Thursday, August 03, 2006

Fidel Castro

Ao que parece, Fidel está indo pro saco. Que vá.

Não há dúvida de que Castro tem um legado, especialmente na construção do sistema de saúde cubano. É claro que tudo que fez foi com dinheiro soviético, mas, até aí, muita gente gastou o suborno soviético em arma (ou mandou pra Suiça). Quando acabou o subsídio, Cuba cortou gastos militares, a Coréia do Norte matou milhões de fome para fazer bomba atômica. É meio foda dizer que um sujeito pelo menos era melhor que o maluco da Coréia do Norte, mas a comparação é relevante por que eram dois sujeitos na mesma situação de poder absoluto, que, certamente, teria corrompido muita gente boa.

Também é verdade que Castro quase destruiu o mundo. A crise dos mísses cubanos, hoje sabemos, foi o momento em que mais nos aproximamos do holocausto nuclear, e Castro achou que Kruschev foi meio bichinha de dar pra trás.

E, enfim, Castro é um ditador terrível. Líderes oposicionistas, nesse exato momento, apodrecem na cadeia. Lula, que tanta tristeza sente nessa hora, deveria se solidarizar com os sindicalistas cubanos, reduzidos à mais patética peleguice pela polícia secreta. Fidel o teria fuzilado no começo de 79, e teria desonrado sua família chamando-o de verme a serviço do imperialismo. É vergonhoso que Fernando Morais diga que não devemos nos preocupar com a doença de Castro, por que "o povo cubano está preparado para isso". Como Morais sabe o que se passa pela cabeça do povo cubano, se ele não tem voz?

Que morra Castro. E que caia o regime cubano, assim que uma alternativa razoável se constituir dentro de Cuba. Se não cair assim, cairá por Miami, e aí, sim, teremos o pior dos dois mundos.

No comments: