Tuesday, June 20, 2006

PSDB e PFL (2)

A coisa está feia entre PSDB e PFL. Vejam o que saiu hoje no blog do César Maia:

"Parece que o PSDB não leu direito o resultado da eleição de 2004. Retirando SP, ou seja nos 78% restantes do eleitorado, ganhou o PMDB, com alguma folga, em segundo, empatados, PFL e PT, e em quarto lugar, lá atrás, o PSDB. O PFL sempre elege uma bancada federal maior que a do PSDB,pois tem muito mais capilaridade. Mas o PSDB acha que sabe tudo. E não sabe. Elegeu o presidente em 1994 a custa da desistência de Antônio Brito -escolhido pelo presidente Itamar- e do plano real. Em 1998 o populismo cambial -pós-crise asiática- custou à eleição, 60 bilhões de dólares"

Até é verdade. Mas, seu eu fosse do PSDB, responderia: o PFL foi o primeiro grande partido a fechar com Collor em 1989 (ninguém apoiou Aureliano), o que soterrou a posição abertamente liberal por sabe-se-lá quanto tempo. Só se recuperou eleitoralmente por que o PSDB lhe deu respeitabilidade a partir de 1994. É um tremendo teto de vidro para o PSDB acusar o PT de corrupção (como defende o César Maia). Não existe em SP e MG, é fraco em todo o Sul. Não fosse pelo César Maia e o ACM, estaria, como o PT, só governando Estados pequenos.

A verdade é que, se o PSDB não conseguir mais vencer o PT, como FHC fez, ele não tem mais qualquer utilidade para o PFL.

No comments: