Saturday, September 10, 2005

Novo Guardian

Tradicionalmente, os jornais britânicos se dividiam em tablóides e 'Broadsheets', os primeiros mais ou menos com a metade das dimensões dos segundos. Os tablóides (o engraçadíssimo The Sun, a pústula leprosa Daily Mail), em geral eram mais sensacionalistas, os broadsheets em geral mais sérios (Times e Telegraph, pela direita, Guardian e Independent, pela esquerda).

Mas eis que se chegou à conclusão de que o formato físico do tablóide era mais legal de ler, em especial para a massa que lê jornal no trem (em pé). Os broadsheets passaram então a virar tablóides. O grande evento foi a conversão do tradicionalíssimo The Times.

Agora o The Guardian vai virar tablóide, também. O novo modelo é esse aqui. Eu achava o antigo mais bonito, mas, enfim.

2 comments:

Anonymous said...

Eu acho que se o objetivo e agradar a galera no trem, o negocio e trocar artigos por notinhas, colunas por linhas e por ai vai. Acho que a midia impressa nao vai sair da crise porque as pessoas querem noticias no estilo MTV: notas rapidas, variadas, sem uma ordenacao especifica (em outras palavras, imposta pelo editor). O leitor pode fazer um 'scroll down' para seguir as estorias de seu interesse.

Na Prática said...

Grande Guto!

Pois e, eu tambem nao gostei, nao. Para os que leem tomando cafe, como eu, e um grande retrocesso. Enfim.