Monday, March 20, 2006

Entrevista FHC: a direita

"No Brasil, mais do que conservadorismo, temos uma mentalidade atrasada. O pensamento conservador filia-se a uma tradição ocidental que estabelece como pilar da ordem a família, a propriedade, os costumes. O nosso conservadorismo não é nada disso. Tem a ver com clientelismo, patrimonialismo, uso indevido dos recursos do Estado. Ele não é composto de um ideário, e sim de aproveitadores. Por que a "direita" no Brasil apóia todos os governos, não importa qual? Na história recente, ela apoiou o Sarney, apoiou o Collor, apoiou a mim, apóia o Lula. Por que seus integrantes não são de direita. Essa gente toda só quer estar perto do Estado, tirar vantagens dele."

Muito bem dito, no geral verdade, mas faço 3 ressalvas:

1) se é verdade que a direita apoiou esse pessoal todo, esse pessoal todo, quando já não era de direita quando eleito, deu uma boa guinada para a direita para se eleger.

2) A UDN era de direita, sim.

3) A direita fisiológica é, provalvemente, sinal não de falta de direitismo, mas de falta de esquerda de massas (o que era o caso no Brasil até o PT, e talvez seja o caso de agora em diante). Quando disputa contra uma esquerda forte, a direita assume o discurso da eficiência, do crescimento, etc. Quando não tem adversário, Bush. Se o PT acabar, o PFL descarta o PSDB rapidinho e começa de novo a do its thing.

No comments: