Thursday, February 15, 2007

Fogo em Ségolène

Hoje o blog do Luiz Felipe Alencastro relata uma impressionante ofensiva empresarial contra Ségolène Royal, que incluem rumores de fuga de capitais, aumento do "risco França" e coisas do gênero. Esse é o mecanismo de operação do Império do Hardt e Negri: ninguém precisa invadir mais a França, basta ameaçar sair. Se não me engano muito, o Vargas já antevia o princípio quando dizia que o verdadeiro imperialismo era a recusa a se investir nos países em desenvolvimento (algo assim, li no livro do Visentini, estou citando de cabeça). Naturalmente, o mecanismo só funciona porque ninguém sabe como concorrer com a máquina de produtividade que é a rede empresarial do capitalismo global.

Agora, eu tinha um colega sueco (o grande Pär) que dizia que dia sim, dia não, a Volvo ameaçava sair da Suécia, mas nunca saía.

O que é, sim, possível, é que o nível de investimento caia, ou que novas plantas sejam abertas em outros países (suspeito que já o sejam) dependendo das medidas a serem implementadas.

1 comment:

Anonymous said...

Tem uma reação interessante ao programa dela no blog do Drezner: http://www.danieldrezner.com/archives/003153.html
Por outro lado, tem uma observação interessante no Econominimo sobre os efeitos do programa de renda minima brasileiro e a atração de investimentos estrangeiros, e como vc pode estar interessado nisso, vou deixar o link também: http://econominimo.nominimo.com.br/?p=52
abs