Sunday, September 17, 2006

Intelectuais

Alguns intelectuais estão reclamando do voto da população brasileira, coisa que não faziam quando a população votava neles. Lembremos que o primeiro mandato FHC era todo baseado no iogurte da classe E; um caderno especial da Folha sobre o período tinha na capa a Carla Pérez, que, lembremos, estourou quando, GRAÇAS A DEUS, a inflação acabou e o consumo das classes mais baixas (incluíndo o consumo musical) se recuperou. A República de Weimar, por outro lado, tinha inflação de doze quaquilhões por dia, mas um belo cinema e uma bela literatura. Qual vocês preferem?

Uma outra vertente afirma que Lula, com seu desprezo pela cultura, incentiva o mesmo desprezo na população brasileira. Porra, mas vocês guiam seus gostos culturais pela opinião do presidente (imaginem como estariam os americanos hoje em dia)? Quando o FHC era presidente, por acaso exercia influência semelhante em sentido contrário?

O que causa o descomforto com os formadores de opinião no Brasil, na verdade, é que, sejamos honestos, há muito tempo eles não geram uma. Que idéia nova saiu da USP ou da UNICAMP nos últimos vinte anos? Qual foi nosso último movimento literário ou pictórico? Há ótimos artistas, e as pessoas que têm dinheiro para tanto continuam comprando seus livros, e as que têm mais dinheiro ainda seus quadros. Agora, que idéia nova anda circulando por aí?

Não vamos nem falar dos programas dos candidatos, por que eles são sintomas, não causas. Por que ninguém tem uma idéia?

No comments: