Saturday, October 29, 2005

Crise fora de controle

A crise política pode ter saído de controle essa semana, esses dias.

A Veja denuncia que o PT recebeu dinheiro de Cuba. Se comprovado, o PT perde o registro imediatamente, e uma porcentagem alta dos cargos públicos brasileiros, inclusive a presidência, perdem seus principais candidatos em 2006. Eu teria dificuldade de acreditar que alguém no PT foi burro a ponto de aceitar esse dinheiro, mas hoje em dia não tenho mais dificuldade de acreditar em nada. E, a propósito, eu ficaria mais feliz se fosse suborno. Mas isso eu sei que não foi. O PT provavelmente se esquivaria de criticar Castro com ou sem grana, o que eu acho muito pior.

PT e PSDB, com a mentalidade de centro acadêmico que os caracteriza, parecem ter perdido todo senso de proporção. O PT fez um programa de TV suicida partindo pra ignorância contra a oposição, e o PSDB, que aparentemente está deixando o Arthur Virgílio decidir coisas, pediu abertura de uma CPI do caixa 2, para se arrepender logo depois. O programa do PSDB dessa semana deve ser mais agressivo ainda.

O Jacques Wagner tentou contemporizar, argumentando que os dois partidos são muito parecidos, partidos primos. Mas o Arthur Virgílio contrapôs o argumento que também o são Israelenses e Palestinos, o que dá o tom do que se seguirá.

Os dois partidos perderam o controle de seus cães de guerra, Ideli Salvati e Arthur Virgílio. Está faltando estadista.

E o que é foda: a economia vai cada vez melhor. Justo quando consertamos o mais difícil, o que demorou uma década, uma briga de departamento da USP pode afundar o país com a ajuda do Roberto Jefferson.

6 comments:

Anonymous said...

Uau, essa reportagem é pior do que a do plebiscito!

1 - A Veja monta uma história e a apresenta como verídica com base apenas no depoimento de 2 pessoas e uma "investigação", a qual não é detalhada em momento algum.

2 - Depoimentos cheios de "fulano, representando Palocci...", sicrano, a mando de Palocci...". Ah, tá. Se uma pessoa diz que representa alguém, então é verdade, por que mentir sobre isso?

3 - A figura chave (Barquete) está convenientemente morta. Por si só esse fato não é *tão* significativo, porém...

3 - A Veja não apresentou *nenhuma* prova concreta, baseando a idoneidade dos depoimentos numa "amizade profunda" dos depoentes com o morto...claro, tão amigos que difamam o coitado...

Beleza de imparcialidade jornalística...

Na Prática said...

Grande Ed!

Você tem toda razão, mas acho que no atual clima a coisa vai com prova, sem prova, do jeito que der. O PSDB está tentando dar uma maneirada, mas o PFL partiu pra ignorância.

A coisa é meio duvidosa, mesmo, visto que o Buratti está tentando se livrar de qualquer maneira da cana, e se fosse pra inventar alguma coisa, seria isso mesmo.

Minha hipótese: isso é grana lavada em Cuba, não dada pelo governo cubano.

Anonymous said...

Admito, a Veja não faria uma acusação tão séria se não tivesse (escondicdas) provas mais contundentes do que um depoimento obtido de um bêbado, mas a reportagem, por si só, é uma m####.

Sobre se o PT aceitou ou não a grana: realmente seria muita burrice. É um risco muito grande para somente 3 milhões de dólares, a não ser que alguém tenha "aceito" o dinheiro para embolsá-lo.

Anonymous said...

Pois é, faz muito mais sentido *lavar* o dinheiro do que recebê-lo de lá. Vc acha que o Fidel ia gastar 3 milhões de dólares só para tentar ganhar influência sobre o futuro governo, sem ter certeza de que ia ganhar?

Desculpe pelo double post.

Anonymous said...

Grande Ed,

Você levanta uma possibilidade perfeitamente razoável. Acho perfeitamente possível que um safado desses tenha pedido a grana pro Fidel e embolsado. Acho 3 milhões pouco pra um negócio desses. Mas enfim, vamos ver.

O problema é que, ao contrário de um monte de merda que tem sido sugerida, esse é o tipo de merda que eu consigo ver um cara do PT fazendo, e se achando esperto: "ah, agora eu fodo a burguesia!".

Anonymous said...

1) Ao ler a Veja, qualquer pessoa mais inteligente que uma anêmona se sente como Marvin, o robô do "Guia do Mochileiro das Galáxias"...

2) Tá, beleza... Sabemos que a estupidez e a burrice têm um passado glorioso e um futuro brilhante, mas: será que ninguém dentro do PT e do PSDB possui um mínimo poder para tentar freiar a guerra púnica entre os dois partidos? Será que ninguém percebeu o desastre que seria os dois partidos "morrerem abraçados"?

3) Hora dos movimentos sociais deixarem de pregar as lições de moral, anti-belicismo e humanismo aprendidos nos desenhos do He-Man, pararem de pedir paz e sim pensar em alternativas para deixarmos de produzir novos Fernandinhos Beira-Mar, Cabos-Bruno e coisa que o valha. É preciso evitar, a qualquer custo (de dinheiro inclusive) que se formem mais contingentes tanto para o crime quanto para essa raça de gente no Brasil que só consegue ver a equação justiça=vingança. Diminuir ou extinguir a formação de gente para traficantes e esquadrões da morte não vai trazer paz mas ajuda, muito, a parar a guerra - o que me parece mais eficiente.

4) Minha página e meu Blog estarão funcionando esta semana. See you later!