Wednesday, January 31, 2007

Unger e a Educação

Propostas do Mangabeira para a educação, formuladas em um artigo publicado na Folha em Dezembro:

"1. Assegurar piso salarial e plano de carreira aos professores em todo o país. O governo federal tem de se acertar com os Estados e Municípios e completar a diferença para as entidades federadas mais pobres.
2. Construir sistema nacional de "escolas normais" e de faculdades de educação para formar e atualizar os professores ao longo de suas carreiras, não só no início.
3. Medir várias vezes por ano o desempenho de todas as escolas. Discutir os resultados no país e em cada comunidade. O monitoramento não é apenas para suprir falhas. É também para propagar as inovações locais bem sucedidas.
4. Ter o governo federal como intervir e consertar quando, em períodos seguidos, o desempenho seja inaceitável.
5. Focar a formação dos professores e os textos escolares na pedagogia das operações conceituais básicas: análise de problemas, interpetação de textos, formulação de argumentos, uso de fontes de pesquisa.
6. Engajar as associações de pais no trabalho das escolas e na execucão de um plano de estudo para cada criança. E quando a família não tiver condições para participar, designar professor ou membro da comunidade que faça as vezes desse acompanhamento familiar.
7. Combinar o ensino direto com o ensino à distância e com a comunicação entre escolas. Cada estudante deve receber computador simplificado, ligado a rede nacional de internet pública dedicada à educação.
8. Oferecer programas especiais aos alunos, sobretudo pobres, mais talentosos e esforçados. Tais programas sacodem a mediocridade satisfeita. Acordam a genialidade calada."

No comments: