Friday, August 18, 2006

Livro

O livro no Brasil é caro. Eu sempre quis, e quero, um dia ter uma editora, e, pelo que andei estudando, há alguns motivos para o livro ser caro. O mais cruel é que as tiragens são pequenas, por que o público leitor é pequeno, o que, naturalmente, se deve em grande parte ao fato de que o livro é caro.

Agora, que é caro, é caro. Exemplo: na banca em frente à Livraria Cultura, vende-se livros de bolso, alguns bem legais, em geral obras curtas, a maioria da LPM, por doze pratas. Se você entrar na livraria, acha "Guerra e Paz" de Tolstoi, de mil páginas, importado, em inglês, pelos mesmos doze reais. Quer dizer, achava, porque eu comprei.

Descontem o preço da importação, o fato de que o livro tem três vezes mais páginas do que o da banca, e vejam quanto custa um livro, em edição de bolso, no Brasil e nos EUA.

PS: a propósito, quem estiver de bobeira passando pela Livraria Cultura, vá ao segundo andar e compre "Why Orwell Matters", do Christopher Hitchens, sobre (dã) o Orwell. Excelente livro.

3 comments:

Anonymous said...

A questão do livro e o mundo globalizado...
O valor do livro no Brasil ou nos Estados Unidos passa também pela questão de onde ele foi impresso. Algumas editoras estão fazendo a impressão dos livros em países vizinhos e na China como forma de baratear o custo da impressão. No caso de ser impresso na China, muito provavelmente eles o fazem usando o papel que foi exportado do Brasil!!! Veja o caso das revistas do Maurício de Souza (Mônica, Cascão, Cebolinha, etc.), elas são impressas no Chile pela Editora Globo (e o Chile é conhecido por seu enorme reflorestamento artificial para produzir celulose, com aquele espaço todo que eles possuem para plantar árvores por lá)!!!
O que as editoras fazem é continuar falando que o preço elevado se dá por conta do baixo consumo, enquanto buscam estratégias para aumentar ainda mais os lucros (por que os best sellers são caros se vendem tanto?).

Anonymous said...

Outra coisa são as chamadas promoções que as livrarias fazem para se livrarem dos estoques, o que foi o caso do Livro que você comprou Celso. Mas é claro que eu posso estar enganado e você comprou uma edição novíssima e bem barata mesmo...

Anonymous said...

Celso

retomei esta semana meu Blog após um período de trabalho quase infernal!!! Conto os detalhes com o tempo.

Este primeiro Post meu é uma resposta ao seu argumento segundo o qual o que encarece o livro são as pequenas tiragens. Dê uma olhada!