Tradicionalmente, os jornais britânicos se dividiam em tablóides e 'Broadsheets', os primeiros mais ou menos com a metade das dimensões dos segundos. Os tablóides (o engraçadíssimo The Sun, a pústula leprosa Daily Mail), em geral eram mais sensacionalistas, os broadsheets em geral mais sérios (Times e Telegraph, pela direita, Guardian e Independent, pela esquerda).
Mas eis que se chegou à conclusão de que o formato físico do tablóide era mais legal de ler, em especial para a massa que lê jornal no trem (em pé). Os broadsheets passaram então a virar tablóides. O grande evento foi a conversão do tradicionalíssimo The Times.
Agora o The Guardian vai virar tablóide, também. O novo modelo é esse aqui. Eu achava o antigo mais bonito, mas, enfim.
Saturday, September 10, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Eu acho que se o objetivo e agradar a galera no trem, o negocio e trocar artigos por notinhas, colunas por linhas e por ai vai. Acho que a midia impressa nao vai sair da crise porque as pessoas querem noticias no estilo MTV: notas rapidas, variadas, sem uma ordenacao especifica (em outras palavras, imposta pelo editor). O leitor pode fazer um 'scroll down' para seguir as estorias de seu interesse.
Grande Guto!
Pois e, eu tambem nao gostei, nao. Para os que leem tomando cafe, como eu, e um grande retrocesso. Enfim.
Post a Comment