Thursday, February 15, 2007

Venkatesh e as Gangues

Um dos melhores livros que existem sobre gangues de rua nos EUA é American Project, do Sudhir Alladi Venkatesh. Venkatesh havia sido assistente de pesquisa do grande William J. Wilson, autor do clássico The Truly Disadvantaged. Ambos se especializaram em pesquisar guetos negros americanos, em especial o Robert Taylor Project de Chicago (que lembra um pouco Cidade de Deus, no Rio). Vale a pena ler os dois. Mas o que vamos abordar aqui é um tema que Venkatesh analisou juntamente com Steven Levitt (do Freakonomics): as finanças as gangues de tráfico de drogas.

Venkatesh conseguiu botar a mão em um verdadeiro tesouro, o livro-caixa da gangue que ele estudava (se não me engano, os Black Kings). Lewitt analisou as contas dos caras e concluiu que:

1 - O soldadinho do tráfico, o "avião", ganha mal, mais ou menos o que ganharia no mercado de trabalho em um emprego normal, e tem várias vezes mais chance de morrer assassinado do que seus pares no mercado legal com o mesmo nível educacional.

2 - Já o gerente de boca ganha bem mais do que ganharia no mercado com seu nível educacional. Por isso, ninguém entra nesse negócio se não for com a intenção de subri na organização.

3 - Como é que se sobe na organização? Sendo bicho solto: normalmente, atacando o território dos adversários da gangue.

4 - Mas a guerra é, para a gangue, terrível: a lucratividade cai enormemente, e os prejuízos são recorrentes.

5 - Portanto, o sistema é instável: não há lucro para a empresa durante a guerra, mas é do interesse dos funcionários começar a guerra o tempo todo. Daí o caos que é a briga de quadrilhas, nos morros cariocas, por exemplo.

Estou explicando tudo isso de cabeça, se alguma coisa estiver errado, peço desculpas. O artigo original está aqui.

No comments: