Thursday, September 21, 2006

As contas do César Maia

O César Maia continua tentando animar a campanha do Alckmin com suas contas. Em alguns casos, pode até ser que dê certo (se a abstenção do Lula for o dobro do Alckmin, por exemplo), mas de vez em quando ele força a barra. Hoje no boletim de seu Ex-Blog, veio em anexo a seguinte projeção para o resultado da eleição presidencial.

O que quer dizer essa figurinha? Que, projetando para o futuro a partir dos resultados passados (sempre arriscadíssimo), Lula cresce 0,08 a cada nova semana, e Alckmin 2,03. Daí, considerando que Lula tenha mesmo o dobro da abstenção de Alckmin, dá segundo turno.

Só que:

1) Cada um dos pontos têm margem de erro de 3% para cima e para baixo, mas isso não entra na conta do CM. Olhem para quanto os candidatos estão projetados para variar a cada nova rodada: em ambos os casos, o número é menor que 3%. Visto que esses números foram estimados a partir dos resultados anteriores, é bem capaz de não ter acontecido quase nada no último mês. Pode ser, portanto, que a coisa continuando no mesmo ritmo não aconteça nada. CM precisaria ter informado o quanto o resultado é sensível à margem de erro. Na verdade, não há nem mesmo a informação de que estes números são estatisticamente significativos (não façam essas coisas em Excel, arrumem um programa de estatística).

2) Não se deve fazer projeções com períodos tão curtos para uma coisa tão instável como eleição. Aposto que se você incluísse as pesquisas de mais um ou dois meses, o resultado seria diferente (curiosamente, a série do CM começa quando Lula está estável).

3) Não custava nada informar a fonte. As pesquisas apresentam algumas diferenças importantes, e talvez a estimativa seja diferente para cada uma delas.

No comments: