Friday, May 05, 2006

Calma nessa hora

Em que pese o post abaixo (piada boa demais para deixar passar): o governo fez merda em confiar no Morales (embora não pudesse fazer nada para impedir a nacionalização, em nenhum momento), mas, agora, não tem muito o que fazer, não: interromper os investimentos futuros, obviamente, e procurar fontes alternativas de gás. E deixar que o Chávez sustente a Bolívia.

A dinâmica da América Latina nos últimos anos não foi causada pela política externa brasileira, que há quinze anos tenta se aproximar do continente (o que já nos rendeu muito comércio). Os culpados são Cavallo, por quebrar a Argentina, e a alta do Petróleo, que financia Chávez. Esse deslocamento do papel de segunda potência da Argentina para a Venezuela, que deve reverter quando o petróleo voltar ao preço normal, arrebentou os cálculos estratégicos que vinham sendo feitos.

Agora: como é que Brasil e Argentina vão se distanciar dos bolivarianos sem topar a ALCA (já que Peru, Colômbia, Chile e agora talvez Uruguai já fizeram acordos com os EUA)?

O que tinha que ter acontecido era a aliança Mercosul-Comunidade Européia. Mas não aconteceu.

2 comments:

Anonymous said...

Fudeu.

Anonymous said...

Desenvolvendo o tema: fudeu tudo. ;-)