Sunday, July 03, 2005

A Conspiração

É ridícula a tese governista de que há uma conspiração de direita em curso para derrubar Lula. Não se trata de dizer (com a habitual sacada), como Veríssimo, que no velho script da conspiração de direita para derrubar governo de esquerda, falta aqui o governo de esquerda. A verdade é que poucos na elite têm interesse em derrubar a política econômica atual, e praticamente ninguém tem interesse em instabilidade institucional.

Em sua maior parte, as atuais denúncias são apenas o velho espetáculo, que a longo prazo é bom, da oposição tentando enfraquecer o governo para a próxima eleição, utilizando crimes que parecem ter acontecido, mesmo.

Mas eu acho que há mesmo um setor que gostaria da derrubada de Lula. É a indústria do anti-Lula, que existe desde 1999 e cuja principal criação foi FHC. Apesar de FHC, os principais anti-Lula eram políticos e jornalistas de direita, mesmo, que em grande parte viviam das contribuições de campanha para derrotar o fantasma do PT. Com a Longa Marcha para o Centro, esse pessoal deve estar passando dificuldade financeira, coitados. Mas ninguém ali tem, eu acho, força para derrubar ninguém.

3 comments:

Anonymous said...

(1) Que governo de esquerda?
(2) Quando vão investigar o caixa-dois de campanha do PSDB?
(3) Quando vão investigar a quantidade de "nouveau-riches" que o apoio ao sistema financeiro organizado na era FHC ajudou a constuir?
(4) É bem possível que Lula seja mantido intacto na presidência, enquanto (talvez) o mundo desabe à sua volta. Não creio que as federações de indústrias espalhadas pelo Brasil inteiro, nem as oposições, nem associações comerciais, sindicatos de empresários etc etc etc tenham interesse na queda de Lula.
É claro, Lula pode cair por méritos próprios, mas é cenário mais provável parece ser mesmo o de um longo outono político e público para a figura de Lula.

Anonymous said...

Pergunta:
Se existe uma "indústria anti-Lula", porque é ridícula a "tese governista de conspiração de direita"?
O discurso da mídia hoje só tem paralelo, que eu me lembre, com as vésperas do segundo turno de 89 - ou seja, é abertamente conspiratório.

Na Prática said...

Caro Anonymous,

Eu acho que existem forças anti-Lula, mas a imensa maioria da direita está excluída desse movimento; em especial, a base social da direita, o empresariado, por exemplo, nao quer derrubar Lula.