Wednesday, August 24, 2005

Chauí e Giannotti

Isso me lembrou um debate entre a Chauí e o Giannotti, na época dos escândalos do governo FHC (os últimos). O que me lembro é o seguinte:

Giannotti escreveu um artigo na Folha que começava com uma bela introdução teórica, em que argumentava que, visto que a política é regra sobre regra, haveria sempre conflitos éticos, e uma zona ética cinzenta causada pela indeterminação de alguns desses conflitos. Achei isso uma grande idéia, mas logo depois o Giannotti argumentava que o movimento pró-CPI era na verdade um movimento de patrulhamento da imprensa que procurava aumentar seu poder político, e da oposição que era apenas eleitoreira e bláblábláblábláblánhémnhémnhémnhémnhémnhém.

Chauí escreveu uma resposta que começava, na minha opinião, mal, com uma introdução teórica que falava que a democracia era na verdade uma beleza e bláblábláblábláblánhémnhémnhémnhém. Entretanto, seguia-se uma grande sacada, quando afirmava que, segundo o próprio argumento do Giannotti, os limites da zona cinzenta deveriam ser determinados pelo debate público; e que, portanto, tanto a imprensa que buscava aumentar seu poder quanto a oposição que buscava ganhar eleição eram participantes legítimos do embate para fixar os limites da zona cinzenta.

Cito de memória, de maneira que posso estar caracterizando mal os dois artigos.

Mas me lembro que na época me pareceu que se você colasse o final do artigo da Chauí depois do começo do do Giannotti viraria um puta artigo.

No comments: