Friday, August 12, 2005

Crise Política V

Agora, se o governo Lula acabar, mesmo, sobrarei eu a achar que foi uma pena, achei um excelente governo. Equilibrou as finanças sem fazer sacanagem pela primeira vez em décadas (nem confisco nem populismo fiscal ou cambial), criou o bolsa-família, cuja evidente qualidade é provada irrefutavelmente pelo fato de que a ignorantsia o critica sem parar (mas na ilha de sensatez que é a FGV, o Marcelo Neri elogia), o crédito em folha, o programa de legalização de propriedade de favelado (que, entretanto, deveria ter sido dez vezes mais apoiado financeiramente), incentivou as exportações (chequem os estudos do grupo do Agenda Perdida para ver a lógica disso), realizou uma política externa boa se descontadas certas barbeiragens (em um momento diplomático dificílimo), enfim. Deveria ter dado a Saúde e a Educação para caras dez vezes mais dinâmicos e preparados, e nunca poderia ter dado a ciência e tecnologia para os amigos do Garotinho, mas no saldo eu gostei. Visto que a auto-crítica que se seguirá na esquerda provavelmente vai dizer que a culpa da corrupção foi a virada para o centro, naufragarei como o último Paloccista.

2 comments:

Anonymous said...

Discordo de voce em muita coisa, presidente, mas concordo que o governo nao foi tao ruim quanto eu temia. Foi, porque acabou, agora e empurrar com a barriga. Mas achei a politica externa uma tragedia, o bolsa-familia acho neo-populismo (a gente ja discutiu isso, nao?), e perai, vc deve ter dados que nao conheco, mas a estoria de legalizacao de propriedade na favela esta andando? Eu estava conversando com um amigo adevogado esta semana e ele me disse que isso nao tem como andar porque a propria definicao de propriedade no direito brasileiro e contrariada pela forma como as favelas se desenvolvem (o famoso 'vender a laje').

Anonymous said...

Grande Excelência!

Bom, o negocio do Bolsa Familia e que ele e muito bem focalizado nos extremamente pobres, que nao seriam mesmo facilmente inseridos no desenvolvimento economico. O programa da uma margem de segurança a partir do qual pelo menos o filho do cara vai a escola, ele nao precisa ir para o crime, etc. Nao e, obviamente, substituto para educação de qualidade, mas educação de qualidade também não ia funcionar sem um mínimo de subsistência, as crianças seriam (como eram) colocadas para trabalhar, em um ciclo perverso em que o desenvolvimento presente poderia prejudicar o desenvolvimento futuro.

O programa de legalização de favelas realmente anda grotescamente lento, mas ano passado já legalizou uns negócios. Eu acho a idéia excelente, qualquer dia escrevo mais sobre isso. Se o direito brasileiro for contra isso, devemos mudar o direito brasileiro.

A politica externa e mais polemica, mas a situação era realmente muito dificil. A Alca, no curto prazo, seria ruim pra gente, nao por que os americanos sejam malvados, mas por que a gente tem muito comercio fora das Americas. Mas e dificil arrumar parceiros estrategicos com interesses iguais entre os vizinhos menos desenvolvidos (e acaba-se ficando amigo do Chavez). Mas a tragedia mesmo foi o fracasso das negociacoes com a Comunidade Europeia, que fracassaram (adivinhem) por causa dos subsidios agricolas que eles nao querem tirar. Sem isso, a unica possibilidade de contrapeso a influencia norte-americana sao as organizacoes multilaterais, por isso foi necessario consolidar as credenciais terceiro-mundistas (o que, acredito, funcionou). A politica externa no comeco dos anos 2000 tinha tudo para afundar, a situacao do Brasil era pessima (e, pelo menos nisso, nao era culpa nossa), e so nao ter afundado eu ja achei uma grande coisa.

Valeu pelos comentarios!