Mas o mais assustador no debate econômico não é o debate entre keynesianos e monetaristas, é a ausência total de Schumpeter, o grande teórico da inovação tecnológica. A ação estatal pelo desenvolvimento não virá de dar dinheiro pra empreiteira, mas de criar um sistema nacional de inovação bem bolado. Mas vejam só o que saiu na Folha:
"Indicador de patentes da indústria que a Unicamp divulga nesta semana mostra outro retrato do atraso do setor na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ao já conhecido fato de a indústria brasileira patentear poucos produtos, a pesquisa acrescenta outro: nossas patentes são registradas por setores tradicionais, fora do eixo de alta tecnologia em que elas se concentram nos países desenvolvidos.
O setor de máquinas e equipamentos é o campeão em registro de patentes entre as áreas que compõem a indústria de transformação no Brasil, o que sugere que ele deve estar também entre os que mais inovam na indústria brasileira. Áreas de ponta, como farmácia, biotecnologia e comunicações, sequer estão no ranking dos dez maiores "patenteadores"."
E o que a universidade brasileira tem a dizer sobre isso? Que precisa de mais dinheiro pra fazer a mesma coisa que está fazendo. Aí é foda.
Monday, January 29, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment