Wednesday, April 05, 2006

Mensalão (I)

Da série: falando sobre o que não li.

Eu acho que o relatório da CPI é uma besteira. Não é que não seja verdade que aquela galera recebeu grana do Marcos Valério por baixo dos panos, e jamais botarei um pelo do suvaco no fogo pela legalidade desse dinheiro. Agora: isso aí que descobriram não é o mensalão, não.

Deixando de lado a questão de saber se a grana era mensal: segundo o Jefferson, o mensalão era grana para comprar apoio nos partidos da gloriosa frente PP, PTB e PL. Agora vejam os acusados do relatório: Professor Luizinho, João Paulo, isto é, tudo gente do 'inner circle' petista, gente que o Lula não precisava comprar de jeito nenhum. Não faz nenhum sentido esses caras receberem mensalão; mas faz todo sentido terem acesso privilegiado (por sua proximidade com a direção do partido) à grana arrecadada com caixa 2 ou outras sacanagens.

Não estou dizendo que não houve mensalão! É perfeitamente possível que tenha havido. Agora, em nenhum momento investigaram isso. O primeiro passo era, naturalmente, passar o rodo no PP, PTB e PL, o que significava uma carnificina de 70, 80 mandatos. Ninguém vai fazer isso, até por que, o PFL conta com o apoio dessa turma no futuro.

Se é pra procurar dinheiro do suborno, evidentemente, é mais fácil achar com quem recebeu. Mas ninguém nem começou a procurar isso.

Daí eles saíram fuçando só as contas dos caras do governo, e descobriram uma sacanagem, mas que era OUTRA sacanagem (ali sacanagem é o que não falta). E pra não fazer feio chamaram essa sacanagem de mensalão.

E aí, quem é que quer começar a cassar por caixa 2?

No comments: