Tuesday, August 16, 2005

O que os chineses andam fazendo (I)

A entrada da China, da Índia, e Rússia no mercado mundial dobrou a força de trabalho do capitalismo global (metade desse aumento foi causado pela China). Mas esses países são pobres, e portanto praticamente não aumentaram o estoque mundial de capital. Portanto, o preço do trabalho caiu pra cacete. Os salários têm aumentado muito menos do que seria de se esperar em uma recuperação econômica, como a que vem acontecendo nos EUA

Consequência n.1: a participação dos lucros nos PIBs dos países ricos tornou-se, graças aquele bando de maoístas que governa a China, a maior desde a crise de 1929.

Consequência n.2: sem muito aumento de salários, e com uma invasão de produtos chineses ridiculamente baratos, a inflação mundial subiu menos do que se esperava, e anda bem baixa para um momento de recuperação da economia.

OU SEJA: ao mesmo tempo em que as pessoas começam a ter mais dinheiro (por causa da recuperação econômica), os juros permanecem meio baixos (não precisa aumentar, os chineses seguram a inflação). Daí que muitas pessoas, especialmente nos EUA, vêm pegando dinheiro emprestado a juros baixos para, por exemplo, comprar imóveis ou re-financiar suas hipotecas (daí a bolha no setor imobiliário mundial). Isto é: o FED americano fez o que sempre fazia para evitar uma bolha, mas agora os remédios tradicionais não funcionam tão bem por causa dos chineses.

2 comments:

Anonymous said...

Cara, vou te recomendar o livro "Freakonomics", já em português, se vc já não leu. Faz essa importância da China fazer mais sentido, apesar de não se referir a isso diretamente.

Anonymous said...

Grande Ed!

Rapaz, todo mundo diz que esse livro é legal pra cacete! O que você achou?