Tuesday, February 28, 2006

O artista anteriormente conhecido como César Maia

O "ex-blog" do César Maia produz um informativo chamado Informação e Opinião, que quem quiser assinar pode fazê-lo clicando aqui. Como se sabe, o blog foi cancelado por que ocorreu à população que o prefeito postava tanto que não devia estar governando muito, não. O informativo tem cara de ser feito por assessores, principalmente por que o blog era mais bem-escrito.

Na última edição há uma análise das últimas pesquisas para presidente. Lembremos que o mesmo blog havia contestado uma pesquisa da CNT/Sensus que dava o Lula na frente, e os mesmos resultados apareceram nos outros institutos uma semana depois. Daí a necessidade do César Maia dar alguma satisfação a seus leitores.

Antes de mais nada, esclareço que acho excelente que o César Maia tenha blog, e que a direita brasileira tenha um quadro que, de alguma forma, participa do debate com disposição.

Mas a análise da pesquisa é fraquinha, fraquinha. Senão, vejamos:

"Marcar nomes que tem um alto "recall" por terem sido candidatos, é natural. Mas quando se observa a flutuação que os institutos apresentam nos cruzamentos de votos, por gênero, idade, renda e instrução, e se compara com a flutuação do resultado final, se vê que não é possível."

Supõe-se, portanto, que César Maia mostrará números que, se considerados em conjunto, tornam altamente improvável a vantagem agregada de Lula sobre Serra. Os números apresentados são:

- A vantagem de Lula sobre Serra é de 14 pontos entre os homens e 2 pontos entre as mulheres. Segundo o prefeito, "Fatos como esse ocorrem, mas são muito raros". Deixando de lado o fato de que diferenças entre grupos são a regra, não a exceção, na competição partidária internacional (vejam os dados sobre democratas e republicanos, por exemplo), isso não prova, de jeito nenhum, que o resultado agregado é impossível ou improvável. Minha suspeita é que as mulheres estejam valorizando mais o aspecto moral e os homens mais o emprego. De fato, o governo Lula é especializado no que nos EUA são considerados "daddy's issues", como economia, e se dá mal nas "mommy's issues" como educação, honestidade, etc. Dado o que sabemos sobre o governo, a diferença só não deve ser maior por causa do Bolsa-Família.

- A conclusão do Datafolha de que grande parte da vantagem é devido aos beneficiários do Bolsa-Família, segundo o prefeito, é "apressada", por que vários dos programas fundidos no Bolsa-Família já existiam. Isso é ignorar a grande expansão da cobertura do programa nos anos recentes, mas deixando isso de lado: mesmo se a tese do prefeito for correta, não tem qualquer implicação que demonstre que os resultados da pesquisa estão errados.

- A idéia de que a campanha de Lula está surtindo efeitos é errada, segundo Maia, por que a campanha precoce apenas piora sua imagem junto ao eleitorado. Não são apresentados dados para comprovar esta tese, mas, mesmo se houvessem, isto seria uma refutação de uma explicação para os resultados, não uma refutação dos resultados.

- Lula não pode ter melhorado, segundo o prefeito, por que seu desempenho nas perguntas sobre seu governo não melhorou. Bom, mas como FHC descobriu em 98, por mais que o eleitor esteja de saco cheio, você não perde se não perder para alguém. O mesmo eleitor que continua de saco cheio com o Lula pode ter desanimado quando começou a conhecer os adversários.

- Curiosamente, o único ponto da pesquisa que o prefeito acha positivo é o que mostra Lula se dando desproporcionalmente bem no Nordeste. É sempre meio esquisito quando se contesta todos os resultados de uma pesquisa menos o que o beneficia, mas, enfim. E, naturalmente, isso não refuta os resultados agregados.

c.q.d

No comments: