Friday, July 20, 2007

Coalizão no Iraque (2)

Para quem se interessar por isso, aqui vão alguns verbetes da Wikipedia sobre os grupos insurgentes que se uniram no Iraque: a Brigada da Revolução de 1920 (um grupo que, evidentemente, olha longe no futuro) é uma turma islamista que tira seu nome da revolta contra o Império Britânico em (dã) 1920. A crer na Wikipedia, se mantém fora da guerra civil contra os xiitas, e, corre o boato, já teve conversas com o exército americano, por ter denunciado a turma da Al-Qaeda (a Base para o Jihad na Mesopotâmia). O Hamas iraquiano é uma dissidência da Brigada 1920 formada esse ano (de maneira que não sei se significa tanto assim eles terem feito uma coalizão). O Ansar-al Sunna parece ser curdo ou ter vínculos com islamistas curdos (que se opõe ao regime curdo, semi-independente). Embora tenha se aproximado da Al-Qaeda em um dado momento, agora parece estar brigando com ela.

A impressão que dá é que são movimentos islamistas, não sei bem com que grau de radicalismo, mas que não estão afim de fazer guerra civil contra os xiitas, ao contrário da Al-Qaeda, que quer ver o circo pegar fogo.

1 comment:

Anonymous said...

Mais alto nível do que isso só as rixas fraticidas do PSTU (trotskistas utópicos contra CUTistas zapatistas) ou dos dirceuzistas-aurélio garcianos (eca!) contra as direções municipais da Ala Esquerda.

O Brasil tá bem prá caralho em suas representações político-partidárias. Desde as mais insignificantes até os caras que estão com o poder e o dinheiro de todo mundo.