, está comentando o hackeamento do blog do CM. Eu achei meio sério. Uma coisa e o sujeito xingar o outro, outra e roubar sua identidade e sua audiência. É o equivalente a anunciar um comício do PT, e quando todo mundo chega lá para ver, entra o Olavo de Carvalho para falar mal do Fórum de São Paulo. Feio, bem feio.

CM

Resposta do CM:

"EDITORIAL!EX-BLOG INCOMODANDO!
Semana passada fomos informados por um delegado da polícia federal que policiais-hackers a comando político, haviam entrado no ex-blog e em e-mails e clonado de forma a invibilizá-lo.

Soubemos que seria hoje e suspendi a emissão até receber. As informações contidas -depois de tantas varreduras, (uma hipotética servidora da secretaria de saúde em licença que estaria na Itália, e links de falsos e-mails internos cujos fatos e nomes estão em reportagem da Veja-Rio), só mostram que não há grampo, (foram tantos), nem hackers que demonstrem nada mais que a coerência e correção."

Bom, mas não custava nada responder às denúncias.

Jogo sujo na Internet!

Eu assino a newsletter do César Maia. É aquele negócio meio mais ou menos, mas tem seu interesse.

Pois bem. Hoje recebi uma mensagem com o mesmo título de sempre. Quando abri, descobri que era uma mensagem pirata, denunciando a "quadrilha do César Maia". A mensagem continha denúncias variadas sobre o CM e seus assessores, remetendo os leitores a um site sobre o assunto. Afirma ter provas de que a denúncia sobre a famosa mansão de Sérgio Cabral Filho foi obra do CM. E termina lembrando críticas que CM fez a Denise Frossard antes de apoiá-la (isso eu me lembro que é verdade), e apresentando pretensas transcrições de e-mails de CM a assessores e a seu filho Rodrigo Maia. Em um desses e-mails CM teria sugerido que se explorasse a questão da homossexualidade de Frossard.


Termina com o seguinte comentário acerca dos e-mails transcritos:

"Nota:
Qualquer técnico sem muito conhecimento pode atestar a autenticidade destas mensagens.
1- mensagens em sua maioria fechadas
2- Todas elas com todos os códigos do provedor, o que permite uma verificaçao

By S... W/ Brazil CCs 2133422"


Bom, naturalmente, se alguém quiser fazer uma contra-newsletter contra o CM, beleza. Mas o problema é que os caras usaram o endereço do cara, e, pior, a lista de assinantes da lista do CM. E vejam: hoje, pela primeira vez, a newsletter verdadeira não chegou. Os caras devem ter travado a newsletter de verdade, além de mandar a pirata.

Mesmo se as denúncias contra o CM forem verdadeiras, isso é jogo sujo.

Que coisa bonita.

Friday, July 21, 2006

Kaváfis

Para o Amiano e o resto da turma do doutorado:


Ítaca

Konstantino Kavafis


Quando partires em viagem para Ítaca,
faz votos para que seja longo o caminho,
pleno de aventuras, pleno de conhecimentos.

(...)

Os Lestrigões e os Ciclopes,
o irascível Poseidon, não os encontrarás,
se não os leva em tua alma,
se tua alma não os ergue diante de ti

(...)

pára em mercados fenícios,
e adquire as belas mercadorias,
nácares e corais, âmbares e ébanos,
e perfumes voluptuosos de toda espécie,
e a maior quantidade possível de voluptuosos perfumes;
vai a numerosas cidades egípcias,
aprende, aprende sem cessar dos instruídos.

Guarda sempre Ítaca em teu pensamento.
É teu destino aí chegar.
Mas não apresses absolutamente tua viagem.
É melhor que dure muitos anos
e que, já velho, ancores na ilha,
rico com tudo que ganhastes no caminho,
sem esperar que Ítaca te dê riqueza.

Ítaca deu-te a bela viagem.
Sem ela não te porias a caminho.
Nada mais tem a dar-te.

Embora a encontres pobre, Ítaca não te enganou.
Sábio assim como te tornaste, com tanta experiência,
já deves ter compreendido o que significam as Ítacas.

Primeira Leitura (In Memoriam)

Acabou o Primeira Leitura, uma das coisas cujo saco mais gostávamos de encher. Falta de grana. É uma pena.

A revista tinha umas presepadas inacreditáveis, o seu editor, Reinaldo Azevedo, é um escritor medíocre com prentensões intelectuais que me fazem ter vergonha por ele quando leio.

Mas digo a mesma coisa que sempre disse do Olavo de Carvalho: é bom que estas opiniões, que são, sem dúvida, as de muita gente, se expressem na arena pública, para que possam ser refutadas em seus defeitos e aproveitadas por suas qualidades. Azevedo escreve mal. Boa parte da direita brasileira mal escreve.

É muito, muito preocupante que, em meio a uma crise como a que vive a esquerda brasileira hoje em dia, a direita não consiga articular uma presença mínima no espaço público civilizado.

Tuesday, July 11, 2006

Zé Fofinho strikes back

Em geral não me importo que vocês comentem como anônimo, mas esta me deixou curioso. Recebi uma visita no blog de alguém que procurou no google "Pai Robério de Ogum", e me deixou a mensagem "você cantou antes do tempo". Se vocês lembram, o referido cidadão previu que o Brasil ia perder a copa, ocasião em que aproveitei para lembrar do clássico de Bezerra da Silva "Zé Fofinho de Ogum".

Bom, de qualquer maneira, e com todo respeito ao espiritismo e pela Umbanda (pelos quais tenho grande simpatia), o que eu posso fazer, acabei lembrando de outra música do Bezerra.

Pai Véio 171

Quê falá com pai véio vem agora
Porque pai véio já quê isse embora

I mai meu fio tú tá todo macumbado
As piranhas estão te devorando
Não tem um lugar nem prá dormir
E ainda meu fio mora andando

Escute o que o véio vai falá
E num papé tú vai iscrivinhando
Ói mai me traga oito quilo di feijão
Deis galinha bem gorda e bem pelada

Deis quilo de arroz e macarrão
E deis lata de doce de marmelada
Deis garrafa de vinho do bonzão
E a tua mironga tá curada

I mai me traga também um bi e meio
Que meu fio vai ganhá grande tesouro
Vai ser o maior dos fazendeiros
Vai vendê muita vaca e muito touro
Se meu fio não tivê dinheiro vivo
Pode ser cheque verde ou cheque ouro

I meu fio mai tú vai na paz de deus
Que agora meu fio tá seguro
E vai ganhá tudo o que perdeu
Pai véio vai te dá grande futuro
Se voltá contando ao povo d'eu
Por favor não me traga ninguém duro

Para quem não notou, o link para as músicas do Bezerra está aí listado do lado em "Política Brasileira".

Sunday, July 09, 2006

Mas que porra foi esta?


Hoje eu vi um dos episódios mais incríveis da minha vida de torcedor de futebol. Dizem que o Zidane meteu as fuça no italiano por que ele xingou a irmã dele. Porra! Em 70, os italianos cuspiam no Pelé o tempo todo, e ele limpava o rosto e ria com a cara de "é, mas quem vai perder de 4 é tu, babaca".

Vejam só o que isso nos diz da natureza humana.

E, porra, por que esse cara não fez isso com o Brasil?

Parabéns ao César Sampaio, que, ontem na TV, disse que uma vez marcou o Zidane e viu que, se ele fosse bem marcado, perdia a cabeça (na ocasião, foi expulso, jogando pela Juventus).

Itália Campeã!!!!

Calma, depois eu falo do que todo mundo está falando. Antes de mais nada, eu acho que, dado que Argentina e, especialmente, o Brasil (eliminado pelo Togo durante o hino da primeira partida), sobraram Itália e Alemanha, a Itália ganhou heroicamente, e seria injusto se não vencesse hoje um time que até Portugal só tinha enfrentado timeco (ao contrário da Itália, que enfrentou Ucrânia e Austrália, dois times que chutaram a gol várias vezes, ao contrário do Brasil).

Parabéns è enorme colônia italiana que lê o blog (o Zé) e para nosso correspondente oficial na Itália, o Amiano Marcelino.

Open Source

Eu apóio essas coisas de Open Source (programas de computador com código aberto, em geral gratuitos). Mas minha experiência com a coisa me sugere que ela não deve ser vista como um substituto perfeito para o software comercial. Eu acho esse um dos temas mais interessantes da atualidade.

Eu uso um programa de estatística chamado R (na verdade, não é bem um programa, é um ambiente onde você roda pacotes,que são, pelo que eu entendo, programas). Ele é gratuito. E é, em geral, bom. Se você entende muito, mas muito mesmo de computação e de estatística, é, sem dúvida, uma opção excelente. Eu não entendo disso.

Em geral, uso o R como complemento ao SPSS, o sofware comercial mais comum, e mais simples. Mas agora precisei, por sugestão da banca, fazer um negócio meio abtruso de estatística, que o SPSS não faz. Procurei no arquivo R ( link é para o espelho na UFPR) e encontrei pacotes que fazem. Fui fazer.

Primeiro problema: onde é que eu vou aprender a usar isso? Os pacotes foram feitos por pesquisadores que queriam resolver problemas de suas próprias pesquisas, não para consumo comercial. Quando acabaram de desenvolver, deixaram de graça na rede. Nenhum deles vai, de graça, perder tempo escrevendo um manual de instruções para leigos.

Há sempre um manualzinho, mas em geral é muito pouco útil. Nessas coisas muito criativas sempre tem um engraçadinho. O cara que escreveu o pacote "sandwich", por exemplo, escreveu todos os seus comandos usando piadinhas com o nome do programa. Se você quer descobrir o que faz o comando "meat" (carne), por exemplo, digita "help.search(meat)" e descobre que meat é "o que vai no meio do pão".

Se as coisas começam a dar errado com as suas análises, você primeiro procura nas instruções, não acha nada, e depois vai até a R-help, uma lista onde os caras mais fodões que tem discutem problemas de implementação do R e dão dicas para inúteis como eu. A lista é excelente. Mas: o nível é muito alto, e não dá para não ter a sensação de que se está sendo inconveniente com sua pergunta boba. Uma das primeiras mensagens que recebi sobre minha dúvida entendeu errado meu problema e me deu um conselho errado que me custou alguns dias de desespero. Até que um dos feras da lista viu a discussão e explicou o que fazer (e explicou para o cara que tinha me ajudado que ele tinha me explicado a coisa errada).

Já tendo compreendido como fazer, faltava fazer. Ao importar os dados do SPSS (no R você não guarda dados, só faz contas com eles), fiz a conta e descobri que os resultados eram totalmente diferentes dos que eu tinha obtido antes (e que eram o resultado da minha tese). Ou seja, minha tese estava errada.

Mas, como vocês podem perceber pelo fato de que eu não me suicidei, não estava, não. É que o programa que importa dados do SPSS tem uns bugs, que não interferem na vida dos caras que bolaram o programa, mas que interferem na minha e na de manézinhos que não entendem tanto do assunto. Na R-help havia várias mensagens sugerindo que o programa fosse aperfeiçoado, mas, cá entre nós, por que seria? O cara que inventou o programa não ia perder tempo fazendo isso (de graça). Se mais alguém se voluntariasse, ia perder um tempo miserável (sem ganhar nada por isso) entendendo como o cara fez o programa original.

Ou seja: continuo usando o R, basicamente, por que ele é de graça (os outros programas são muito caros), e porque ele é, de fato, mais atualizado do que os softwares comerciais. E é também mais inteligente. É meio chato de aprender, mas, depois que você aprende, entende um pouco mais o que está fazendo.

Agora: deu pra sacar que não há muitos incentivos na comunidade Open Source para os criadores serem mais preocupados com o consumidor.

Blogosfera brasileira

A juventude César Maia mudou de nome para juventude Cidade Maravilhosa (enfim), e passou a apoiar um blog para falar mal do Sérgio Cabral Filho, candidato doPMDB ao governo do Rio. Eis que o Cabral (segundo o ex-blog do CM) ameaçou processar os caras e o blog saiu do ar.

Naturalmente, se o sujeito se sente caluniado, pode e deve processar. Mas é um precendente ruim para a blogosfera política brasileira. Que, apesar da nossa própria preguiça e indisposição de fazer qualquer coisa a respeito disso, ainda não decolou, não. Praticamente todos os blogs sobre política são extensões de colunas jornalísticas, à exceção do do Noblat. Não há aqueles malucos de pijama dos EUA que fazem blogs com milhões de leitores.

Curiosamente, quase toda a blogosfera política que eu já vi no Brasil é conservadora. E meio ruim. Quase todo blog que eu encontro de centro-esquerda é de Portugal (onde há alguns blogs bons, qualquer dia coloco uma lista aqui).

Friday, July 07, 2006

7 de Julho

Hoje faz um ano dos atentados em Londres. Na época o Andrew Sullivan publicou um poema do Noel Coward que eu traduzi, e republico um ano depois.

Orgulho Londrino

O orgulho londrino graça concedida
O orgulho londrino é livre e uma flor
O orgulho londrino cidade querida
E nosso orgulho, que seja o que for.
Cidade cinzenta
Altiva implantada
e assim preservada
por mil anos de história.
Permaneça, cidade,
Encantada em fumaça,
berço de nosso medo esperança memória.
Toda blitz
sua resistência lhe enfirme
do Ritz
ao Anchor and Crown.
Nada pode jamais derrotar
o orgulho de London Town.

Thursday, July 06, 2006

Foucault e o Irã

Eu já sabia que o Foucault tinha apoiado a revolução Iraniana (que bonito), mas neste artigo vi que a coisa era muito pior. Ele apoiou o Khomeini, mesmo! Explico: no começo, a revolução para derrubar o Xá era apoiada por vários movimentos. Só alguns meses depois o Khomeini conseguiu controle total do processo. Quando a coisa ficou feia, mesmo, o Foucault retirou seu apoio. Mas é incrível o quanto demorou para que o fizesse. Indicação do Andrew Sullivan.

Se você acha que é incrível que o Foucault tenha apoiado o regime mais hostil aos gays e à "Différence" de todos os tempos, lembre-se que os regimes que mais mataram trabalhadores (em geral camponeses) de todos os tempos reinvindicavam Marx. E que a escravidão foi retomada com entusiasmo pelos países capitalistas, que se caracterizavam justamente pela defesa da mão-de-obra livre.

É uma beleza.

Wednesday, July 05, 2006

Poema

Change

Stanley Kunitz


Dissolving in the chemic vat
Of time, man (gristle and fat)
Corrupting on a rock in space
That crumbles, lifts his impermanent face
To watch the stars, his brain locked tight
Against the tall revolving night.
Yet is he neither here nor there
Because the mind moves everywhere;
And he is neither now nor then
Because tomorrow comes again
Foreshadowed, and the ragged wing
Of yesterday's remembering
Cuts sharply the immediate moon;
Nor is he always;late and soon
Becoming, never being, till
Becoming is a being still.

Here, Now, and Always, man would be
Inviolate eternally:
This is his spirit's trinity.

PMDB do FHC com o PT

Interessante a entrevista do César Maia no UOL (não achei mais o link, mas está lá), comentando a aproximação entre Lula e o PMDB do FHC (Geddel, Temer, etc.). Segundo CM, foi a grande surpresa da eleição, motivada, talvez, pelo fato de que Lula deve ganhar.

É um movimento interessante, mesmo, por que sinaliza a formação da maioria para um segundo mandato (ou, menos provável, para a oposição). A Teresa Cruvinel diz que ainda há a possibilidade de se fazer um partidão, embora isso não seja, de maneira nenhuma, certo.

O que preocupa o CM, naturalmente, é que, se esse bloco surgir, muita gente do PSDB vai querer entrar. Aliás, muita gente de centro-esquerda que apóia o CM no Rio deixaria o barco.

É possível que parte importante da reforma partidária venha da melhor maneira possível: por acordo entre os partidos, e não por legislação. Comparado a isso, o PRONA perder seu tempo de TV não quer dizer muita coisa.

França na final

Meio frustrante o jogo de hoje. Deu pena de Portugal, que jogou bem, mas sofreu com a falta de um atacante nato. Poderíamos ter emprestado um dos nossos, já que não fizeram nada por nós, mesmo. A França jogou direitinho, mas, pelo que vimos até agora, a Itália vai ser tetra.

O que deu um certo nervoso foi a impressão de que a França jogou o mesmo jogo, exatamente o mesmo, que jogou contra o Brasil, mas a raça de Portugal deu ainda mais ênfase ao quanto faltou de macheza ao time brasileiro (exceçao aos quatro de sempre). Se o Cristiano Ronaldo consegue entrar driblando ali, não era para os Ronaldos conseguirem? Se o Miguel pode se estrupiar tentando fazer um passe, por que aqueles sujeitos dez vezes mais bem pagos não podem?

Enfim.

Tuesday, July 04, 2006

Zidane e o sobrenatural

O sobrenatural de Almeida jogou contra o Brasil! Acabei de ouvir no rádio que Zidane reviu sua decisão de não jogar mais pela França por que, no meio da noite, foi despertado por uma pessoa muito importante, que o convenceu. Ele diz que jamais dirá quem é, e que jamais descobriremos. E que trata-se de uma pessoa real, mas que veio de muito, muito longe.

Eu, hein.

Aproveitem para votar:


Quem foi falar com o Zidane na noite em que ele decidiu voltar a jogar na seleção francesa?
O presidente da Argentina
O Parreira
O Roberto Carlos
O Júnior Baiano
O Evo Morales
O Diogo Mainardi
O Pedro Bial
Free polls from Pollhost.com

Itália na final!

Em seu primeiro jogo em quinze dias (depois dos treinos contra o Boa Vista de Melbourne e o Votuporanguense de Kiev), a Itália venceu, merecidamente, a Alemanha, e, foi para a final. Deu uma certa pena da torcida local, que fez uma festa bonita para um time que, realmente, mereceu. Mas, enfim. Por mim...

Agora, o que eu achei interessante foi que os comentaristas brasileiros, no fundo, comentaram o jogo do Brasil o tempo todo. "Vejam só a raça dos dois times! Assim é que se disputa Copa do Mundo!", "Olha lá, o Del Piero é estrelaça, aceita ficar no banco, entra no final e faz golaço! Isso que é técnico sério!", "Aí está a Alemanha, recebendo o reconhecimento da torcida por ser um time que não se entregou, um time que, SEM TER O MESMO TALENTO DE ALGUNS OUTROS, teve raça e disposição de brigar pela copa", "É óbvio que uma defesa dessas não para de prestar atenção nunca", etc.


Amanhã o blog torce por Portugal. Se for para a final, torce fanaticamente. Dá-lhe,Portugas!!!

Monday, July 03, 2006

Ó o auê aí, ô!

Vejam o e-mail que eu recebi hoje:

"Agora que Zidane nos enviou à realidade, vamos ao que interessa:

BOAVISTA DE SAQUAREMA CAMPEÃO DA SÉRIE B CARIOCA!!!!!!!!!

Finalmente os surfistas maconheiros tiveram sua chance...."

Quem quiser saber mais sobre o glorioso plantel esmeraldino do Boa Vista, visite o site de sua torcida oficial, a Fúria Verde.

Sunday, July 02, 2006

Felipão

É o cara.

Jogo

Nem deu ânimo pra escrever ontem, e nem deu ânimo hoje, mas vai lá:

Sobre o jogo, nada. A pior partida da história da seleção brasileira. Eu já assisti, ao vivo, a Cabofriense x Atlético de Cabo Frio (acho que era esse o nome), e ambos os times conseguiram chutar a gol. O Brasil não. Melhor perder agora do que ser massacrado pela Alemanha.

Sobre a campanha:

1- Parreira bolou um esquema genial: o quadrado fazia uma roda de bobo no meio do campo do adversário, enquanto os laterais cruzavam e voltavam. Deu certíssimo na Copa das Confederações. Quando ele tentou fazer isso com Cafu e RC, viu que não dava. Os dois, que já foram excelentes, não têm mais condições de jogo para Copa (podem perfeitamente continuar jogando bem me clubes). Deixou os laterais mais defensivos. Aí os dois meias tiveram que fazer o trabalho dos laterais (Kaká por um lado, Ronaldinho por outro), o que deixou Ronaldo (com 95 quilos) e Adriano sozinhos. Nenhum dos dois sabe armar. Enfim, o esquema era bom, mas os caras escolhidos estavam mal.

2- O que era pra fazer, então? Ou mudava o esquema (o que não daria, mesmo), ou tirava os medalhões inutilizados. Aí, sim, Parreira errou. A entrada do Cicinho e do Robinho no final do jogo de ontem só irritou ainda mais, por que ficou claro que, se tivessem começado, não estaríamos perdendo. O Parreira não é, absolutamente, burro. É um dos caras que mais entendem de futebol no mundo. Faltou, sim, atitude.

3- Zidane é foda, mesmo. Nessa hegemonia de 20 anos do futebol brasileiro, foi o único jogador a nos outclass.

4- Que merda.