Sunday, November 26, 2006

Idéia em alta: redução relativa do gasto público

Funciona assim: tem que reduzir a relação déficit público/PIB para poder abaixar os juros. Lula vai reduzir gastos, mas, nesse cenário, não seria nada drástico. A maior redução viria aos poucos na medida em que se aumenta os gastos em proporção menor do que o PIB cresce. Se, por exemplo, o PIB é 10 e gasta-se 5, quando o PIB passar para 20 gastar-se-á 7. A relação dívida/PIB cairia de 50% para mais ou menos 30%.

Naturalmente, para dar certo o PIB precisa começar a crescer decentemente, o que depende dos juros caírem, o que depende de corte de custos. Por isso algum corte de custos será sempre necessário.

Uma idéia mais ou menos análoga seria parar de dar aumentos reais para a aposentadoria. Em vez de cortar alguma coisa, mantém-se o mesmo nível, só corrigindo a inflação, e o aumento de arrecadação vai reduzindo o déficit da previdência ao longo dos anos.

Tudo isso, na verdade, conta com um mecanismo meio esquisito: a administração de expectativas. A idéia é que, se o empresário quer investir, mas tem medo do juro continuar alto (porque o gasto é alto), pode começar a investir antes dele cair, se achar que, daqui a algum tempo, ele terá caído bastante (porque o gasto já cai agora). Assim, os benefícios de um ajuste de gastos futuro seriam antecipados.

Sei lá se isso é verdade.

No comments: