Friday, August 17, 2007

Piauí, cansei, etc.

A desgraça desses movimentos de classe alta no Brasil é que o nível intelectual de nossa elite é baixíssimo: quando os caras começam a relaxar e falar como falam em particular, só sai merda. Vide o depoimento do cara da Philips sobre o Piauí (hat tip: Dr. ABC). E o nível intelectual é essencial em um movimento desse tipo, que só pode ter algum sucesso se convencer os formadores de opinião, se esses influírem sobre os canais normais de disseminação cultural - igrejas, partidos, rodas de bar, etc.

O que eu acho que pode acontecer é que o Cansei vai mobilizar em torno do Lula uma parte da esquerda até agora rompida com o governo. O resto é só uma tentativa de tornar o apoio ao Lula "unfit for polite company", mas a company do caso não é muito polite, não, de maneira que deve ficar tudo igual.

Aliás, hoje é o dia do minuto de silêncio do Cansei, que contará com o apoio entusiasmado dos funcionários do Magazine Luiza.

Em vez do minuto de silêncio, poderiam fazer um minuto de exposição de qualquer proposta que fosse sobre o que quer que fosse. Na verdade, eu queria era uns dez anos de silêncio desse pessoal, de mãos dadas ao pessoal da velha esquerda, para que os adultos pudessem discutir coisas sérias. Na época da crise política de 2005 (da qual a culpa é inteiramente do governo), toda discussão adulta foi interrompida, e ainda não voltou.

2 comments:

Anonymous said...

É por isso que só assino a Revista Piauí!!!

Na Prática said...

Pelo menos o Zé sabe onde fica o Piauí! Aliás, vem cá, tirando eu e você, você conhece alguém mais que leia? Estou meio preocupado com a revista.