Tuesday, April 17, 2007

Turquia

A Turquia está começando a ficar de saco cheio da União Européia. Disse o primeiro-ministro turco Edorgan, em entrevista à Der Spiegel (disponível no UOL).:

"Seria possível estabelecer 2014, 2015 como data para nosso ingresso na UE. Mas acima de tudo, estou exortando a UE a ser honesta: se não nos quer, deve dizer agora e claramente. Se não somos desejados, então os dois lados não precisam perder tempo com negociações. A Europa é uma aliança de civilizações ou é um clube cristão? Se o primeiro for verdade, então a Turquia deve ser parte dela"

No fundo, a impressão que dá é que passaram a Turquia pra trás, mesmo. A UE deu a ela objetivos muito ambiciosos, que ninguém nunca achou que seriam cumpridos, como condições para entrar na UE. O problema é que os turcos foram lá e alcançaram, mais ou menos na mesma proporção que outros países que foram aceitos, os tais objetivos. Os europeus não acreditavam que isso fosse acontecer, por isso agora não sabem o que fazer.

O triste é que a entrada na UE foi uma das grandes apostas dos defensores do laicismo turco contra os malucos religiosos, que, naturalmente, começam já a dizer que esses ocidentais sempre estão de sacanagem com a cara deles.

Para terminar, duas coisas interessantes sobre a possibilidade de entrada da Turquia na UE:

1) Muita gente acha que, se a Europa quer ser um país, não pode ter um país culturalmente tão diferente quanto a Turquia. Mas o curioso é que há gente que defende a entrada da Turquia justamente para a Europa não virar um país, para garantir que as diferenças nacionais serão respeitadas sempre.

2) Eu sei que o papa vem aí, mas vou comentar assim mesmo. Quando o João Paulo II estava pra morrer, nos seus últimos dias no hospital, ele defendeu a entrada da Turquia na UE. Como sabemos, o Ratzinger sempre foi contra. Eu sempre achei que o JP estava tentando evitar que seu sucessor fosse o Ratzinger.

No comments: