Monday, August 13, 2007

Eleição para Prefeito em São Paulo

A Folha publicou ontem pesquisa para a prefeitura de SP, com Alckmin na frente de Marta e Kassab em empate técnico com Maluf e Erundina (um pouco atrás, mas ainda em empate técnico). Vamos especular, que essa é a graça da coisa.

Eu achei boa notícia para o Kassab. O Alckmin provavelmente chegou no teto. Todo mundo já conhece o sujeito, que foi governador e candidato a presidente vitorioso na cidade. Quem ainda não vota nele no primeiro turno dificilmente virá a votar, visto que a chance de ele ou o Kassab ou o Maluf não irem para o segundo turno é nula (o que exclui um voto útil de direita). Kassab, por outro lado, vai para a arena pela primeira vez. Se vonseguir tirar 8 pontos de Alckmin e 5 de Maluf, passa o tucano. Na simulação atual, perde para Marta no segundo turno, mas, depois de se tornar conhecido, pode ser diferente.

Alckmin joga pelo empate. Se vai ao segundo turno com Marta, vence, salvo mudança drástica no quadro, pois recebe o apoio de Kassab, mais alguma transferência do Maluf. Não pode deixar o Kassab crescer, mas tampouco pode acabar com o cara, pois vai precisar do apoio dele no segundo turno.

Marta está individualmente bem, mas isolada. Para ganhar, precisa, primeiro, garantir o segundo turno, o que não é improvável. Mas, se cair muito, pode haver voto útil em Erundina (não vi a simulação com a Erundina, gostaria de ver). Supondo que não caia, precisa garantir a transferência de todo voto da Erundina e do Paulinho da Força Sindical, mais aquela facção dos mais pobres que o PT sempre disputou com Maluf (precisaria melhorar o discurso sobre segurança, precisaria enfatizar muito isso). Daí em diante a diferença cai abaixo de dez pontos, e, não tem jeito, precisa tirar voto do adversário no segundo turno.

A minha curiosidade sobre Erundina no segundo turno é a seguinte: eu acho que ela receberia transferência de Alckmin no segundo turno. Com o apoio da Marta, ganharia do Kassab.

Alckmin ganha se a eleição for morna. Kassab pode tocar fogo no negócio. Marta ganha se conquistar os votos de Erundina e redefinir a imagem, jogando a fama de braba para o lado positivo ("firme contra o crime", algo assim). Nós aqui gostaríamos de ver a Erundina tendo uma chance.

3 comments:

Anonymous said...

Não tenho nada contra a pessoa da Erundina, que chegou a isolar seu vice-prefeito no caso Lubeca. Caiu em cima de seus subordinados quando teve que dar dura. É o contrário da arraigada tradição de camaradagem administrativa do PT, e foi por isso que não teve mais espaço para ela lá. Sem contar que ela é uma pessoa que dialoga muito mais (aceitou ser secretária, por pouco tempo, no governo Itamar e a presaram como animais). Infelizmente, incompetência pode, pensar além do fanatismo partidário, não.

Fez coisas ridículas como o Sambódromo do Anhembi, mas se preocupou genuinamente com a educação. Mas de todo sua administração foi fraca e só abriu mais espaço para o Maluf.

Assim mesmo, dessa lista, é bem possível que também votasse nela.

Na Prática said...

Grande RDC, eu não voto em SP, mas acho que também votaria. Agora, tremo de medo ao pensar em quem são os candidatos no Rio.

Anonymous said...

Parece que a Ministra do "relax and enjoy" não vai concorrer.