Monday, January 29, 2007

Paloccismo sobrevive

Mas parece ainda haver defensores do paloccismo (como este blog) dentro do governo. Diz Tarcisio Godoy, secretário do Tesouro, também na Folha:

"FOLHA - O Tesouro Nacional vai apresentar uma proposta de reforma ao fórum criado para discutir mudanças na Previdência?

GODOY - Vamos advogar e mostrar que uma Previdência não equilibrada no longo prazo pode ter um custo muito maior para a sociedade. Vamos também discutir e apresentar qual é o melhor modelo de equilíbrio e sustentabilidade para a Previdência.

FOLHA - Esse modelo implica estabelecer uma idade mínima para aposentadoria?

GODOY - Defendemos, sim, que o modelo teórico inclua a idade mínima. É óbvio que um modelo que tem uma idade de aposentadoria muito baixa, que é o atual, e uma expectativa de vida aumentando tem um custo. Mas todos esses pontos serão discutidos pelo fórum.

FOLHA - O sr. defende a desvinculação entre o valor dos benefícios e o salário mínimo?

GODOY - O fato de o salário mínimo ser vinculado ao benefício da Previdência cria rigidez adicional e, nesse caso, ineficiências de financiamento. Ou o salário mínimo cresce num valor abaixo do possível ou o déficit na Previdência terá de ser suportado por tributos. "

No comments: