Thursday, May 03, 2007

MST na The Economist

Boa reportagem sobre o MST na The Economist. Surpreendentemente razoável com relação à reforma agrária, e crítica com relação à idéia alucinada do Stédile de fazer o agronegócio o novo inimigo. Eu e quase todo mundo somos contra o latifúndio improdutivo, mas quem é contra o agronegócio em si? Me refiro ao setor econômico como um todo, não a eventuais abusos que existam em áreas espécíficas.

Se o agronegócio é ruim para o meio ambiente, que sofra fiscalização do IBAMA e seja invadido pelo Greenpeace. O que o MST deveria estar fazendo é pensar em maneiras de articular a pequena propriedade familiar com o agrinegócio de maneira lucrativa para ambos.

2 comments:

Anonymous said...

Celso,

após uma leve intoxicação alimentar e uma gripe (simultâneas) consegui um pouco de saúde para trabalhar. O post de que te falei já está no ar no meu blog.

QVINTVS FABIVS PICTOR said...

Pensando bem, os interesses do MST, do Greenpeace e do IBAMA estão em oposição: O primeiro está em uma cruzada religiosa contra o "Diabo Verde" (Eucapytus Demoniacus), o segundo é uma espécie de YMCA eco-consicente, onde você pode viajar pra amazônia e comer umas gringas gastando pouco, e o IBAMA, finalmente tem uma agenda secreta que consiste em derrubar a amazônia pra fazer papel de modo que possamos assinar tudo em formúlários de 7 ou 9 vias...