Monday, July 23, 2007

Hitchens

Excelente resenha do Christopher Hitchens sobre um livro que reúne artigos do Marx jornalista. Realmente vale a pena.

Outro dia vi o Hitchens citado como "jornalista com famosa militância de direita". Na verdade, o Hitchens é um sujeito meio estranho. Sua fama de direitista veio recentemente, pelo apoio apaixonado que deu à Guerra do Iraque. Mas até alguns (bom, vá lá, alguns e mais um pouquinho) anos atrás ele era trotskysta, escreveu livro com o Edward Said, e descia o pau em todo mundo. Agora ficou famoso (e rico) por ter escrito um manifesto ateu ("God is Not Great"), que tem cara de ser uma merda (amanhã escrevo sobre isso), mas já desqualifica ele como típico republicano. Se quiserem ler um negócio bacana dele, leiam o livro sobre o Orwell, muito legal.

Vejam como o mundo ficou complicado: havia, no jornalismo inglês, a história dos "irmãos Hitchens", o Christopher esquerdista e o Peter, Tory de carteirinha. Na guerra do Iraque, o Christopher apoiou a guerra e, se não me falha a memória, o Peter foi contra.

PS: quando lerem a matéria do Hitchens, não deixem de prestar atenção no anúncio do Guardian com os presidentes americanos.

3 comments:

Anonymous said...

A Folha de S. Paulo deste domingo dia 19 também tratou do assunto biografias de Marx. As resenhas são boas mesmo.

Na Prática said...

Grande Zé! Vou tentar achar isso aí, valeu.

Anonymous said...

I still have to read all the "god is not great". But from what I know of hitchens, he isn't primarily political as you want him to bem...
Most of all he is anti-Theist!.. I didn't saw any political VIEW on his side.. Might be replying soon again after
Mania de escrever em ingles! lol.. so agora reparei que podia estar a escrever em portugues.. mas o que queria dizer é que ele nao me parece ser de direita, mas sim um dos melhor anti-teoligistas que neste momento existe!!! esquece a parte politica..
tenho para ler o "portable Atheist!", "god is not great", e algusn debates... pode ser que volte a passar por aqui a deixar uma opiniao.. mas sugiro que leiam as obras dele antes do atirar a fogueira como esquerdista ou de direita..