Wednesday, February 14, 2007

Ségolène Royal

A eleição francesa para presidente promete ser uma das mais interessantes dos últimos tempos, com candidatos razoavelmente apresentáveis à esquerda (Royal) e à direita (Sarkozy). Como não vai surpreender ninguém, o blog tem sua simpatia pelo partido socialista. Mas ainda não entendi direito a que veio Royal. Entre algumas definições possíveis, a do Luiz Felipe Alencastro, a do Tim King (da Prospect), que fez um excelente blog só sobre a eleição francesa.

Minha leitura inicial das propostas de Royal sugere que o PS francês ainda não diferenciou bem duas coisas: garantir um monte de direitos trabalhistas e garantir um monte de políticas sociais. Não é a mesma coisa, e devem ter pesos diferentes na política de esquerda.

Garantir direitos trabalhistas pode ou não interessar à esquerda, conforme a situação exige que se preste mais atenção aos interesses dos trabalhadores empregados ou dos desempregados (que podem ser prejudicados por uma legislação rígida que dificulte novas contratações). Mas garantir políticas sociais é, sem dúvida, um objetivo da esquerda, que pode ser mais fácil de conciliar com o crescimento econômico. É possível, por exemplo, que em muitos países (entre eles, creio, o Brasil), seja desejável flexibilizar a legislação trabalhista e intensificar a redistribuição dos frutos do crescimento que daí resultariam (para trabalhadores empregados e desempregados, sindicalizados ou não, transferidos diretamente como renda - básica - ou pela organização de um bom sistema educacional para seus filhos, etc.).

2 comments:

luiz felipe de alencastro said...

Coloquei no meu blog a referência sobre Marx e o "prejuizo" do atraso.
abraços
lfelipe

Na Prática said...

Professor, seja bem-vindo, é uma honra!