Thursday, February 22, 2007

Iraque

Pelo que ando lendo, há três opções para a estratégia americana no Iraque no momento:

1 - A escalada, isto é, a tentativa de corrigir a falta de tropas que caracterizava a desastrosa estratégia de Rumsfeld. Com tropas suficientes, os americanos poderiam reprimir os insurgentes e o governo Iraquiano teria condições de pelo menos tentar funcionar. Essa solução provavelmente seria a melhor, se não fossem dois fatores: 1) o número de tropas enviadas por Bush ainda é pequeno. A estimativa dos que antes criticavam Rumsfeld é que seriam necessárias duas ou três vezes o número da escalada atual para manter o Iraque estável. Mas, a essa altura do campeonato, Bush precisaria reinstaurar o alistamento obrigatório, o que não seria aceito pela população americana. e 2) o atual governo Iraque é suspeito de ser parte ativa na Guerra civil ao lado dos xiitas, o que quer dizer que o engajamento americano não poderia ser simplesmente de defesa do governo Iraquiano.

2 - A partição: isto é, acabar com esse negócio de Iraque. O Curdistão, que é autônomo e estável desde os anos noventa, ficaria entregue aos Curdos, o Sul aos xiitas, o centro aos sunitas. A separação não precisaria ser total: o Iraque poderia sobreviver como uma federação sem poder algum sobre as províncias. Os problemas dessa solução são óbvios: a Turquia não quer a independência Curda, e sabe-se lá o que aconteceria se o grande território xiita se aliasse ao Irã xiita.

3 - A retirada, com a consciência de que o Iraque mergulharia no caos. Considerando-se que a guerra civil é inevitável, deixa-se que ela se resolva com os massacres habituais, e toma-se uma posição a partir daí. Os americanos conservariam bases no Curdistão e no Afeganistão, para qualquer emergência. Deixando de lado o pequeno detalhe do genocídio inevitável, os EUA perderiam completamente qualquer vestígio de credibilidade internacional, e mesmo as oposições pró-ocidente ao redor do mundo passariam a procurar ajuda em outro lugar, talvez na Europa.

Se alguém tiver alguma solução, cartas para The White House, 1600 Pennsylvania Avenue NW, Washington, DC 20500.

No comments: