Tuesday, July 25, 2006

Oriente Médio

Cresce a convicção de que o problema do Oriente Médio não tem solução. Já vi isso dito, em termos mais ou menos claros, pelo Andrew Sullivan, por revistas respeitáveis americanas, e, enfim, pela Veja e pelo Jabor.

A coisa está feia, mesmo.

O triste é que, bem na hora em que o Irã é governado por um doido especialmente doido, toda a geopolítica da região virou a seu favor: no Iraque os xiitas pró-Irã são maioria, e, no clima de guerra civil deflagrada que começou a algumas semanas (quando a coisa piorou muito), devem começar a se governar sozinhos. O Hamas ganhou a eleição, o Ocidente suspendeu a ajuda à Palestina, e os caras caíram nas mãos do Irã. Foi a senha para que o Hezbollah, que estava puto por que uma revolta popular expulsou a Síria do Líbano alguns meses atrás, voltasse a encher o saco de Israel. Se fechar o eixo Irã-Meio Iraque-Palestina-Hezbollah, vai ser feio mesmo.

Agora, não sei se é caso de desistir. O Hezbollah pode ser parado na marra, não é tão forte assim. O Egito vinha propondo um acordo de convivência para o Hamas (que saiu da Irmandade Islâmica, de origem egípcia), que, parece, vinha sendo sabotado pela Síria. Isso pode ser reforçado com ofensiva diplomática. Se um acordo com o Hamas for possível, a situação entre Israel, Jordânia e Líbano fica estável. Eu acho que a Turquia deveria ser chamada para atuar na região, talvez com um mercado comum integrado à UE, mas isso fica pra depois.

Ainda resta o problema do Iraque. Quem tiver uma solução pra isso, boa sorte. Mas se ficar só nesse problema, a situação ainda não é incontrolável, não. O Bush fez uma merda miserável, mas pode-se conter seus piores efeitos.

Eu acho que, em caso de crise regional, o fundamental é engajar as potências médias. A Turquia lá em cima, talvez a Índia lá embaixo, o Egito do lado.

O problema não é que um bando de país pequeno está fazendo merda. Isso sempre teve. O que falta é uma liderança entre as grandes potências que inspire um mínimo de confiança, e, mais importante, que tenha algo remotamente semelhante a um projeto para o mundo. Mas vejam coom terminou a última rodada da OMC.

No comments: