Monday, September 19, 2005

O olavúnculo

Por sugestão (denúncia? queixa?) do Ed, fui checar o que o olavúnculo escreveu sobre o artigo do Alencastro. Enfim, aquilo. Suspeito que tenha razão ao defender a UDN. Mas no geral é o que é sempre: ele não escreve mal, ele mal escreve.

A chave do texto do Alencastro é: pode haver uma onda conservadora em consequência da derrocada do PT. Não há no texto do Azevedo nada que desminta essa afirmação. E seu texto obviamente a confirma. E anuncia: a reação não terá estilo.

Algumas semanas atrás, estava lá ele na coluna do Olavo de Carvalho do Globo, mesmo dia, mesma página, mesmo canto. Era chocante a diferença: a mesma paranóia, as mesmas opiniões alucinadas, mas um estilo profundamente enfadonho (e quem duvida que OC escreve estupendamente bem?), e uma atitude meio blasé que OC jamais teria portado em seus artigos. OC pode estar falando qualquer bobagem, mas tenho certeza de que sinceramente acredita estar falando sério sobre assuntos difíceis. RA nunca esconde que é um militante estudantil a quem o que realmente interessa são as picuinhas entre PT e PSDB. As tiradinhas de RA vazam de sua prosa travada sem jeito, suas citações (outro ponto forte do OC) são sempre um anti-clímax profundamente artificial, e seu texto só traz mais notícias: para os adversários, informam diretamente que são simiescas bestas-feras. Para os aliados, informa indiretamente que estão do lado das bestas-feras simiescas.

Parafraseando o que diz-se que o Lacerda disse sobre o Amaral Netto, Reinaldo Azevedo é a caricatura dos defeitos do Olavo de Carvalho.

No comments: