Thursday, March 09, 2006

Sullivan e o Iraque

O Andrew Sullivan publicou um artigo interessante sobre os erros cometidos pelos conservadores que apoiaram a guerra (como ele). Vários conservadores, como o Fukuyama, retiraram o apoio à guerra. Mas o Sullivan continua acreditando que alguma coisa boa pode sair dali.

Pois eu aproveito para dizer o que a esquerda que foi contra a guerra (como eu) errou.

Uma vez derrubado o Saddam, deveríamos ter nos engajado na construção da democracia iraquiana em vez de ficar dizendo "eu te disse, eu te disse". Os jornais de esquerda deveria ter se entusiasmado com as eleições iraquianas, ao invés de manifestar uma atitude derrotista. As diversas internacionais políticas, da democracia cristã ao trotskyismo, deveriam ter se mobilizado para patrocinar eventos, encontros e movimentos no Iraque. E ninguém deveria ter vacilado um segundo para dizer que os atentados contra civis (o Vieira de Mello incluso) eram um crime terrível.

Mais do que tudo, não é possível que qualquer um que tenha um mínimo de compreensão sobre a situação do Iraque, e um mínimo de compaixão pela sorte dos iraquianos, apóie a retirada imediata das tropas. Eu era contra a invasão, mas agora sou contra a retirada, que iniciaria oficialmente a guerra civil.

No comments: