Monday, April 02, 2007

Fichamento On-line: What Should the Left Propose? (Introdução)

Um dos pontos de partida para a teoria social de Unger é a idéia de que as grandes mudanças sociais, historicamente, não decorreram da dinâmica interna das sociedades (como previa o marxismo), mas de crises: guerras, em especial, mas também epidemias, colapsos do Estado-Nação, invasões, etc. A função da teoria social é propor mudanças sem que as catástrofes sejam necessárias – “A imaginação antecipa o trabalho da crise”.

[Comentário: Fiquei curioso de saber qual a importância da guerra para o pensamento pragmatista americano, que é uma das grandes influências do Unger. O Hans Joas, um autor pragmatista que eu ainda vou ler um dia, tem um artigo sobre a influência da guerra no pensamento dos clássicos da sociologia (que eu também ainda vou ler um dia)].

Nesse novo livro, Unger explora soluções para impasses que, a seu ver, podem gerar crises como essas: o atual arranjo das democracias de mercado modernas não têm satisfeito a exigência de possibilitar diferenças nacionais (países que querem ser diferentes) e individuais (trabalhadores que querem se tornar pequeno-burgueses).

2 comments:

Anonymous said...

E as crises são de geração expontânea?

Na Prática said...

Caro Anônimo, essa pergunta é mesmo boa.

Que eu saiba (mas ainda não li a maioria dos livros do Unger), as crises podem ser de vários tipos, desde o esgotamento de um modelo (nesse caso, há fatores internos envolvidos), até sua destruição por uma potência estrangeira (nesse caso talvez se possa dizer que a expansão imperialista foi determinada por fatores internos, no caso da potência invasora, mas, do ponto de vista dos invadidos, é externo). Na verdade, os sistema sociais na teoria do Unger são mais instáveis e frágeis do que na maior parte da teoria social, e sempre estão evoluindo, desabando, lentamente se desintegrando, ou alguma outra variante de movimento. Todas essas mudanças podem gerar crises, mas as grandes mudanças, segundo o Unger foram, historicamente, causadas por choques externos.

Não conheço um texto do Unger em que ele formule uma teoria de como esses fatores externos tendem a acontecer mais ou menos em determinadas circunstâncias, mas comecei a ler os textos teóricos dele faz pouco tempo.