Tuesday, September 06, 2005

Gabeira (II)

No episódio recente do bate-boca com Severino, Gabeira finalmente deu mostras de estar disposto a se colocar à altura dos grandes problemas nacionais.

A primeira campanha que fiz na vida foi aos treze anos, em 1986, quando Gabeira era candidato a governador do Rio.

Depois me enchi dele, quando, por puro narcisismo, se recusou a se candidatar a prefeito, dizendo que só se candidataria a presidente. Lembro-me claramente da sensação de 'se não era pra jogar sério, não devia ter me chamado'. O que teria sido da política brasileira se o PT no Rio tivesse se tornado forte? Certamente não haveria José Dirceu.

Fiquei mais de saco cheio ainda quando passou os anos 90 inteiros se concentrando na defesa da legalização da maconha (sou adepto do 'legaliza e para de me encher o saco com esse papo de maconheiro').

Esperemos que agora Gabeira se torne um interlocutor de peso na discussão das questões realmente relevantes para o país. É, provavelmente, a grande chance de sua vida.

Mas devo dizer que não estou muito animado com essa perspectiva. Vejam o que saiu no Blog do Jorge Bastos Moreno:

"Jorge Bornhausen, presidente do PFL, diz que sua agenda política agora está condicionada à do seu novo guru, o deputado Fernando Gabeira. Isso já vinha muito antes de Arraes, mas coube ao ilustre pernambucano a façanha de costurar a aliança da esquerda com a direita para poder governar. Lula quis fazer isso, mas foi atropelado pelos que queriam a aliança do PT com a direita para poder roubar. A de Bornhausen com Gabeira é pra poder derrubar.Bornhausen anuncia que estará com o seu guru numa manifestação, nesta terça-feira, em São Paulo."

Enfim, veremos.

2 comments:

Anonymous said...

Pois e, Gabeira e um mestre na arte de perder oportunidades. E falo isso sendo eleitor dele (pois e, mestre, a direita no Rio me leva a isso... so encontrei um liberal la na esquerda!). Mas dai a Gabeira ser o novo heroi, bom, isso mostra como a imprensa e ruinzinha intelectualmente (precisa de mocinhos e bandidos...).

Na Prática said...

Grande Excelência!!!

Nunca imaginei que o Gabeira tivesse o voto do sujeito que entende mais de história romana do que Confúcio e Lao-Tsé juntos!!!

Mas é verdade, mesmo, aqui no Rio é uma tristeza.