Thursday, August 18, 2005

Jay Hammond, ex-governador do Alaska

Morreu , Jay Hammond, que foi governador do Alaska entre 1975 e 1982. Ouço-os todo dizendo, 'foda-se!'. Mas calma, o cara foi importante! Ele foi o criador do fundo permanente do Alaska.

Hammond foi um dos últimos americanos a se beneficiarem de uma lei da época da Guerra Civil que dava terra de graça para quem se comprometesse a construir uma casa e trabalhar a terra por pelo menos 5 anos. Enquanto fazia isso, e depois de ter sido caçador, pescador, e piloto de caça na Segunda Guerra Mundial, ficou invocado com o fato de que pescava-se muito salmão no Alaska sem que a população se beneficiasse com isso. Com idéias como essa, se elegeu governador, e, como os Alaskianos (sei lá se é isso) são sortudos pra cacete, justamente enquanto ele estava pensando em um jeito de distribuir o dinheiro da pesca para todo mundo, descobriram petróleo no Alaska. Ah, bom.

Desde então, o fundo permanente do Alaska distribui todo ano, para todos os residentes do Alaska (homens, mulheres e crianças) algo em torno de 1.000 dólares, sem mais nem menos. O dinheiro se origina nos dividendos de um fundo permanente formado com uma porcentagem dos impostos arrecadados com a produção de petróleo. Distribui-se assim o benefício do petróleo e se estimula a economia do Alaska, cujos governantes, ao contrário do Chávez, sabem que um dia o petróleo acaba.

As informações são do boletim da United States Basic Income Network (USBIG), onde achei o trecho seguinte, que tinha que traduzir. É baseado no depoimento de um jornalista da revista Dissent, Sean Butler.

" O pai da renda básica brasileira, Senador Eduardo Suplicy, também falou na conferência da USBIG no ano passado. Durante seu discurso, ele notou Jay Hammond sentado na primeira fila, e, para o aplauso geral da platéia, desceu do palco para apertar sua mão. Os dois pioneiros da renda básica haviam finalmente se encontrado.

Hammond e Suplicy fazem um par estranho. O Republicano Hammond, grandão, com sua barba branca estilo Hemingway, carrega seu ethos de autoconfiança (self-reliance) do extremo norte com orgulho. Suplicy, um membro fundador do esquerdista Partido dos Trabalhadores brasileiro, treinado como economista nos Estados Unidos, tem a aparência digna de um intelectual e político profissional.

É o encontro entre o socialismo tropical e o capitalismo ártico; ainda assim, de alguma maneira, quando se encontram pela renda básica, se dão bem".

No comments: