Sunday, August 14, 2005

Gaza

Não é preciso apoiar o governo Sharon para apoiar a retirada de Gaza. Agora, matéria publicada no Globo de hoje mostra um aspecto interessante do problema: a angústia dos palestinos que trabalham nas colônias israelenses em processo de desmonte. Além de ganharem mais que seus colegas governados pela ANP, têm a seguinte preocupação:

"Em Gaza o desemprego é muito grande e mesmo se as estufas continuarem aqui, somente aliados da Autoridade Nacional Palestina (ANP) terão o controle sobre região e sobre os empregos. Para nós não vai sobrar coisa alguma. A ANP só faz o que é bom para ela e não o que é bom para o povo" (Mahmoud, 33 anos)

O triste é o quanto isso é familiar em casos de lutas pela independência nacional. No Zimbabwe, por exemplo, o ditador Robert Mugabe está confiscando violentamente a terra dos agricultores brancos (e se negando a entregar comida aos seus opositores negros) para distribui-las a seus cúmplices. Qualquer hora escrevo de novo sobre o Zimbabwe, que está se tornando a Coréia do Norte do facismo.

A esquerda mundial, que tem ascendência sobre a ANP, deveria pressionar para que o mesmo não se repita na Palestina.

No comments: