Sunday, April 30, 2006

Contra o Fome Zero

Garotinho fará greve de fome até haver supervisão internacional do processo eleitoral brasileiro. Quem disse que não acontecia nada nessa eleição?

Saturday, April 29, 2006

Vai ficar meio difícil

Um monte de gente querendo ser presidente do Brasil, mas eu acho que pegar esse emprego agora é uma roubada. Só por patriotismo ou inconsciência. Senão vejamos:

1- A gente vai ter que abrir o mercado para o estrangeiro, senão não temos chance nas negociações de comércio internacional. A longo prazo, ótimo, a curto prazo, uma merda.

2- A situação econômica internacional deve piorar consideravelmente.

3- Para garantir a competitividade, é quase inevitável que se aplique aqui um choque nos gastos públicos. Todos os jornais já se manifestaram a favor. Palocci se manifestou a favor, Alckmin também. A longo prazo, maravilha, a curto prazo, uma merda, principalmente politicamente.

Por isso a importância de garantir o apoio do PMDB agora, para qualquer candidato. Para fazer isso tudo, só com uma maioria bem, bem grande.

Friday, April 28, 2006

Lula

Lula está alegrinho demais. Pode até ganhar por WO, mas não pode achar que está tudo bem, que não teve crise, que tudo foi perda de tempo. O fato é que Lula fez uma merda sem tamanho na negociação das alianças no Congresso. Lembremos: Lula disse que daria um cheque em branco para Roberto Jefferson. O pior não foi ter dito isso, o pior foi ter dado.

É bom saber que ele tem um plano

Para puxar o saco de Chávez, Evo Morales vai tirar a Bolívia do pacto andino (o Mercosul dali de cima, mais ou menos), em protesto por que Colômbia e Peru vão assinar tratados de livre-comércio com os EUA. Até aí, tem o direito.

Mas anuncia que, como alternativa ao Pacto Andino, vai se aproximar do Mercosul. Bom, aí, talvez fosse melhor não estatizar as empresas brasileiras, nem ficar o tempo todo chamando o Brasil de imperialista.

Sei lá, eu acho.

A classe do estadista

Alan García, ex-e-talvez-futuro presidente do Peru, disse que Chávez é um "sem-vergonha", ao que Chavez respondeu que "sem-vergonha é tu".

Juros da China

Aumentou a taxa de juros na China. O objetivo é dar uma segurada na economia, que está crescendo demais. Há uma suspeita de que os bancos estão emprestando para umas roubadas.

Mas, pelo que entendi nessa matéria, o governo chinês pode vacilar, por motivos políticos, em persistir na tentativa de garantir uma aterrisagem suave para a economia chinesa. Daí o risco de uma aterrisagem não suave, também conhecida como catástrofe miserável. Ah, bom.

Thursday, April 27, 2006

Mais link

Por sugestão do Zé, aí vai mais um link: o Código Aberto, ligado ao Observatório da Imprensa, dedicado ao jornalismo na Internet. Parece bacana.

Wednesday, April 26, 2006

Amapá

Olhem só essa, tirada do Fernando Rodrigues (publicada originalmente pela Folha do Amapá):

“A administradora de empresas Cristina Almeida deixou a superintendência do Incra do Amapá para enfrentar José Sarney na disputa pelo Senado. Ela foi secretária estadual de Indústria e Comércio e secretária municipal do Meio Ambiente, mas, de volta à Assembléia Legislativa, onde é funcionária, foi lotada na seção de limpeza do setor de Serviços Gerais. A humilhação foi imposta a Cristina, que é negra, pelo presidente da Assembléia, deputado tucano Jorge Amanajas, aliado do senador José Sarney”.

“Cristina Almeida é filiada ao PSB. Foi nomeada secretária estadual de Indústria e Comércio pelo governador João Capiberibe. Voltou a Assembléia dia 31 de março. Pior do que estar faxinando é ser obrigada a ficar sem ter o que fazer durante todo o expediente, em uma minúscula sala”.
“A vingança é porque ela como superintendente do INCRA, entrou na justiça federal para reaver terras griladas pelo presidente da Assembléia Jorge Amanajás e por outros deputados”.

Novos Links

Atualizei os links aí do lado. Os blogs que já estavam tiveram seus endereços atualizados (Noblat e Rodrigues). Tirei o Paul Krugman por que agora precisa pagar. Adicionei o Becker-Posner blog, de dois liberaizões inteligentes pra cacete (o Becker tem Nobel). Acrescentei o Contas Abertas (ver post abaixo) e o link dos Social-Democratas Cubanos. E, finalmente, pus um link para um site legal, que converte documentos em PDF on-line, muito bom.

Ah, e finalmente acrescentei o Amiano Marcelino!

PSDB e PFL

As tensões entre PFL e PSDB levantam uma questão interessante: será que a aliança entre os dois partidos dura por mais muitos anos? Ela foi formada exclusivamente para derrotar Lula em 1994. Em 2002 rompeu-se, pela brincadeira do Serra de apoiar o glorioso Jader Barbalho para a presidência do senado. Agora voltou novamente como anti-Lula, mas com uma diferença importante.

Em 1994, Lula tinha um patrimônio de prestígio imenso: pela honestidade, por ter perdido para o recém-impichado Collor, e por que, na verdade, a opinião pública estava mais à esquerda. Daí que o PFL, metido em todas as sacanagens desde a época do Império Mongol, principal força de sustentação de Collor (o PFL, não o Império Mongol, coitado), e, na medida em que tinha alguma ideologia, de direita, precisava de uma aliança de centro-esquerda. FHC, honesto, salvo da aliança com Collor por Covas, e meio esquerdoso, era perfeito.

Hoje Lula tem um governo corrupto, o PT perdeu respeitabilidade à esquerda (o que foi bom, na minha opinião), e ninguém mais lembra de Collor. FHC tem menos popularidade ainda que Lula (pelas últimas pesquisas), e o PSDB tem vários tetos de vidro constrangedores. Entretanto, como o PFL é organicamente incapaz de produzir um candidato com cara de que vai demorar mais de quinze minutos para roubar nossos rins para vender para transplante, a cabeça de chapa da aliança ainda é do PSDB: Alckmin, honesto (bom, comparativamente), com algum legado do Covas, etc.

Mas os interesses de PFL e PSDB divergem em vários pontos. O PFL tem que ser mais radical contra Lula (e é) por que esse apoio a Lula nas áreas mais pobres fere o PFL lá onde ele sempre foi mais forte. Ao mesmo tempo, agora que Lula não tem mais prestígio junto ao eleitor de classe média, para que o PFL precisa do apoio do PSDB? Nesse exato momento, o PFL tem as prefeituras de SP e RJ.

Eu acho que é por isso que o PSDB não afunda o Lula de vez. Por que não quer ficar sozinho com o PFL.

Boa iniciativa

Muito legal essa iniciativa aqui: o Contas Abertas, do UOL. Os caras dão notícias sobre como é gasto o orçamento, realmente bacana. A notícia de hoje, sobre o quanto é gasto pela União com bicho decorativo é uma beleza.

Hoje vou mudar os links aí do lado e esse deve entrar.

Tuesday, April 25, 2006

César Maia

O César Maia está desistindo do Alckmin, o que eu acho que é uma burrice. Naturalmente, se todo mundo desistir dele, ele perde, mesmo, mas isso não vai provar que foi uma boa idéia abandoná-lo.

O CM perdeu um pouco de credibilidade com a bomba da semana santa, que acabou sendo meio esquisita. Eleitoralmente, muito do que ele diz faz sentido. A alternativa mais fácil para a oposição é pedir o impeachment e rezar para colar. Mas:

1) Eu acho que se Lula cai vertiginosamente, o voto das classes C,D e E não vão para Alckmin. Talvez Garotinho.

2) Nada garante que o Impeachment cole. Nenhum dos relatórios até agora implicam Lula (o que, evidentemente, não quer dizer que ele seja inocente), o que quer dizer que outra investigação será necessária. Na acusação de Jefferson, ele estava praticamente limpo; se apresentarem à população que Lula é safado, por que quando soube do mensalão mandou parar mas não denunciou à polícia, isso deve fazer subir a popularidade do sujeito. E em termos populares, a corrupção que derruba, mesmo, é o nego gastar a grana da merenda escolar em cachaça, como fazia o Collor. A popularidade é alta, a economia vai bem (duas coisas que iam muito mal com Collor).

3) A maior indicação de que o Impeachment deve dar errado é que é apoiado pelo PPS. Em que o PPS apostou certo até hoje? Na invasão do Afeganistão?

4) Se o Impeachment não colar, a oposição se fode de verde e amarelo. Lula joga a carta de vítima de golpismo e se consagra.

5) Deixando de lado o aspecto eleitoral, acho que tem gente responsável na oposição que sabe que a polarização sugerida pelo César Maia é contraproducente do ponto de vista da economia, da estabilidade, e de outras coisas que interessam à elite brasileira (e também ao povo, mas pra isso todo mundo está pouco se fudendo).

6) O CM é prova de que você sai do PCB, mas o PCB não sai de você.

Wednesday, April 19, 2006

César Maia e o sigilo de Okamotto

César Maia está a um passo de cometer um crime, como notou o Zé. Divulgou os números das contas de Okamotto, que, segundo ele, foram obtidos por um repórter distraído com gravador ligado. Essa gravação eu queria ouvir, o Okamotto dizendo 'A proposito, Lulinha, minha grana de sacanagem está todas nas seguintes contas...', ou 'caralho, ainda bem que a CPI não descobriu que o número das minhas contas com dinheiro sujo é...', ou ainda 'pra ganhar na mega sena vou jogar nos números da minha conta pra sacanagem, lá vai...'

Tudo indica que CM tem dados bancários do Okamotto. Se for verdade, divide cela com Palocci.

PS: a justiça, sim, deveria quebrar o sigilo de Okamotto.

PSdoB: o CM é, apesar de tudo, o melhor prefeito que o Rio teve em anos, e o mesmo vale para Palocci, Brasil, ministro da fazenda. Mas deviam os dois ir em cana. E nos dois casos, bela merda, olhem quem era a concorrencia.

Tuesday, April 18, 2006

Dica cinematográfica (II)



"V de Vingança". Como eu gostava muito do gibi, vou falar mais sobre esse.

O gibi tem informação demais pra um filme de 2 horas. Achei o filme meio corrido. A ação se passa ao longo de um ano, mas não dá a impressão de que passou esse tempo todo. E eles deram uma amenizada na história, o que deve explicar por que o Alan Moore, que escreveu o gibi, não quis ser associado ao projeto. Agora, pra quem gostava do gibi, ver a coisa em movimento é bem legal. Gostei muito de ter ido. E filme que só tem ator bom quase sempre é legal.

O filme foi muito criticado por apologia ao terrorismo. Bom, é terrorismo contra um governo facista 1984, não tem alvos civis (a TV facista é, sem dúvida, um alvo militar), as explosões são à noite em prédios vazios. O terrorista é um sobrevivente de campo de concentração. Se alguém acha isso comparável ao 11 de Setembro, eu acho que é ele que está fazendo apologia do terrorismo.

Dica cinematográfica (I)

"O Plano Perfeito", de Spike Lee. O problema é que eu não consigo comentar sem contar. Mas é muito bom.

Glass Engine

Querem ver um negócio maneirinho? É o Glass Engine, projeto da IBM para colocar a música do Philip Glass na Internet. Eu acho "The Hours" um dos troços mais bonitos que eu já ouvi na vida (o filme também é legal, mas a música é melhor).

Dica Musical

"I fought in a war", Belle and Sebastian.

Monday, April 17, 2006

Olavúnculo

Eu bem que falei:

"Olavão, meu amigo, o professor, de fato!, Olavo de Carvalho"

Quem disse isso? Ora, quem mais?

A surpresa de César Maia

Aparentemente, a surpresa prometida pelo César Maia era a seguinte:

"O prefeito César Maia (PFL), do Rio de Janeiro, está de posse de dados sobre a movimentação financeira de Paulo Okamotto, presidente do Sebrae e uma espécie de tesoureiro informal da família Lula da Silva. Ainda não decidiu se os divulgará ou não"

Do blog do Noblat.

Conclusão da Enquete

Se todos os eleitores mantiverem seus votos para o segundo turno, a única esperança para Ciro Gomes é ganhar o voto do Ed e mandar o jogo para a decisão na purrinha.

Perfil por candidato

Nossos dados mostram que o eleitorado de Tarso Genro tende a ser dividido em dois grupos: os que já perceberam que o negócio vai pro caralho, e foram morar em outro país, e os que ainda estão no meio do caminho para o Uruguay (Curitiba). Os eleitores de Ciro, por outro lado, são mais radicais ainda, e habitam, todos, São José dos Campos, certamente somente esperando que alguém faça um foguete para eles se mandarem do planeta. Já o Ed mora na casa dele.

Os eleitores de Ciro tendem a ser mais carecas e mais altos do que os de Tarso, em um caso interessante de identificação eleitor/candidato.

Os eleitores de Tarso, por sua vez, se caracterizam pelo seu apego ao passado. Um fez tese sobre um brasileiro do século XIX e o outro, sobre o Império Romano. O preocupante interesse por sociedades escravocratas entre os eleitores de Tarso certamente merece ser analisado por pesquisas posteriores.

Em geral, o Ed tende a ser um japonês meio gordo e gente boa, mas nesse caso deve-se tomar cuidado com a margem de erro.

Resultados - Perfil do Eleitorado

Nossa imensa amostra nos permite inferir algumas conclusões indiscutíveis sobre a população brasileira em idade de votar.

Segundo nossos dados, a distribuição geográfica de nossos eleitores é:

Itália: 25%

Curitiba: 25%

São José dos Campos: 25%

Casa do Ed: 25%

O que nos surpreendeu foi a descoberta de que absolutamente ninguém no Brasil mora nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, que se encontram completamente despovoadas. Isso talvez explique por que os dois candidatos mais votados são de fora do eixo Rio-SP. Trata-se, sem dúvida, de uma péssima notícia para as candidaturas Garotinho e Alckmin.

Os dados mostram também que os brasileiros são, em geral, muito estudados, mas duros. 100% dos brasileiros têm curso superior, mas, como são em matérias como ciências sociais e história antiga, ninguém tem um puto. As perspectivas da economia, portanto, não são boas para os próximos anos.

Mas o dado mais preocupante foi, sem dúvida, a total ausência de mulheres na população brasileira. Sem dúvida, esta deve ser a primeira preocupação do próximo presidente, seja ele quem for.

Resultado (I)

O resultado da nossa eleição para candidato sem ser o Lula fictício é:

Tarso Genro: 50%

Ciro Gomes: 25%

Voto do Ed: 25%

O que exige segundo turno, visto que são necessários 50% MAIS UM para decidir no primeiro turno.

Friday, April 14, 2006

AAAAHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu sempre achei o informativo do César Maia muito ruim, muito mal escrito; mas de vez em quando sai algo legal. Sempre pensei que os melhorezinhos deviam ser escritos pelo CM, mas o resto seria obra de algum assessor vagabundo. No final do boletim sempre tem um "Pesquisa e Edição : JCM". Achei que JCM fosse alguma empresa de comunicação, fui ver que merda era essa e descobri o que quer dizer JCM.


Abandona esse corpo que não te pertence!
Abandona esse corpo que não te pertence!
Abandona esse corpo que não te pertence!
Abandona esse corpo que não te pertence!
Abandona esse corpo que não te pertence!

O "se"

E se Lula desistisse? Quem você acha que deveria ser o candidato? Peço aos três ou quatro leitores habituais do blog que votem. Vou ficar três dias sem postar para vocês votarem. Aí vai uma lista, mas podem acrescentar outros nomes, e podem votar em anonimato.

a) Ciro Gomes
b) Mercadante
c) Tarso Genro
d) Marina Silva
e) Suplicy
f) Mantega

Boato

O artista anteriormente conhecido como blog do ex-pai do Rodrigo Maia informa que, por esses dias, estoura uma informação que impedirá Lula de concorrer.

Pode ser, mas depois que ele disse que uma viagem internacional do Palocci era obviamente uma tentativa de fugir para o exterior, sabe-se-lá o que passa pela cabeça do sujeito.

Thursday, April 13, 2006

Itamar

Aí é foda. O PMDB se afirma como excrescência mais abjeta da política brasileira: haverá prévia entre Garotinho e Itamar? Depois disso, o que falta? Melhor não perguntar.

Itamar é um sujeito que se elegeu como vice do Collor, fez merda durante um ano e renunciou em favor do FHC (o que foi bom). Devia ter ficado em silêncio depois disso.

Como disse a The Economist, Itamar deixou sua marca na história brasileira como os pombos deixam marcas sobre os monumentos.

Denúncia dos 40

A denúncia do MP é muito melhor do que o relatório da CPI. É importante que não tenha dito que o esquema descoberto é o mensalão, por que deixa em aberto que alguém, quem sabe, um dia, investigue o que foi o mensalão.

Tuesday, April 11, 2006

Pesquisa CNT/Sensus

Eu acho que o Lula vai acabar levando porrada por causa do Mensalão, mas acho que ainda não foi desta vez. Como se vê no blog do Fernando Rodrigues, que cita o jornalista José Roberto de Toledo, a Sensus não fez pesquisa em Março: está dando a queda que os outros institutos deram um mês atrás.

Aguardo ansiosamente o boletim do César Maia de amanhã. Quando a pesquisa é favorável ao Lula, ele critica até o fato de um pesquisador em Olaria estar gripado; quando a pesquisa é favorável a ele, até "quem gosta de mim levanta a mão" entre as tias dele conta como pesquisa.

Mas não estou comemorando, não. Feita a exceção ao Garotinho, eu acho que o pior resultado possível para a eleição é o PT ganhar por WO, como FHC ganhou em 1998.

Troféu "Que Bonito!" 2006

Esse ano todos os troféus saem cedo. Mas dificilmente algo vai bater isso aqui.

Nada mais me impressiona

Para ser honesto, não estou muito impressionado com as denúncias contra o Alckmin, não. A dos vestidos é ridícula. A do chinês é mais séria, mas, para o padrão em que está a coisa, também não me assusta, não.

A corrupção que pode ter havido no PSDB o PT não vai denunciar: privatização, vazamento de informação sobre a desvalorização do real, etc. Não sei se houve corrupção aí, não; mas se tiver havido, foi aí. Agora, se o Lula denuncia isso, corre o risco de descambar para o populismo econômico, e aí se enterra.

Da mesma forma, acho que a corrupção séria que ocorreu no PT não foi investigado, como disse nos posts abaixo. Se o PSDB denuncia isso, nunca mais consegue uma maioria parlamentar na vida.

Enfim, concordo com a Teresa Cruvinel:

"O que eu vou dizer agora vocês não gostam mas é a pura verdade: os métodos da política são muito parecidos, cada partido apenas lhe empresta sua cultura. Os tucanos, sofisticados, fazem as coisas com zelo. Os pefelistas, mais ainda, têm um largo know-how, afinal foram muitos anos no poder. Já os petistas, novatos e deslumbrados, fazem lambança, deixam a anágua aparecer. Mas no fundo, os métodos são os mesmos. Não é conformismo não, nem estou querendo justificar nem uns nem outros. Mas como não podemos voltar ao primitivismo e o anarquismo nada resolveria, vamos depurando esta elite política na medida do possível. Cada um combatendo o seu combate, fazendo o que pode em seu papel"

Monday, April 10, 2006

Troféu "Cenário de Pesadelo" 2006

Vai para o Zé, que aventou, no comentário ao post abaixo, a possibilidade de uma chapa Garotinho com Alckmin como vice. Claro, poderia haver chapas com nomes piores: Garotinho-Enéias, Garotinho-Rodrigo Maia, Garotinho-Satã, Garotinho-vírus ebola, mas nenhuma delas teria chance de ganhar. O Alckmin (a quem, repito, não faço maiores objeções) seria o passaporte para o Garotinho.

Saturday, April 08, 2006

Datafolha

Por essa eu não esperava. Na pesquisa do Datafolha, Lula e Alckmin oscilaram pra baixo (dentro da margem de erro) e a porra do Garotinho subiu. Já se fala em lançar Serra para a presidência (eu acho isso uma lambança miserável).

É cedo pra enterrar o Alckmin. Mas, realmente, ele precisava ter começado melhor.

O Fernando Rodrigues, pra mim, matou a charada. O problema das acusações de corrupção são os mensageiros. Eu posso achar que o PT merece perder, mas daí a achar que o PFL merece ganhar, é outra história.

A melhor analogia é a eleição de 98. Em 98, todo mundo bem-informado sabia que a política cambial tinha sido uma desgraça miserável, o Ciro gritava isso na TV todo dia. Mas todo mundo acabou votando no FHC, por que, afinal, quem era o PT pra falar de boa política econômica?
Agora todo mundo sabe que o governo Lula é corrupto, mas quem é o PFL...?

E já declaro que farei voto útil em qualquer coisa que impeça a vitória de Garotinho.

Muito bom

Fernando Rodrigues, na Folha:

"O PFL acusando os outros de corrupção lembra um folheto da Fifa sobre jogo limpo ("fair play") na Copa do Mundo de 1994. Para ilustrar a desejável cordialidade entre os jogadores, colocou uma foto de Serginho Chulapa ajudando um adversário. Simplesmente não cola. O marqueteiro que fez o livreto para a Fifa deve hoje trabalhar para o PFL"

Wednesday, April 05, 2006

Mensalão (II)

E o bonito é que com isso ficam cassados: Dirceu por ter subornado indivíduos não definidos, Jefferson por tê-lo denunciado (o motivo oficial foi esse), e o Pedro Corrêa por ser uma besta. A crer nos resultados da CPI, Dirceu subornou Corrêa, Jefferson não gostou, e o país parou por um ano.

Mensalão (I)

Da série: falando sobre o que não li.

Eu acho que o relatório da CPI é uma besteira. Não é que não seja verdade que aquela galera recebeu grana do Marcos Valério por baixo dos panos, e jamais botarei um pelo do suvaco no fogo pela legalidade desse dinheiro. Agora: isso aí que descobriram não é o mensalão, não.

Deixando de lado a questão de saber se a grana era mensal: segundo o Jefferson, o mensalão era grana para comprar apoio nos partidos da gloriosa frente PP, PTB e PL. Agora vejam os acusados do relatório: Professor Luizinho, João Paulo, isto é, tudo gente do 'inner circle' petista, gente que o Lula não precisava comprar de jeito nenhum. Não faz nenhum sentido esses caras receberem mensalão; mas faz todo sentido terem acesso privilegiado (por sua proximidade com a direção do partido) à grana arrecadada com caixa 2 ou outras sacanagens.

Não estou dizendo que não houve mensalão! É perfeitamente possível que tenha havido. Agora, em nenhum momento investigaram isso. O primeiro passo era, naturalmente, passar o rodo no PP, PTB e PL, o que significava uma carnificina de 70, 80 mandatos. Ninguém vai fazer isso, até por que, o PFL conta com o apoio dessa turma no futuro.

Se é pra procurar dinheiro do suborno, evidentemente, é mais fácil achar com quem recebeu. Mas ninguém nem começou a procurar isso.

Daí eles saíram fuçando só as contas dos caras do governo, e descobriram uma sacanagem, mas que era OUTRA sacanagem (ali sacanagem é o que não falta). E pra não fazer feio chamaram essa sacanagem de mensalão.

E aí, quem é que quer começar a cassar por caixa 2?