A Veja perdeu a oportunidade na edição de hoje de esclarecer as razões da derrocada do PT. Para quem esperava um texto histórico, com riqueza de episódios importantes e significativos para a gestação da crise atual, temos apenas um editorial expressando a opinião da Veja sobre o PT, que, aliás, já era conhecida de todos.
Ainda falta uma boa crítica de direita do governo Lula. Não, Reinaldo, você não, você é burro. Se alguém escrever, minha aposta é o Paulo Guedes.
Para piorar, a Veja publica uma reportagem em que afirma que a política externa é a pior de todos os tempos. Não que não tenha havido fracassos e mesmo erros bisonhos (que tenhamos nos omitido diante da crise do Sudão, por exemplo), e, evidentemente, a avaliação de algumas coisas depende da posição ideológica de quem fala (por exemplo, sobre o livre-comércio). Mas há uma desonestidade factual séria: nos itens listados como característicos da política externa de Lula, falta a formação do bloco dos países em desenvolvimento para as negociações da OMC, certamente a prioridade do governo.
Enfim. O round é deles, perdemos exclusivamente por nossa incompetência, mas, se alguém aceita conselho de quem perdeu, vai esse: a direita soltou os cães de guerra descontroladamente, e nesses contextos sobressaem-se os piores quadros. Ando vendo muito o Arthur Virgílio e o Bornhausen, pouco o Alberto Goldman, e o Gustavo Fruet (PSDB-PR), de quem as investigações parecem depender exclusivamente, praticamente não recebe atenção.
Mesmo a superexposição da jovem guarda pefelista me parece um mau sinal. Não se trata de renovação, de garotos que subiram na hierarquia partidária por que trazem novas idéias. São saídos diretamente das gônadas da direita brasileira para postos de poder, onde percebem que o melhor caminho para se tornarem machos dominantes da matilha é a carnificina desenfreada da tribo alheia. Jamais teriam a projeção que têm se o PFL tivesse militantes de meia-idade com folha penal limpa. Nesse ponto, parecem com os militantes estudantis do PCdoB, que são a face fofinha da direção genocida stalinista.
Na verdade, se a mídia de direita parece tão descontrolada, é provavelmente por que não pode contar com um partido de direita limpo para representá-la nas esferas em que a ação política seria apropriada. Aparentemente, nós também não mais, mas pelo menos sabemos que isso é um problema.
PS: o Mainardi promete derrubar o Lula essa semana. Até aí, tudo bem. Mas resolveu se comparar aos grandes Nero Wolfe e Archie Goodwin. Agora, neném, é guerra.
Sunday, September 18, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
Hahahahah, sabia que vc ia ficar p. da vida porque ele se comparou ao Nero Wolf...e pensar que esse cara é melhor do que o Reinaldo Azevedo :-P
Pois é, eu quero mais é que o Lula, o PT e todo mundo mais se danem, mas o Nero Wolfe? Será que nada mais é sagrado pra essa gente?
Nao se preocupe, presidente. A nova geracao da politica vem ai. A tal da secretaria Fernanda Karina ou qualquer coisa semelhante ja se fifliou ao PMDB, e o tal Buani do cheque esta 'estudando os convites'. A diversao de nossos filhos esta garantida...
ps: que tal postar a entrevista do Alencastro para nao-assinantes da folha, ou pelo menos me mandar por email? copy/paste? :-)
Post a Comment