A crise política pode ter saído de controle essa semana, esses dias.
A Veja denuncia que o PT recebeu dinheiro de Cuba. Se comprovado, o PT perde o registro imediatamente, e uma porcentagem alta dos cargos públicos brasileiros, inclusive a presidência, perdem seus principais candidatos em 2006. Eu teria dificuldade de acreditar que alguém no PT foi burro a ponto de aceitar esse dinheiro, mas hoje em dia não tenho mais dificuldade de acreditar em nada. E, a propósito, eu ficaria mais feliz se fosse suborno. Mas isso eu sei que não foi. O PT provavelmente se esquivaria de criticar Castro com ou sem grana, o que eu acho muito pior.
PT e PSDB, com a mentalidade de centro acadêmico que os caracteriza, parecem ter perdido todo senso de proporção. O PT fez um programa de TV suicida partindo pra ignorância contra a oposição, e o PSDB, que aparentemente está deixando o Arthur Virgílio decidir coisas, pediu abertura de uma CPI do caixa 2, para se arrepender logo depois. O programa do PSDB dessa semana deve ser mais agressivo ainda.
O Jacques Wagner tentou contemporizar, argumentando que os dois partidos são muito parecidos, partidos primos. Mas o Arthur Virgílio contrapôs o argumento que também o são Israelenses e Palestinos, o que dá o tom do que se seguirá.
Os dois partidos perderam o controle de seus cães de guerra, Ideli Salvati e Arthur Virgílio. Está faltando estadista.
E o que é foda: a economia vai cada vez melhor. Justo quando consertamos o mais difícil, o que demorou uma década, uma briga de departamento da USP pode afundar o país com a ajuda do Roberto Jefferson.
Saturday, October 29, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
6 comments:
Uau, essa reportagem é pior do que a do plebiscito!
1 - A Veja monta uma história e a apresenta como verídica com base apenas no depoimento de 2 pessoas e uma "investigação", a qual não é detalhada em momento algum.
2 - Depoimentos cheios de "fulano, representando Palocci...", sicrano, a mando de Palocci...". Ah, tá. Se uma pessoa diz que representa alguém, então é verdade, por que mentir sobre isso?
3 - A figura chave (Barquete) está convenientemente morta. Por si só esse fato não é *tão* significativo, porém...
3 - A Veja não apresentou *nenhuma* prova concreta, baseando a idoneidade dos depoimentos numa "amizade profunda" dos depoentes com o morto...claro, tão amigos que difamam o coitado...
Beleza de imparcialidade jornalística...
Grande Ed!
Você tem toda razão, mas acho que no atual clima a coisa vai com prova, sem prova, do jeito que der. O PSDB está tentando dar uma maneirada, mas o PFL partiu pra ignorância.
A coisa é meio duvidosa, mesmo, visto que o Buratti está tentando se livrar de qualquer maneira da cana, e se fosse pra inventar alguma coisa, seria isso mesmo.
Minha hipótese: isso é grana lavada em Cuba, não dada pelo governo cubano.
Admito, a Veja não faria uma acusação tão séria se não tivesse (escondicdas) provas mais contundentes do que um depoimento obtido de um bêbado, mas a reportagem, por si só, é uma m####.
Sobre se o PT aceitou ou não a grana: realmente seria muita burrice. É um risco muito grande para somente 3 milhões de dólares, a não ser que alguém tenha "aceito" o dinheiro para embolsá-lo.
Pois é, faz muito mais sentido *lavar* o dinheiro do que recebê-lo de lá. Vc acha que o Fidel ia gastar 3 milhões de dólares só para tentar ganhar influência sobre o futuro governo, sem ter certeza de que ia ganhar?
Desculpe pelo double post.
Grande Ed,
Você levanta uma possibilidade perfeitamente razoável. Acho perfeitamente possível que um safado desses tenha pedido a grana pro Fidel e embolsado. Acho 3 milhões pouco pra um negócio desses. Mas enfim, vamos ver.
O problema é que, ao contrário de um monte de merda que tem sido sugerida, esse é o tipo de merda que eu consigo ver um cara do PT fazendo, e se achando esperto: "ah, agora eu fodo a burguesia!".
1) Ao ler a Veja, qualquer pessoa mais inteligente que uma anêmona se sente como Marvin, o robô do "Guia do Mochileiro das Galáxias"...
2) Tá, beleza... Sabemos que a estupidez e a burrice têm um passado glorioso e um futuro brilhante, mas: será que ninguém dentro do PT e do PSDB possui um mínimo poder para tentar freiar a guerra púnica entre os dois partidos? Será que ninguém percebeu o desastre que seria os dois partidos "morrerem abraçados"?
3) Hora dos movimentos sociais deixarem de pregar as lições de moral, anti-belicismo e humanismo aprendidos nos desenhos do He-Man, pararem de pedir paz e sim pensar em alternativas para deixarmos de produzir novos Fernandinhos Beira-Mar, Cabos-Bruno e coisa que o valha. É preciso evitar, a qualquer custo (de dinheiro inclusive) que se formem mais contingentes tanto para o crime quanto para essa raça de gente no Brasil que só consegue ver a equação justiça=vingança. Diminuir ou extinguir a formação de gente para traficantes e esquadrões da morte não vai trazer paz mas ajuda, muito, a parar a guerra - o que me parece mais eficiente.
4) Minha página e meu Blog estarão funcionando esta semana. See you later!
Post a Comment