Wednesday, July 25, 2007

Enchentes em Oxford



Hoje no UOL havia a notícia de que a cidade universitária de Oxford foi evacuada por causa das enchentes. Na verdade, a coisa está feia, mesmo, mas só algumas partes dos arredores da cidade (Botley, em especial, onde tem um pub que vende um sanduba bom) foram evacuadas. Pode ser que a cheia atinja a área central, mas ainda não atingiu gravemente, pelo que eu pude entender da BBC (se bem que encheu o gramado do Christ Church). Agora, a interrupção do serviço de trem é realmente gravíssima, porque muita gente trabalha em Londres, e muita gente que trabalha em Oxford mora em cidadezinhas perto (essas sim, muito efetadas pela cheia do Tâmisa).

Como eu sou um sujeito prudente, só morei em beira de rio enquanto estava lá. Perto de casa (das duas) havia placas de "Flood Risk", e uma multidão de patos (eu adoro pato).

A foto aí de cima é de Port Meadows, um pasto público perto de onde eu morava. Pois é, um pasto público. A regra é medieval, e continua em curso: quem quiser levar sua vaca pra comer grama lá é só levar. É perto do rio (que, normalmente, é muito mais estreito do que na foto), e um lugar muito bacana para passear. Andando pelo pasto para uma vilazinha ao norte da cidade tem um Pub espetacular (esqueci o nome) na beira do rio, onde, por algum motivo, vivia um pavão. Não sei se pavão nada, mas, se não nadar, esse já foi pro saco. Port Meadows é um dos lugares que eu mais gosto no mundo.

Como ninguém mais aguenta a situação, Amiano Marcelino já foi chamado de volta para Oxford para por ordem na casa.

No comments: