Wednesday, August 16, 2006

Vitória de Pirro

Tanto Israel quanto o Hizbollah anunciaram vitória na guerra. Nessa porradaria recente, o Hizbollah ganhou: não devolveu os prisioneiros, sobreviveu, se tornou mais popular no Líbano. Mas no quadro estratégico mais amplo, o Irã e o Hezbollah se fuderam.

Os dois soldados prisioneiros devem, segundo a Time, ser devolvidos em troca de prisioneiros do Hezbollah. Mas o mais importante é que, acabando a guerra agora, o objetivo do Irã de tornar os EUA mais amigáveis na negociação nuclear, ou a ambição do Hizbollah de conseguir de volta as Fazendas de Shiba, foram para o caralho.

Por terem concordado com o cessar-fogo sem desarmamento do Hizbollah, EUA e Israel vão ter que endurecer de agora em diante. Para quem, como eu, achou que o propósito da coisa toda era fortalecer o Irã, parece que o negócio não deu certo, não.

É como se eu encontrasse meu vizinho lutador de jiu-jitsu no elevador e desse um chute no saco dele. Ela desmaiava e eu corria quando o elevador chegasse na portaria. Mas como é que eu voltava pra casa depois?

No comments: