Tuesday, September 13, 2005

Enquanto isso...

Graças a uma negociação política à la Severino, o deputado americano Don Young conseguiu do governo dinheiro para construir uma ponte, com quase o dobro da altura da ponte do Brooklin, ligando ao continente a ilha de Gravina, no Alaska, onde vivem 50 pessoas, e, vejam bem, 350 veados de rabo preto Sitka (parece sacanagem, eu sei).

O custo total da ponte é 230.000.000 dólares, e o projeto está sendo criticado pela espetacularmente batizada organização "Taxpayers for Common Sense".

O que eu acho mais bonito, em tempos de objetivos do milênio, é que o valor corresponde a mais ou menos 76.666.666 redes de mosquito no Malawi. Estima-se que uma rede de mosquito reduza em 20% a probabilidade de morte por malária, que mata uma criança a cada 30 segundos na África.

O exemplo dos EUA não foi dado para incentivar o anti-americanismo, até por que, quem mais inventaria algo como "Taxpayers for Common Sense"? E os americanos, como cidadãos particulares, dão muito dinheiro para a caridade internacional.

Nenhum dos países ricos, com a eterna exceção (de quem? quem? quem?) das social-democracias escandinavas, está cumprindo suas promessas de ajuda.

No comments: