Monday, May 28, 2007

Novo Bagehot

A The Economist está se despedindo de seu Bagehot, e terá um novo Bagehot na próxima edição. Para quem não acompanha (vê se acompanha aí, mané!) a The Economist, a Bagehot é a coluna semanal sobre política inglesa, e tem sempre um colunista fixo e anônimo - na The Economist, nenhuma matéria é assinada, todas são da responsabilidade do editor. Além dos Bagehots, os outros colunistas fixos são o Lexington (política americana) e o Charlemagne (política européia). O anonimato é meio esquisito: por exemplo, embora não saibamos qual o nome do Bagehot que está saindo, a última coluna tem uma caricatura dele ao lado do Blair. Se não me engano, o atual editor da revista era um Lexington (e autor de um belo livro sobre a direita americana, que vai ser resenhado aqui qualquer hora).

Em tempo: o nome do Bagehot vem do lendário Walter Bagehot, segundo editor da The Economist (genro do fundador), autor de um clássico, "The English Constitution", e, suprema realização, nascido na mesma data que eu.

3 comments:

André said...
This comment has been removed by the author.
André said...

Pô, (i) já leio a Economist (não toda edição, pq não tem grana que chegue pro preço da revista aqui no Brasil); (ii) sei que você já sabe, mas pra galera que não sabe, dá mais ou menos pra saber quem são os caras "por trás" da matéria da Economist: é só comprar a edição de final de ano (comumente chamada de "The world in [next year]") pois nela todas as matérias estão devidamente assinadas.

Abraços,

Na Prática said...

Grande Dr. ABC!

Não sabia que na edição do final de ano (que é cara pra cacete) tinha as matérias assinadas, vou começar a comprar.