Wednesday, August 30, 2006

Em estado de negação

O blog do CM continua em seu comovente esforço de levantar a campanha do Alckmin. Tá certo, oposição é pra isso mesmo. Agora, tem momentos patéticos. Como se viu, Lula subiu nas últimas pesquisas. Vejam os comentários do CM:

"PESQUISA SENSUS!Independente do resultado -que aliás é igual ao último Ibope- na reta final de uma eleição, não se pode fazer campo em 4 dias -22 a 25 deagosto- saltar um fim de semana importante para a troca de opiniõesentre as famílias e vizinhos, e publicá-la no dia 29 de agosto, 4dias depois do último dia e 6 dias depois do ponto médio da pesquisa.Já não vale nada! Assim não dá!"

Até é verdade, mas alguém acha que isso é que explica a diferença entre Lula e Alckmin? Meio triste. Mas onde se vê o surto em processo mesmo é na análise do Datafolha:

"DATA-FOLHA: BOAS NOTÍCIAS PARA ALCKMIN!
1. Lula tem 50%. Demais 38%. Diferença 12 pontos.
2. Ótimo+Bom de Lula: 48%. Esse é o teto verdadeiro. Diferença 10pontos."

Nessa já foram 2 pontinhos, baseado na teoria de que o teto é o ótimo+bom, o que é plausível, frequente, mas de maneira nenhuma certo. Dependendo do contexto, e parece ser o caso agora, pode-se votar num maisoumenos por falta de opção.

"3. Não-Voto (branco, nulo, não sabe): 12%. Na eleição teremos nomínimo o dobro de Não-Voto (abstenção+nulo+branco)."

Se CM está falando de alguma regularidade histórica (quanto de não-voto na pesquisa e quanto dá no final), além de ser arriscado acreditar nessas coisas, precisaria apresentar os dados para as presidenciais brasileiras. E lembremos que CM está supondo 1 em cada 6 pessoas que acham Lula ótimo ou bom vai desistir de votar.

" A proporção de abstenção entre os eleitores de Lula (nordeste, menores níveis derenda e instrução), é muito maior. Se a distribuirmos em 80% e 20%,teremos: Lula 40%. Demais 36%. Diferença 4 pontos."

Deixemos de lado o fato de que podemos esperar um aumento do voto nulo precisamente entre os eleitores de maior instrução, que são mais revoltados com o mensalão e não ganham bolsa-família. O lance é que o CM está sugerindo que, se os candidatos de oposição crescerem, somados, 2 pontos, empatam com Lula em 38.

Agora, vejam: esses pontos precisam ser tirados do Lula (os não-votos saíram da conta), e precisam ser decisões firmes (visto que já se excluíram os votos que numa dessas podem virar não-voto). E, pior: precisam ser extraídos da parte da população que acha o governo bom ou ótimo (que foram só os que sobraram).

Segundo, CM, tem segundo turno se alguns milhões de pessoas que gostam do governo resolverem entusiasticamente votar na oposição. Bom, aí, só se aparecer a foto do Lula estuprando Madre Teresa de Calcutá.

Na verdade, a situação do Alckmin não é tão ruim justamente por que ainda pode crescer em cima do não-voto mais do que o Lula. Eu acho que ainda pode ter segundo turno, sim. Mas, se depender do consolo do CM, o Alckmin desanima.

No comments: