Friday, February 17, 2006

Serra

De acordo com o Globo de hoje, um encontro de tucanos com empresários pintou um quadro interessante do debate econômico hoje em dia. Armínio Fraga defendeu a política econômica do governo, que apresentou (corretamente) como continuidade com a do governo anterior (bem entendido, com a gestão Armínio Fraga, não com o Plano Real). FHC fez as considerações gerais de sempre, mas fez uma boa cobrança contra os empresários ("Onde estavam vocês para defender a reforma da previdência?"). E Serra repetiu a idéia de que "O PT pegou o governo com céu de brigadeiro, nenhuma crise internacional, e cresceu menos que todo mundo").

É isso que me preocupa no Serra: ele tem que assinar uma carta ao povo brasileiro. O céu podia estar de brigadeiro, mas o avião estava em chamas e já dava pra ver o chão, e parabéns ao Palocci por perceber que o negócio era continuar fazendo o que o piloto anterior (o Fraga) estava fazendo. Lula viveu, sim, uma crise de mercado emergente que poderia ter sido pior que a Coreana, a Mexicana e a Russa: a Brasileira.

E a idéia de que a economia mundial está um negócio totoso é besteira. O crescimento está alto, mas as tensões da economia americana (bolha imobiliária, dívida pública, eventual crise previdenciária) e o petróleo mais caro que nunca produzem nuvens que podem até não chover, mas estão para a crise da Tailândia como o Tsunami está para o Serra peidando na piscina. Se não der em nada, maravilha, graças a Deus, parabéns para a competência das autoridades americanas; mas se der merda, é melhor que a gente não tenha acabado de se endividar para financiar nossas exportações para os EUA.

Torçamos para que o governo Lula fique famoso por ter sido excessivamente conservador. Será sinal de que uma merda miserável foi evitada (não pela gente, bem entendido).

No comments: