Saturday, June 24, 2006

Véu da Ignorância

Rapaz, encontrei um blog de Portugal que é muito bom. Chama-se "Véu da Ignorância", e parece ser bem próximo das coisas que discutimos aqui.

A propósito, "Véu da Ignorância" é um experimento conceitual, que funciona assim: se os membros da sociedade se reunissem para decidir que regras constituirão a estrutura básica da sociedade, SEM SABER QUAL SERIA A POSIÇÃO DE CADA UM NESSA ESTRUTURA (ninguém sabe se será um operário, um capitalista, um escravo, etc.), que regras escolheriam?

A idéia foi proposta por um dos gurus deste blog, o John Rawls, que concluiu que seriam estabelecidos dois grandes princípios:

1- Todos têm direito ao maior número de liberdades que puder ser distribuído igualmente por todos (ex.: todos têm direito à liberdade de pensamento, por que é possível que todos a tenham ao mesmo tempo e em igual medida).

2- Um aumento de desigualdade só será aceito se implicar melhoria da situação do mais despossuído dos membros da sociedade. Por exemplo: na China atual a desigualdade cresce muito, mas a situação dos mais pobres melhora muito também.

1 comment:

Anonymous said...

Não tenho tanta certeza sobre isso, mas acho que o pessoal desse blog está esquecendo do problema chamado "dilema do prisioneiro"... Acho que esse dilema, ou problema do prisioneiro já mostrou várias vezes que está bem próximo ao que acontece, inclusive fiquei sabendo que quem mais estuda isso são os militares!!! Eles são uns dos que mais se interessam por esse assunto, inclusive para entender a corrida armamentista!
Sendo assim, não querendo criticar nem refutar as observações dos criadores do blog, creio que parte das afirmações que o cara recolheu se deve aos participantes do blog, pois a pesquisa não foi feita com amostras da sociedade como um todo. Mas vale como uma "luz no fim do túnel", um sinal de esperança...
"Vida longa e Zuócs para todos"