Wednesday, July 20, 2005

Varrer

A princípio, me parece que a entrevista do Lula foi burrice. Pelo conteúdo, talvez (ainda é cedo para medir os efeitos). Mas pela forma, sem dúvida. Dizer 'fizemos o que todos faziam' com sobriedade é expor uma falha do sistema. Mas dizer a mesma coisa com cara de quem acha que era isso que tinha que ter feito mesmo é exigir que se lhe dê uma muqueta na cara.

Agora, é realmente enojante ver os caras na CPI indignados, com as exceções de sempre: Heloísa Helena (ideologicamente obtusa, mas indiscutivelmente digna), Jefferson Peres, etc. Com relação ao resto (e a todos os partidos), é realmente uma maravilha. A indignação deve ser técnica: 'porra, não sabe nem fazer caixa 2? Nós aqui fazemos caixa 9, 10!'.

Se chega no Lula? Alguma coisa chega, mas ficaria surpreso se alguém achasse um vínculo direto; nessas coisas, todo subordinado sabe que não é para contar para o chefe, por que o chefe não quer saber (FHC certamente não sabia que compraram votos na reeleição, nenhum empresário ouve de seu contador a frase 'aí, descobri uma sacanagem pra gente sonegar', etc.). Mas, obviamente, quando você vê que o glorioso Bispo Rodrigues te apóia, você sabe que alguém do seu lado está fazendo sacanagem, e isso Lula sabia.

Por outro lado, na direção do PT vai ter que rodar muito mais gente, não resta dúvida. E, se não expulsarem o Delúbio, os militantes devem invadir a sede e pegar o dízimo de volta.

Vai ter que varrer.

No comments: