Saturday, July 02, 2005

Sachs, China e Brasil

Antes de falar no Bush e no Blair, achei esse artigo de dois anos atrás do Sachs em que ele fala das lições chinesas para o Brasil. Achei interessante, e realmente parece confirmar que, ao menos no plano do diagnóstico, há muito menos polêmica do que se pensa. O plano é educação + investimento em ciência e tecnologia + exportação.

Em especial, gostei do que diz o Sachs sobre a necessidade do Brasil assumir a liderança mundial em agrociência, dado o imenso peso do país no mercado agrícola (e o fato de que já somos muito bons na área). Um velho argumento (que já foi meio correto) contra a ênfase no desenvolvimento agrícola, de que não favorecia a modernização, cai por terra em tempo de biotecnologia.

Agora, faltava alguém escrever sobre as lições brasileiras para a China. Há várias, a começar pela democracia. Como dizia o Amartya Sen, quando tudo vai bem e todo mundo prospera parece que ninguém precisa de democracia. Mas quando vem a crise e é hora de decidir quem vai apertar os cintos, é justamente para os mais pobres que faz falta a democracia.

E, vale dizer, a China tem problemas econômicos muito sérios. Voltaremos a isso no futuro.

PS: Fiquei curioso em saber quem era a 'importante figura da equipe econômica' que disse ao Sachs que o Brasil poderia se desenvolver só a partir do mercado interno; segundo o artigo, o cara perdeu o emprego na crise de 1999. Não acredito que tenha sido o Gustavo Franco.

No comments: